Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Coletânea dos Reinos
 
Uthmere, Parte Seis

Por Ed Greenwood
Tradução por Ricardo Costa.


Lugares para Ficar

A qualquer tempo, Uthmere oferece um irrisório número de prédios para venda, assim como muitos para alugar, dúzias de quartos de aluguel em andares superiores, e pouco além de duas dúzias de quartos disponíveis nas casas de alojamento e cinco estalagens para se escolher, da mais miserável (O Gancho Sangrento) até a mais luxuosa (O Sótão do Capitão). Pela prática Uth, quartos de estalagens nunca são divididos, a menos que os hóspedes paguem para fazê-lo.

Muitos viajantes que querem economizar acampam a uma distância segura da cidade[1] e vem a Uthmere somente pelo dia. Aqueles levemente menos sovinas, que evitam estalagens em favor de quartos privados alugados, irão se encontrar invariavelmente em um andar superior, mas somente estarão no andar do topo se o telhado estiver vazando. Uma média típica para um quarto mobiliado somente com uma cama simples e um penico (sem refeições, sem água disponível, além do Córrego dos Vales, ou da fontes públicas do Portão do Vale ou da Torre do Sino, e de seu próprio balde) é 1 PP/dia.

Aqueles que desejam acomodações ainda mais baratas podem ter sua chance do lado de fora dos muros (cuidado com os “ladrões sorrateiros”); tentando encontrar lugares para se esconderem em depósitos, nos telhados da cidade ou em estábulos (onde dormir pode ser difícil de se conseguir; todos os estábulos e o Parque dos Lordes são verificados pelos Porretes várias vezes por noite); ou ir a uma casas de alojamento.

Casas de alojamento cobram geralmente o mínimo de 3 PC/quarto/dia se a reserva for para um mês (pagos adiantados), mas o valor cai para 1 ou 2 PC por quarto por dia se o aluguel for para ao menos três meses. O serviço de estábulos ou de guarda de volumes são adicionais (tipicamente 1 PP/por baia/noite e 2 PP/arca/noite). Se a casa de alojamento for limpa freqüentemente e tiver um “quadro de funcionários” (além dos sentinelas nas portas para manter estranhos, ladrões e vândalos afastados), os preços dos quartos irão alcançar um mínimo de 1 PP/dia. Alugar por um ano ou mais pode fazer com que se consiga preços ainda melhores, mas será necessário barganhar. Se alugar por um ano ou menos, um mês deve ser pago adiantado; se alugar por mais tempo, um mínimo de seis meses devem ser pagos adiantados.[2]

Uma casa de alojamento notável (a mais barata e quieta, mas inteiramente simples e fria ; os quartos têm chaminés, mas a madeira e os acendedores devem ser providos pelos inquilinos) fica em frente a Praça Portão do Vale e é usada pelos mascates e mercadores de caravanas. Conhecida como a Casa de Mrelda (apesar de Mrelda ter morrido há décadas atrás), é tocada por seis velhas irmãs (que agora obedecem aos Mestres das Sombras, comunicando-os sobre quem chega e parte). Grande, arruinada, e espaçosa, ela oferece dezoito quartos. Os oito do andar mais abaixo cheiram ao odor dos estábulos do piso térreo (onde há lugar para as montarias dos hóspedas, mas não há lugar para carroças. Os hóspedes têm que alugar alguma ou pagar lugares para guardá-las, ou desamarrarem suas carroças e carregar tudo para seus quartos).[3]

As outras casas de alojamento estão em frente ou da Praça Storaungh ou ao longo do dique norte do Córrego do Vale (a parte mais fedida). Além do fedor, todas são mais sujas e mais úmidas do que a de Mãe Mrelda ou do que qualquer outra estalagem, e a maioria não oferece estábulo. Das piores e pouco vigiadas às melhores (onde se pode confiar nos sentinelas e onde a guarda de volumes é realmente segura), são as seguintes: O Descanso de Haltho; A Casa de Morgarl; O Porto Confortável; A Marinheiros e Estrelas; O Coração de Braskar. As últimas duas estão de frente uma para a outra ao lado da borda sul da praça Storaungh.

