Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Coletânea dos Reinos
 
Melvos Forjaestrelas, Parte Oito
Uma Próspera Carreira
Por Ed Greenwood
Tradução por Ricardo Costa.


Segredos, Obscuridades e Contrários

Como qualquer comerciante, Melvos têm segredos comerciais. A maioria são contatos de negócios e fontes de empréstimos ou informações internas (sobre demanda de bens, eventos que causam escassez, manias e modas, e novas mercadorias e o momento quando novos suprimentos irão tornar-se disponíveis). Alguns envolvem conhecimento sobre como subornar (ou pagar por trabalhos das sombras como falsificações, intimidação, arrumar atrasos para os rivais, e mesmo ladrões, vândalos, piratas e incendiários) – bem como o quanto pagar e como os contratados podem ser controlados.

Outros tipos mais benignos de segredos comerciais existem (geralmente este é o único tipo que um mercador sembiano admite ter, exceto quando estão falando informalmente): fontes de bens de qualidade e o conhecimento de mercado. O último na realidade significa construir uma experiência no conhecimento das políticas locais, escassez, necessidades e desejos. Assim pode-se comprar e vender, pressentindo o que será correto ou mais lucrativo, sem recorrer apenas a meras decisões aleatórias, que geralmente oferecem menos lucro ou mesmo desastres financeiros.

Através dos anos, um segredo de Forjaestrelas para obter lucros comerciais foi comprar calçados de todos os tipos, sempre que possível. Melvos sabe bem que quase todos os faerunianos civilizados estão constantemente procurando sapatos, botas e tamancos mais duráveis e que se ajustem melhor aos seus pés. Um escrito para tais cargas pode fazer um belo lucro se revendido antes dos bens chegarem (então outro mercador assume o risco de ficar com mercadorias de segunda ou sem atrativos). Melvos aprendeu que as seguintes fontes de calçados são de confiança:

Botas duráveis e baratas, mas feias ou comuns: Remendos Ravaerigo Reland de Milvarune; Ravaerigo é o jovial, gordo e muito sagaz chefe da grande e trabalhadora família de gnomos curtidores, sapateiros e remendadores chamada Reland.

Botas da moda para humanas , elfas e meio-elfas: Shastra Iluarel da Casa Muitastrilhas, em Yhaunn; Shastra é a enviada comercial muito astuta, bela e de fala suave da Casa Muitastrilhas, comandada pela família meio-elfa de Iluarel (Il-OO-ah-rel), para muitos meio-elfos, gnomos e halflings.

Sapatos e botas masculinos, de última moda e elegantemente feitos (somente os melhores podem usá-los: a maioria das vendas são para nobres e aspirantes a nobres, mas os prêmios das guildas sembianas e presentes costumam ser em forma de sapatos elegantes): Projetos Marlus Evenndren de Daerlun; Marlus Evenndren, arrogante, de temperamento difícil e afeminado, é brilhante, mas amplamente detestado por seu ar esnobe e por “se achar parte da realeza, ou até melhor.”

Tamancos, chinelos, sandálias e sapatos baratos, abundantes e de todos os tamanhos (só não muito duráveis, raramente durando mais que uma estação) para o dia-a-dia: Ilbrelm Nasker de Alaghôn; Nasker é um homem paciente, concentrado e trabalhador que recolhe pessoas deformadas, mutiladas, rejeitadas, órfãos e pobres entre o povo de Turmish e lhes dá um local quente para se abrigar, comida e uma grande família de companheiros trabalhadores em troca de um duro trabalho diário. “Trabalhem rápido. Façam muito por dia. Mantenham os preços baixos” é o lema de Nasker. Seu trabalho calça (temporariamente) muitos faerunianos que não podem conseguir algo melhor.

Calçados é apenas uma das mercadorias que Melvos Forjaestrelas negocia. Sua cabeça está cheia de números de fontes e centenas de contatos para todo o tipo de coisas, de velas de tonalidades específicas a perfumes e carroças de formatos especiais. Ele geralmente negocia no clube de mercadores As Seis Moedas na face oeste da Travessa do Golfinho (a rua que ruma para sudoeste saindo do Mercado do Golfinho para o maior dos cais de Saerloon), ou no clube de comerciantes de tapeçaria, no fino salão de jantar Maskynel, ou na face leste da Sevilandar Passolargo. (a “Passolargo” é a rua que liga o Mercado do Golfinho e o Mercado do Norte, e a maioria das boas lojas da cidade estão nela.)

Todo comerciante conquista aliados e parceiros amigáveis com os quais negocia com relativa confiança. Para Melvos, este ainda pequeno círculo de comerciantes camaradas consiste de Haeriburt Tanvelro (um comerciante de têxteis gordo, cabeçudo e com uma grande mandíbula e cabelos negros) e Storn Reskilar (um ator alto e totalmente nervoso que parece imponente e impressionante como um alto clérigo, e que comercia principalmente recipientes para marcadorias: jarros, barris, cofres, baús e garrafas).

A prática obscura favorita de Forjaestrelas é usar companhias rivais fictícias (na verdade apenas depósitos e alguns antigos menestréis velhos demais para viajar) para comprar armazéns de mercadorias e aumentar artificialmente os preços. Como a maioria dos mercadores sembianos, Melvos considera a prática de fixar preços “apenas um negócio sensível, se você tiver como lidar com ele.”, e não uma atividade completamente anti-ética. Nenhuma lei a proíbe, exceto em estado de guerra ou por “necessidade de Saerloon” (escassez oficial) é declarada, e Melvos consideraria estúpido não usar isto de alguma forma para obter vantagens financeiras.



Sobre o Autor

Ed Greenwood é o homem que lançou os Reinos Esquecidos em um mundo que não os esperava. Ele trabalha em bibliotecas, escreve fantasia, ficção científica, terror, mistério e até estórias de romance (às vezes coloca tudo isto em um mesmo livro), mas está ainda mais feliz escrevendo Conhecimento dos Reinos, Conhecimento dos Reinos e mais Conhecimento dos Reinos. Ainda existem alguns quartos em sua casa com espaço para empilhar seus escritos.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.