Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Classes de Personagem
 
Ladinos como Classe
Por Skip Williams
Tradução por Daniel Bartolomei.


O ladino é um dos mais versáteis personagens no jogo. Sua abrangência de perícias oferece facilidade de ajuste e sua habilidade de ataque furtivo faz dele mortal em combate. Mas como você extrai os maiores valores de um ladino enquanto minimiza os riscos para ele?


Os Prós e os Contras de um Ladino

O ladino possui mais apelidos entre os jogadores veteranos do que qualquer outra classe de personagem. Ele pode ser chamado abridor de fechaduras, excelente descobridor de tesouros, furtivo, simplesmente "ladrão" ou qualquer um de vários outros títulos coloridos. Dependendo de como você cria seu ladino, qualquer um destes apelidos pode servir para o seu personagem.

Propriedades de um Ladino

O ladino oferece uma ordem útil de habilidades que fornecem muito espaço para vários ajustes. Você pode criar um artista de rua de andar suave, um assaltante de casas ou qualquer tipo de personagens entre isso. Abaixo estão muitas propriedades que você terá quando escolher um ladino.

Bom Bônus de Iniciativa: Um ladino deveria ter um valor alto de Destreza, primariamente porque a Destreza fornece sua primeira linha de defesa e governa muitas das suas melhores perícias. Mas um valor alto de Destreza também dá um bônus alto de iniciativa. Como resultado, ladinos podem fugir de seus oponentes a maioria das vezes e raramente são pegos desprevenidos.

Altos Pontos de Perícia: Com um a enorme quantidade de oito pontos de perícia por nível, mesmo um ladino com um valor baixo de Inteligência possui muitos pontos de perícia para gastar.

Ampla Seleção de Perícias: O ladino possui uma longa lista de perícias de classe, o que o capacita a diferenciar a capacidade de interação do personagem, sua furtividade, seu deslocamento, percepção e mais.

Bons Testes de Resistência de Reflexos: Um ladino usa a melhor progressão do jogo para os testes de resistência de Reflexos (veja Tabela 3-1 no Livro do Jogador). Esta qualidade natural ajuda a evitar a maioria dos efeitos que causam dano ou aprisionam a criatura, tais como magias de área, constrição e muitas armadilhas.

Muitas Características de Classe: O ladino ganha muitas das mais úteis e mortais habilidades de classe. A mais infame destas é o ataque furtivo, que permite ao ladino atingir seus oponentes onde realmente machuca.

Fraquezas do Ladino

Como qualquer classe no jogo de D&D, as vantagens do ladino custam um preço. Aqui estão algumas das desvantagens que você deveria ter em mente se estiver considerando um personagem ladino.

Testes de Resistência Pobres em Fortitude e Vontade: Ladinos possuem as piores progressões do jogo nos testes de resistência de Fortitude e Vontade (veja Tabela 3-1 no Livro do Jogador). Assim, eles não são bons em minimizar os efeitos que atacam seus corpos ou suas mentes.

Pontos de Vida Moderadamente Baixos: O Dado de Vida de 6 faces do ladino dá a ele apenas um número moderado de pontos de vida. Já que sua habilidade de ataque furtivo é perdida se ele não entrar ao menos em uma luta ocasional, a morte nunca está distante.

Classe de Armadura Moderadamente Baixa: O fato de o ladino possuir perícia apenas com armaduras leves e nenhuma perícia com escudos deixa ele com uma medíocre Classe de Armadura. A combinação de modestos pontos de vida e uma média Classe de Armadura geralmente significa que um ladino pode se dar ao luxo de lutar um pouco, mas ele não possui muito poder para durar numa batalha longa. Um ladino pode aumentar suas defesas de várias formas, mas todas elas esgotam seus recursos.


Jogando com um Ladino Superior

Grandes ladinos geralmente usam as seguintes técnicas, então se você for um ladino, tente incorporá-las em sua estratégia.

Permaneça Próximo da Ação

Dependendo das perícias que você selecionar, seu grupo pode jogar para você a responsabilidade de investigar o caminho adiante por perigo, arrombar fechaduras, agir como o diplomata do grupo ou realizar uma combinação destes papéis. E mesmo se você não possuir uma tarefa regular dentro do grupo, seus ataques furtivos dependem de sua habilidade de acertar rapidamente quando a oportunidade surgir. Você pode realizar qualquer uma destas funções se estiver escondendo-se atrás do grupo.

Pese Seus Riscos

Como geralmente ele paga por ser destemido, evite fazer ações desnecessárias e que coloquem o resto do grupo em perigo. Mesmo se você for um gênio em abrir portas trancadas ou se adiantar ao grupo, não o faça a menos que você tenha uma boa idéia do que você vai ganhar com isso. Se os benefícios que você espera da ação planejada não compensar os riscos, pense em outra coisa para fazer.