Braskar é a mais aquecida, mais privativa, e tem uma entrada discreta e segura e uma saída por um depósito adjacente para hóspedes que não querem ser vistos entrando ou saindo. A Estrelas é a mais limpa, mas é freqüentada por uma dúzia de damas na tarde [4] e and pode ser barulhenta quando elas ocupam-se de seus negócios horas a dentro para ganharem um dinheiro extra.

Vamos até as estalagens de Uthmere. Aqui estão as duas piores:

O Gancho Sagrento: 4 PC/quarto/noite (8 quartos), inclui uma caneca de "Cerveja Sangrenta" (a cerveja aguada da casa); uma cama barulhenta, suja e com insetos, um penico e uma cadeira são as únicas mobílias do quarto: o piso térreo funciona como a taverna mais cheia de brigas de Uthmere até o amanhecer, e os quartos são freqüentemente alugados para festas privadas barulhentas, tendo assim seu apelo anti-higiênico e ruidoso; e é cheia de espiões dos assassinos dos becos, ladrões sorrateiros, garotas sem moedas, e Mestres das Sombras.

O Salão de Fendelmer: 6 PC/quarto/noite (22 quartos); No dique norte do Córrego dos Vales, ao sul da Praça Storaungh; alguns quartos têm sacadas sobre o rio fedido; não é mais limpo que o Gancho, mas não tem taverna ou garotas no recinto; os quartos são maiores que no Gancho e também tem moringas para água, bacia metálica para banho no chão, e ganchos para prender roupas; as entradas são vigiadas pelos mesmos interesses que no Gancho.

Notas de Rodapé

1. Um a distância segura de acampamento é no mínimo de um quilômetro e meio de Uthmere, em campo aberto, com sentinelas colocados para prevenir contra ladrões. Uma das ocupações favoritas das quadrilhas locais de jovens orientadas pelos Mestres das Sombras é roubar cavalos ou fazê-los fugir para proporcionar confusão e permitir aos ladrões agirem.

2. Todas as casas de alojamento têm duas chaves: uma chave da porta (a da frente e dos fundos são as mesmas) e uma chave dos quartos (todos as chaves dos quartos, por lei do Lorde, devem ter segredos diferentes). Fique avisado: o proprietário tem chaves mestras, e as fechaduras são simples e maciças (fáceis de abrir), trocadas somente quando estão quebradas e, sendo assim, inquilinos anteriores podem muito bem ter as chaves que destrancam sua porta.

3. É um costume uth para os hóspedes carregar todas as suas coisas e equipamentos para seus quartos e os armazená-los lá pela noite, não nos estábulos. Alguns estábulos armazenam materiais para hóspedes (e esta é a regra na casa de carruagens do Sótão do Capitão), mas neles existe sempre uma taxa adicional pelo armazenamento.

4. As Damas das Estrelas são amáveis, mas conhecidamente sábias, sempre armadas, e duras quando têm que ser. Elas podem chamar uma stirge de estimação que irá atacar os seres que escolherem. Eles possuem várias tatuagens e são bronzeadas pelo sol, e são lideradas por Ossos Altos (a alta e esguia Janessa Rhoarindyl, uma amiga de longa data do Lorde Uthlain) e Pequeno Barril (a baixa, de ombros largos e robusta Tethra Yulmrin, rápida nas contas e astuta nos negócios). Uma das Damas, Asmra Laelock (conhecida Cachos Negros por causa dos seus cabelos longos e de cor forte) tem três membros artificiais removíveis que ela pode recolocar com acessórios ainda mais impressionantes..

Nossa investigação sobre as estalagens de Uthmere ainda está incompleta; da próxima vez nós a terminaremos – e daremos uma olhada para dentro do Palácio do Lorde Uthlain.



Sobre o Autor

Ed Greenwood é o homem que lançou os Reinos Esquecidos em um mundo que não os esperava. Ele trabalha em bibliotecas, escreve fantasia, ficção científica, terror, mistério e até estórias de romance (às vezes coloca tudo isto em um mesmo livro), mas está ainda mais feliz escrevendo Conhecimento dos Reinos, Conhecimento dos Reinos e mais Conhecimento dos Reinos. Ainda existem alguns quartos em sua casa com espaço para empilhar seus escritos.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.