Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Coletânea dos Reinos
 
Os Mistérios Negros, Parte Dois

Por Ed Greenwood
Traduzido por Ricardo Costa; revisado por Daniel Bartolomei.


Primeiro, vamos dar uma olhada no thaebra e no maeraede.

Thaebra: Thaebra ("THAY-bruh") é uma pasta grudenta azul escura, que reluz quando é fixada em uma superfície, mas rapidamente seca e endurece. Apesar de sua cor azulada, thaebra não deixa manchas. Para criá-la, é preciso ferver as raízes de certas plantas encontradas em Shaar e terras adjacentes (uma gramínea alta de folhas largas; uma pequena e brilhante flor amarela; e uma erva-daninha. A identificação precisa destas plantas é um segredo bem guardado) em um caldeirão, mexendo constantemente.

Thaebra endurecido parece como humus seco ou um reboco mal colocado, e pode ser raspado ou descolado de superfícies flexíveis como roupas e carne. Calor, chamas e impactos não provocam sua ignição - você deverá colocar óleo de maeraede sobre ele (veja Criador Alquímico de Fogo Thaebra-Maeraede).

Mercadores ás vezes vendem thaebra como cosmético porque se fixado na pele, deixado durante a maior parte do dia e removido depois, retira com ele a maioria das manchas. Também pode clarear qualquer tipo de cabelo, de quaisquer cores, para o branco, quando estes são lavados em água que contenham thaebra em pó suficiente para preencher a palma de uma mão pequena. Thaebra custa 8 PO por um pote do tamanho da palma de uma mão (110 g). Este preço dobra facilmente se o comprador e o vendedor conhecem as qualidades combustíveis do thaebra e do maeraede, e se o comprador revela alguma urgência em utilizá-lo.

Maeraede: Óleo de maeraede ("may-urr-AE-dd"),é um destilado de folhas de uma erva do pântano, de cor laranja-amaronzada, translúcida e sem odor, encontrada nas costas do Mar Interno, que é normalmente vendida como um purgante. Na maioria dos mamíferos, mesmo quatro gotas tomadas oralmente causam vômitos e uma imediata e violenta diarréia, acompanhados por cãibras que raramente duram mais que 3 rodadas (Fortitude CD 25 para evitar; uma falha significa que a criatura está nauseada por 1d4 rodadas). Este desconforto sempre termina com o efeito de uma bebedeira leve e durante o processo quase sempre são expelidos venenos, parasitas e comidas estragadas de um mamífero. Uma dose de maeraede depois da exposição inicial a um veneno injetado ou doença dá ao bebedor um bônus de +1 contra os efeitos secundários do veneno ou doença (este efeito mais retardado do maeraede varia muito de indivíduo para indivíduo, caso contrário ele custaria muito mais). O óleo de maeraede é vendido a 4 PO um frasquinho do tamanho de um dedo contendo 40 g. Este preço pode dobrar facilmente se o comprador e o vendendor conhecem as qualidades combustíveis do thaebra e do maeraede (ver thaebra), e se o comprador revela alguma urgência em utilizá-lo.

Criador Alquímico de Fogo Thaebra-Maeraede: uma mera aspersão (três ou mais gotas) de óleo de maeraede no thaebra causa uma chama branca que instantaneamente se eleva. Se o thaebra for aplicado em madeira ou roupa, estas substâncias se inflamam em 2 rodadas (a menos que água ou óleo sejam jogados na chama na primeira rodada, o que extingue a parte do thaebra na mistura). Um fogo de thaebra causa intensa sensação de calor, mas não provoca dano durante a primeira rodada, mas leva a um dano de 1d4+2 pontos por rodada posterior em contato com a carne (ou roupas diretamente postas sobre uma criatura), com as chamas persistindo por quantas rodadas existir thaebra suficiente para alimentá-las. Um emplastro de thaebra, que pesa cerca de 110 g, é do tamanho de um hambúrguer moderno e irá queimar por 2 rodadas. Cada 110 g adicionais estendem o tempo de queima por 1 rodada, mas não geram mais calor. Por exemplo, 220 g de thaebra queimam por um total de 3 rodadas, causando 2d4+4 pontos de dano.

O próximo e mais freqüente par de criadores alquímicos de fogo é feito com ardrent e osbra.

