Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Coletânea dos Reinos
 
As Pequenas Prensas de Águas Profundas, Parte Dois
II: Títulos de Nota, Parte Um
Por Ed Greenwood
Tradução por Ricardo Costa.


Qualquer lista sobre os mais populares, importantes e úteis títulos de livretos publicados em Águas Profundas será inevitavelmente subjetiva e calorosamente debatida -- mas em todas das tais listas escritas com honestidade, os seguintes títulos devem aparecer. (Deve-se notar que seus preços de revenda refletem sua popularidade atual; livretos menos conhecidos normalmente alcançam, em sua maioria, de 2 a 4 po, e muitos custam menos que isto.)

Remédios para Doença e Veneno de Engelvaer

Remédios para Doença e Veneno de Engelvaer é um compêndio de preparados alquímicos e de medicina popular (incluindo ervas e a colocação de gemas e outras substâncias na língua do paciente). A maioria do conteúdo tem sido desacreditada, mas sábios acreditam que algumas receitas podem ter uma eficácia limitada se acrescidas de informações deixadas de fora por Engelvaer (e que se supõe estarem contidas em um segundo livreto, uma mais cara e rara coleção de receitas vendida por ele ao preço de 1.000 po por cópia).

Um crescente número de pessoas acredita que a linguagem rebuscada deste livreto contém uma mensagem codificada,falando sobre o paradeiro de um grande tesouro -- muito possivelmente um depósito de poções ou pergaminhos. Ninguém, pelo que se sabe,decifrou este texto escondido. Engelvaer desapareceu a cerca de oitenta verões atrás através de um portal em algum lugar no céu acima de um telhado no Distrito Portuário: seu destino, atual esconderijo, e localização ou existência daquele portal são todos desconhecidos.

Formato: 12 páginas, capa em "azul empoeirado", com um brilho prateado estampado no título na frente.

Preço Típico de Revenda: 4 po.

Trecho do livro: Para o alívio de tua tremedeira de febre, pegues primeiro as folhas da planta salath, tomando grande cuidado para que elas não fiquem murchas, mas retenham seu vigor, e umedeça uma bom punhado delas em seiva de....

Ervas do Norte e Como Reconhecê-las

Ervas do Norte e Como Reconhecê-las é uma fantástica coletânea de estranhas seleções de plantas rasteiras encontradas no Vale de Dessarin. A lista é considerada estranha pois nenhuma das plantas, pelo que se sabe, tem propriedades medicinais. Cada uma delas é desenhada em lápis e identificada pelos seus nomes comuns e mais um título grandioso aparentemente criado pelo autor desconhecido deste livreto. Listas de usos: leitores podem aprender (alguns da maneira mais difícil) que cada uso foi aparentemente inventado para esta obra e que tentar seguir muitos deles pode ser perigoso.

Muitas das plantas descritas têm um efeito leve de droga, como causar sonolência, aliviar a dor, acalmar (até mesmo quando se trata de efeitos de medo mágico), ou temporariamente eliminar os sentidos de paladar e olfato, e quase todas têm sabores fortes e podem ser usados na culinária.

Formato: 34 páginas, capa em marrom escuro, sem letras.

Preço Típico de Revenda: 3 po.

Trecho do livro: erva do fogo do dragão, também conhecida como erva thrub, tempero-de-bota, borla enferrujada, e brownshar. Uma planta rastejante, de aparência murcha, de folhas finas, de aparência rasgada e cor verde escuro, que brota de uma raiz única, sem flores aparentes. Quando as folhas ficam mais velhas tornam-se amarronzadas e se prolongam em um logo talo que termina em uma folha enrugada, ou "borla".Esta planta brota em qualquer parte em que uma baforada de dragão toca o solo fértil. Usos:previne contra dragões quando usado no corpo sem roupas ou armaduras. Cura queimaduras quando esfregada sobre elas. Acalma má digestão e cura bebedeira instantaneamente quando mastigada e engolida. Quando fervida,produz um pigmento amarronzado que pode pintar os olhos e o cabelo, assim como a pele.

Estradas Comerciais e Notas de Taverna: Um Guia do Viajante para Estalagens, Fontes, Tavernas e Perigos no Norte

Estradas Comerciais e Notas de Taverna: Um Guia do Viajante para Estalagens, Fontes, Tavernas e Perigos no Norte é um guia que consiste de uma lista (em ordem alfabética, por sinal) muito breve de pontos relevantes sobre viagens encontrados ao longo das estradas do Norte da Costa da Espada. Críticas obsoletas e omissões curiosas existem em abundância: não existem mapas e a obra, de maneira geral, é "somente melhor do que nada", mas apesar de anos de advertência por estrangeiros e pessoas de Águas Profundas que tentaram usá-lo "em regiões ermas", o "Guia Fiel" é considerado altamente confiável por cidadãos de Águas Profundas que nunca viajaram. Se estas pessoas empreendessem uma viagem, a maioria traria consigo uma cópia. Nas palavras de um viajante de caravanas: "Bem,deixe-me comentar sobre ele. Se usado rigorosamente, página por página, pode ajudar a alcançar cerca de dez percursos de viajantes."

Formato: 20 páginas, encadernado em verde (com mancha:s escuras) com a letra "T" estampada na capa.

Preço Típico de Revenda: 3 po.

Trecho do livro: Poço da Dama Afogada. Um dia a leste dos Chifres da Aclamação pela estrada de Evermoor: procure uma pequena colina coroada por três pinheiros altos e um marco de pedras parecido com a cabeça de um carneiro na ponta a oeste. Bem coberto por uma grande e chata pedra usada como marco, flui de uma bacia de pedra. É vigiada por lobos. Possui água potável e nenhuma dama afogada. Nação troll; acampamento com anéis de fogo.

Leia mais sobre livretos na terceira parte deste artigo!



Sobre o Autor

Ed Greenwood é o homem que lançou os Reinos Esquecidos em um mundo que não os esperava. Ele trabalha em bibliotecas, escreve fantasia, ficção científica, terror, mistério e até estórias de romance (às vezes coloca tudo isto em um mesmo livro), mas está ainda mais feliz escrevendo Conhecimento dos Reinos, Conhecimento dos Reinos e mais Conhecimento dos Reinos. Ainda existem alguns quartos em sua casa com espaço para empilhar seus escritos.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.