Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Classes de Personagem
 
Bardos como Classe
Por Skip Williams
Tradução por Daniel Bartolomei.


Bardos são geralmente descritos como covardes e charlatões que preferem evitar desafios à vista. Um personagem que se encaixe neste estereótipo pode ser engraçado, mas um bardo também pode funcionar como uma pessoa de profundo conhecimento e larga experiência, um herói do povo, ser muito mais que isso, como uma pessoa de conhecimentos profundos e larga experiência, um herói companheiro, um aristocrata ou um faz-tudo.


Os Prós e os Contras de um Bardo

Um bardo freqüentemente exercita suas verdadeiras forças através dos outros. Ele também possui habilidades e magias que podem fornecer informação, ou que sirvam a alguma outra função útil.

Propriedades de um Bardo

Quando você escolhe um bardo, você ganha acesso a uma gama substancial de habilidades mágicas, a maioria das quais influencia outras criaturas. Abaixo estão várias propriedades que você terá quando interpretar com um bardo.

Bons Pontos de Perícia: Com seis pontos de perícia por nível, um bardo com um bom valor de inteligência pode comprar várias graduações em perícias.

Boa Seleção de Perícias: O bardo possui uma lista substancial de perícias de classe. A maioria delas (tais como Blefar, Diplomacia e Sentir Motivação) envolvem interação entre personagens, mas os bardos também têm acesso a perícias furtivas (tais como Esconder-se e Furtividade), perícias de informação (tais como Decifrar Escrita e Obter Informações) e perícias de movimento (tais como Equilíbrio, Escalar e Saltar).

Bons Testes de Resistência de Reflexos e Vontade: Um bardo usa a melhor progressão do jogo para os testes de resistência de Reflexos e Vontade (veja Tabela 3-1 no Livro do Jogador). Esta qualidade natural o ajuda evitar a maioria dos efeitos que causam dano ou o aprisionariam, tais como magias de área, constrições e muitas armadilhas. O fato de o bardo também usar a melhor progressão para os testes de resistência de Vontade permite a ele resistir a assaltos em sua mente ou espírito.

Música de Bardo: A música do bardo (ou poesia) literalmente faz mágica. Com ela, ele pode contar com a maioria dos efeitos baseados em sons, inspirando seus aliados e mesmo fazer outros se renderem à sua vontade. Para se obter o melhor de sua música de bardo, entretanto, ele tem que manter-se comprando graduações em Atuação durante sua carreira.

Conhecimento de Bardo: Um bardo possui pelo menos uma pequena chance de saber algo sobre quase qualquer coisa.

Magias: Um bardo possui acesso a magias que curam seus aliados, destroem inimigos ou fornecem outros efeitos úteis. Magias de bardo geralmente não são poderosas, mas elas podem ser muito efetivas quando usadas com preparação e habilidade. E um bardo não precisa carregar um livro de magias; ele pode escolher um repertório pessoal de magias que pode conjurar a qualquer hora. Ele possui um limite diário no número de magias de cada nível que pode conjurar, mas ele pode conjurar livremente qualquer magia que ele conheça até atingir aquele limite. Então ele não precisa adivinhar o que vem pela frente e em quais magias preparar - se ele precisar conjurar uma magia em particular várias vezes no mesmo dia, ele poderá fazer.

Fraquezas do Bardo

Assim como os personagens de outras classes, as muitas vantagens de um bardo vêm a um preço. Aqui estão algumas das desvantagens que se deve ter em mente se estiver considerando interpretar um personagem bardo.

Baixo Teste de Resistência de Fortitude: Bardos possuem a pior progressão para os testes de resistência de Fortitude no jogo (veja Tabela 3-1 no Livro do Jogador). Assim, eles não são muito bons para resistir a efeitos que atacam seus corpos.

Razoavelmente Poucos Pontos de Vida: O Dado de Vida de seis faces do bardo dá a ele apenas um número moderado de pontos dfe vida. Mas mesmo não podendo sofrer grandes quantidades de dano, ele precisa entrar em combate ocasionalmente, já que suas magias não causam tanto estrago.

Classe de Armadura Razoavelmente Baixa: O fato de um bardo ter perícia com apenas armaduras leves e escudos que não o escudo de corpo, deixa-o com apenas com uma Classe de Armadura medíocre. A combinação de modestos pontos de vida e uma Classe de Armadura média geralmente significa que um bardo pode enfrentar um combate brevemente, mas não terá muita força para resistir a uma grande batalha. Para tornar as coisas piores, vestir uma armadura média ou pesada pode causar a falha de suas magias arcanas. Um bardo pode melhorar sua defesa de vários modos, mas todos eles esgotam seus recursos.

Escolha de Magias Limitada: Uma vez que o bardo escolha suas magias, seu repertório permanece mais ou menos fixo, exceto para novas adições assim que ele obtém níveis mais altos. Ele possui uma habilidade limitada de alterar seu repertório, mas na maioria das vezes ele ficará fixo com quaisquer magias que ele já tenha escolhido.


