Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Coletânea dos Reinos
 
A Casamenteira de Sembia
I: Fazendo Casamentos por Moedas
Por Ed Greenwood
Tradução por Ricardo Costa; revisado por Daniel Bartolomei.


Em todos os cantos de Faerûn, onde fabulosas riquezas podem ser acumuladas rapidamente através de empreendimentos mercantis; uma nova classe "nobre" (e com características próprias) está em evidência. Atualmente, três locais assim são Águas Profundas, Amn e Sembia - e agora, os nobres de Sembia parecem mais ativos.

Sempre ávidos, estes geralmente extravagantes "novos ricos" ou aumentam uma nobreza existente ou imitam o que imaginam ser os costumes de uma quase inexistente classe alta. Eles tendem a mudar tais costumes como a nobreza sempre faz para tentar excluir aqueles que ascendem depois dela. Impostores, charlatões e gente que perdeu a prosperidade, mas que pretende ainda possuir riquezas, são agregados muito comuns ao núcleo brilhante das "casas quentes" das sociedades nobres. Se os reinos que abrigam estas sociedades têm taxas ou vantagens comerciais transferidas por herança, "quem casa com quem" repentinamente torna-se assunto de importância - e é aí que os casamenteiros aparecem.

A Sembia de hoje é uma sociedade assim. Costumes estabelecidos como sendo das "famílias superiores" (como secretamente matar servos que são pegos colocando mais do que os olhos em um herdeiro nobre, separando ou matando silenciosamente bastardos indesejados vindo de tais uniões, e patrocinando "festas privadas" nas quais jovens nobres podem encontrar somente "companheiros adequados" vindos de famílias nobres selecionadas) têm sido as ferramentas para tentar arranjar uniões para aperfeiçoar a ascensão das famílias estabelecidas.

Entretanto, várias gerações da rica nobreza sembiana tratadas assim pelos seus pais resultaram em uma geração mais jovem que é ciente desta manipulação, e que começa a resistir fortemente a tais práticas. Além dos disfarces atualmente disponíveis, jovens com seus próprios amplos "fundos para gastos" podem comprar coisas do gênero sem que seus pais ou família saibam, e assim o poder dos mais velhos vai ficando abalado.

Entrou em cena uma empreendedora solução: o casamenteiro, como os que brevemente floresceram em Águas Profundas e Amn (onde poucos casamenteiros ainda podem ser encontrados hoje em dia). Normalmente mulheres de alta sociedade, estas pessoas são contratadas pelos pais - geralmente de ambos os lados de uma união proposta - para guiar seus herdeiros para um casamento aceitável.

Isto pode incluir encontrar consortes adequados para herdeiros nobres, mostrá-los aos mais velhos da família (geralmente sem que os consortes ou suas famílias estarem cientes do exame), testando-os (se solicitado) com tentações arranjadas para descobrir se são adequados, e unindo o herdeiro e o parceiro escolhido. Às vezes, é pedido ao casamenteiro para convencer os pais do parceiro escolhido que a união é desejável e algumas vezes o casamenteiro é solicitado para tomar quaisquer medidas que pareçam necessárias (através de atores contratados, eventos arranjados e até mesmo drogas) para dirigir os herdeiros relutantes e seus pares a irem um aos braços do outro.

Em resumo, um casamenteiro é uma pessoa que arranja para nobres, ricos e pessoas socialmente emergentes, casamentos com filhos e filhas de outros nobres, ricos e pessoas socialmente emergentes. Entretanto, quando alguém fala sobre "A Casamenteira da Sembia", somente o nome de uma pessoa vem à mente: Tempestra Pluma Brilhante, a quem chamam da "a dama mais ocupada em toda Ordulin" (a capital de Sembia).

Tempestra é uma mulher baixa, esbelta, que sempre segue a moda, mas que se veste de maneira conservadora. Ela tem olhos castanhos penetrantes (alguns usam o termo "voraz"), cabelos negros, compridos até a cintura, através dos quais passa uma mecha de cabelos brancos brilhantes que sai de sua têmpora esquerda (ambas as tonalidades vêm de frascos de tinta, sugerem várias damas sembianas). Seu cabelo nunca é visto solto, mas sempre com tranças, prendedores e ornamentos, no estilo florido sembiano em moda em Ordulin. Seu sotaque e maquiagem (particularmente as sombras nos olhos) são pesados, sua voz tende a ser áspera - mesmo quando murmura algo atraente - e seu andar é tortuoso (como conseqüência, apóia-se em uma bengala com empunhadura de ouro e usa, de forma liberal, moedas para rodear-se de homens jovens, belos e ardentes nas suas funções sociais).

Entretanto, Tempestra é a mais experiente e talentosa casamenteira que existe em Sembia neste momento. Sua perícia em conhecer a verdade por trás das fachadas das famílias sembianas é superada apenas pela sua astúcia em julgar o caráter - e o que mais a motiva - dos jovens (e não tão jovens) nobres, homens e mulheres, para os quais e com os quais lida em seu trabalho. Ela é a melhor, e é uma entre as poucas sembianas do ramo que não precisam desesperadamente contratar "socialites" empobrecidas para espalhar rumores de que é a melhor. Todas às vezes, Tempestra conclui seu trabalho.

Mais do que isto, procurar por ela abre uma fascinante janela para o que está acontecendo na sociedade de Sembia neste momento… então vamos dar uma olhada no próximo capítulo?



Sobre o Autor

Ed Greenwood é o homem que lançou os Reinos Esquecidos em um mundo que não os esperava. Ele trabalha em bibliotecas, escreve fantasia, ficção científica, terror, mistério e até estórias de romance (às vezes coloca tudo isto em um mesmo livro), mas está ainda mais feliz escrevendo Conhecimento dos Reinos, Conhecimento dos Reinos e mais Conhecimento dos Reinos. Ainda existem alguns quartos em sua casa com espaço para empilhar seus escritos.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.