Ardrent: Ardrent ("AR-drent") é um pó púrpura-escuro, derivado dos "insetos-saltadores" (insetos semelhantes ao gafanhoto muito comuns nas terras em torno do Mar Reluzente) e que é geralmente vendido em saquinhos de 400 g por 1 PC. Ninguém gosta de comê-lo, e resiste a fungos e ao apodrecimento.

Osbra: Osbra ("OZ-brah") é a forma seca e em pó de um tubérculo amargo de crescimento rápido conhecido como tlardra ("Tuh-LAR-druh"). Esta planta selvagem e rasteira, de casca lilás e forma de "lingüiça torta" cresce nas terras ao sul do Lago do Vapor. Humanos não a consideram comestível, mas às vezes a usam para alimentar porcos e serpentes, que parecem achá-la muito nutritiva. Tlardras raramente atinge mais do que 1PC/450 g, mas osbra (que é às vezes usado como um corante de cor lilás para a confecção de roupas) é normalmente vendido em um cofre de madeira trabalhada, de tampa deslizante, que armazena 113 g, por 1 PP/cofre.

Criador Alquímico de Fogo Ardrent-Osbra: Estando o ardrent e o osbra em formato de pó, podem ser facilmente escondidos por mascates em garrafinhas de molho e vendidos; Os dois pós entram em ignição quando misturados (deve-se usar pelo menos 28 g de ardrent, mas apenas uma pitada de osbra é necessária) e a mistura deve ser umedecida com saliva de qualquer mamífero (saliva humana é mais comumente usada).

A mistura de ardrent entra em combustão durante 2 rodadas (durante a qual libera fumaça, devido a uma reação com o ar em volta e não da própria combustão), e inflama no 3ª rodada. Se água ou frio forem aplicados à mistura durante estas duas rodadas (e o frio deve ser intenso suficiente para provocar pelo menos um ponto de dano), a mistura se torna inerte e nunca entra em ignição. Nas 3ª e 4ª rodadas, a mistura causa às criaturas que entrarem em contato com ela 2d4 pontos de dano. O dano vai para 1d6 pontos na 5ª rodada, 1d4 na 6ª e então termina. Exceto quando em contato com materiais aquecidos e secos que rapidamente se inflamam, o fogo da mistura de ardrent raramente se espalha ou persiste, mas pode criar buracos e correr sob costuras e coisas assim.

Muitos outros alquímicos mais raros são conhecidos, mas membros da Ordem e outros do clero de Kossuth tentam manter os detalhes em segredos. Observações confirmam que muitos destes são pós que podem ser jogados em fontes de fogo já existentes (como os braseiros acesos nos templos do Senhor do Fogo) para produzir efeitos específicos, mais freqüentemente jatos fortes e rápidos de chamas que vão a determinadas direções.

Símbolos da Chama Negra

A Ordem da Chama Negra usa poucos desenhos não mágicos como marcas que podem silenciosamente transmitir informações. Estes símbolos raramente mudam, mas um anel de pontos (às vezes duplos ou triplos) frequentemente os envolvem. Estes pontos têm significados que mudam - e se suspeita amplamente que sirvam para dizer aos membros da Ordem que o símbolo circulado é falso, ou para acrescentar significados adicionais ou alterá-los.

Os símbolos da Chama Negra são normalmente desenhados nas portas, às vezes em tinta de escama de cobra (12 PO por um pote de 28 g), que é invisível, exceto quando aquecida por uma tocha, quando exibe um brilho cor de cobre alaranjado, que desaparece quando a fonte de calor é afastada. A verdadeira fórmula da tinta de escama de cobra é um segredo conhecido apenas por certas famílias do tarch thayano de Priador (e, é claro, de seu zulkir governante), e pode não ter nada a ver com as verdadeiras escamas de cobra.

Símbolos específicos usados pela Ordem da Chama Negra, e mais sobre seus mistérios, estão no próximo artigo desta série.



Sobre o Autor

Ed Greenwood é o homem que lançou os Reinos Esquecidos em um mundo que não os esperava. Ele trabalha em bibliotecas, escreve fantasia, ficção científica, terror, mistério e até estórias de romance (às vezes coloca tudo isto em um mesmo livro), mas está ainda mais feliz escrevendo Conhecimento dos Reinos, Conhecimento dos Reinos e mais Conhecimento dos Reinos. Ainda existem alguns quartos em sua casa com espaço para empilhar seus escritos.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.