Mantenha Suas Opções Abertas

Você não pode saber sempre quais truques ou estratagemas irão acontecer em uma dada situação, então, tente sempre ter um plano reserva. Da mesma forma, evite ações que irai limitar suas opções no futuro. Finalmente, lembre-se que fugir é geralmente a melhor opção quando as coisas estão indo mal, então, sempre tenha um plano para escapulir de qualquer situação em que esteja.

Mantenha a Ajuda por Perto

Tente evitar situações nas quais você deve enfrentar o perigo sozinho. Mesmo se você for o batedor do grupo, não se distancie muito que seus amigos não possam montar um resgate em uma rodada ou duas. Em uma batalha, considere quem são seus melhores aliados.

O Principal Guerreiro do Grupo: As habilidades de combate deste personagem podem geralmente significar sucesso ou falha para você. Trabalhando junto com ele, se você puder flanquear seus inimigos e trazer sua habilidade de ataque furtivo para a batalha. Da mesma forma, este personagem é sua melhor esperança quando você se encontra em uma enrascada muito grande para escapar. Por outro lado, suas perícias de percepção (tais como Observar e Ouvir) são provavelmente melhores do que àquelas do guerreiro, e seu aviso na hora certa pode evitar o desastre de perder este importante aliado.

O Conjurador Arcano do Grupo: Este personagem é mais fraco e mais vulnerável do que você quando surge um combate físico, então esteja preparado para vir em seu auxílio quando o problema surgir. Se o conjurador arcano do grupo enfrentar uma ameaça inesperada, você pode ser o único que pode lidar com a situação.

O Conjurador Divino do Grupo: Seja amigável e permaneça amigável com o clérigo, druida ou paladino do grupo. As magias de cura destes personagens podem evitar a morte, especialmente quando você se vê envenenado ou cai vítima de algum outro ataque debilitante. Você pode achar que conjuradores divinos limitam um pouco seu estilo - especialmente se eles forem flechas estreitas e você tiver tendência ao roubo - mas faça uma tentativa de permanecer em boa graça com eles.

Alguns Equipamentos Chave

As ferramentas certas podem ajudar um pouco a carreira ladina. As essenciais incluem as seguintes.

•Armadura e Escudo: Você provavelmente irá querer usar uma armadura leve para evitar comprometer suas melhores habilidades ladinas, mas mesmo uma armadura leve é melhor do que nada. Corselete de couro ou corselete de couro batido oferecem proteção decente sem interferir com suas habilidades furtivas. Como ladino, você não possui perícia com escudo a menos que você queime um talento para comprá-la, mas um broquel obra-prima não causará nenhuma dificuldade mesmo se você não possuir perícia. Um camisão de cota de malha é geralmente a melhor proteção disponível para você, mas é cara e atrapalha a maioria de suas perícias.

•Arma Corpo a Corpo Primária: Escolha uma arma leve e útil entre aquelas em que o ladino é perito. Uma espada curta ou sabre são suficientemente efetivos e qualquer uma das escolhas funciona com o talento Acuidade com Arma, que permite você usar seu bônus na Destreza para ataques corpo a corpo. Apesar de tudo, sua habilidade de combate mais potente - o ataque furtivo - é inútil se você não puder atingir seus oponentes.

•Arma Corpo a Corpo Reserva: Sempre tenha uma arma leve - ou duas - em mãos. Uma arma cortante leve, tal como uma adaga ou machadinha, pode ajudá-lo a sair de um local apertado (por exemplo, quando for engolido inteiro por um monstro). Também é bom ter uma arma pesada em mãos no caso de perder sua arma primária ou perceber que ela não é efetiva. Tenha certeza que esta arma cause um tipo de dano diferente do que sua arma primária cause. Por exemplo, se você normalmente utiliza um sabre (uma arma perfurante), considere uma maça (que causa dano de impacto) como reserva. Um porrete também se prova útil para causar dano de contusão nos inimigos do grupo dos quais se deseja fazer perguntas depois.

•Arma à Distância: Você pode aumentar bastante suas chances de sobrevivência mantendo seus inimigos a uma certa distância durante o combate. Se você puder manter a distância abaixo de 9 m ou menos, você retém a habilidade de usar o ataque furtivo. Uma besta pesada causa dano excelente, mas possui uma baixa taxa de disparo. Um arco curto composto oferece um bom alcance e permite múltiplos ataques por rodada assim que seu bônus base de ataque aumenta. E não se esqueça que adagas e machadinhas podem ser arremessadas.



Sobre o Autor

Skip Williams se mantém ocupado com projetos independentes para várias companhias de jogos, foi colunista da revista Dragon por dezoito anos. Skip é um coordenador do jogo D&D 3ª edição e foi o principal arquiteto do Livro dos Monstros. Quando não está inventando mortes cruéis para os personagens jogadores, Skip está em sua cozinha ou no jardim (coelhos e cervos não são seus amigos) ou trabalha para consertar e melhorar sua casa secular na fazenda da qual compartilha com sua esposa, Penny, e seus animais de estimação.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.