Jogando com um Bardo Superior

Grandes bardos geralmente usam as seguintes técnicas, então, se você decidir interpretar um, tente construir sua estratégia ao redor destes conceitos.

Permanecendo no Topo

Sua habilidade de ganhar amigos e influenciar pessoas não adiantará muito se seu grupo costuma matar primeiro e perguntar depois. Sendo assim, você deveria sempre estar pronto para conversar sobre outras opções com inimigos inteligentes. Além disso, você deve agir rápido quando um encontro começar para que você tenha a chance de trocar algumas palavras com os oponentes antes que espadas e magias entrem em ação.

Por outro lado, sua habilidade de descobrir informações obscuras pode ser um verdadeiro salva-vidas quando uma situação complicada surgir. Então esteja preparado para fazer algumas perguntas que podem atingir o centro das questões quando perceber que o jogo está ficando sem saída.

Sua seleção de magias geralmente influencia as contribuições que pode fazer durante um encontro, então é bom escolher magias que mantenham suas opções abertas. Uma boa mistura inclui algumas magias ofensivas (embora não muitas estejam disponíveis a você), algumas magias defensivas e algumas magias gerais para cura de dano, aumento de valores de habilidades e que expandam suas capacidades pessoais.

Com suas perícias, magias, características de classe e capacidades de combate, você pode responder a um encontro de diversas maneiras. Uma análise rápida da situação deveria lhe ajudar a escolher a melhor opção, portanto sempre pense antes de agir.

Multiplicador de Força

Como um bardo, você pode ter um grande impacto no jogo trabalhando através dos outros, então esteja preparado para prestar ajuda quando puder. Sua habilidade de inspirar coragem pode impulsionar seu grupo inteiro simultaneamente, e você pode usar sua habilidade de inspirar competência para ajudar um amigo em quase qualquer tarefa. Além disso, magias como boa esperança, velocidade, heroísmo e fúria podem aumentar as capacidades de todo o seu grupo.

Você pode também trabalhar bem com membros específicos de seu grupo, como dito a seguir:

O Lutador Principal do Grupo: Qualquer um que estiver na linha de frente e lidar com a maioria das lutas pode se beneficiar do curar ferimentos leves ou de outras magias medicinais que você tiver em seu repertório. Você também possui habilidade de luta o suficiente para ajudar o guerreiro do grupo quando a situação piorar. Por exemplo, você pode ajudá-lo flanqueando um inimigo ou lidando com um oponente que esteja flanqueando.

O Batedor do Grupo: Suas magias de adivinhação (se você possuí-las) e sua habilidade para descobrir informações obscuras podem manter personagens furtivos como ladinos, rangers e monges com a cabeça em seu devido lugar. Além do mais, se o infortúnio cair sobre o batedor do grupo, sua habilidade em combate faz de você um candidato para o grupo de resgate, e suas magias podem ser úteis - tanto durante o resgate quanto para curar o batedor ferido.

Outros Conjuradores: Você provavelmente tem mais pontos de vida e uma Classe de Armadura melhor que os outros conjuradores em seu grupo -exceto talvez para o druida ou clérigo do grupo. Portanto, tente permanecer perto o suficiente de seus companheiros conjuradores para que possa protegê-los se um inimigo passar pela linha de frente.

Alguns Equipamentos Chave

O equipamento certo pode lhe ajudar bastante em sua carreira como bardo. Abaixo estão algumas das peças essenciais para levar consigo:

• Armadura: Mesmo que você não passe todo o tempo na linha de frente, algum tipo de equipamento de proteção é essencial. Como dito anteriormente, você pode usar armaduras leves e a maioria dos escudos e itens como estes fornecem uma boa proteção a um preço razoável. Infelizmente, tanto escudos quanto armaduras médias e pesadas impõem a você uma chance de falha de magia arcana. Se você quiser gastar mais dinheiro para menos proteção, você pode investir em itens mágicos defensivos, tais como um anel de proteção, amuleto de armadura natural e braçadeiras da armadura. Você provavelmente terá menos Classe de Armadura, mas não sofrerá nenhuma chance de falha arcana.

• Arma Corpo a Corpo Principal: Você é proficiente com armas simples e uma pequena seleção de outras armas, e você não é de forma alguma indefeso em combate, portanto escolha uma arma de combate corpo a corpo eficiente. Uma espada longa ou um sabre são bastante efetivos, e um sabre funciona com o talento Acuidade com Arma, que lhe permite usar seu bônus de Destreza para fazer ataques corpo a corpo - um benefício útil tiver escolhido um alto valor de Destreza.

• Arma Corpo a Corpo Reserva: Tenha sempre uma ou duas armas leves em mãos. Uma arma leve cortante, tal como uma adaga ou uma machadinha, pode lhe ajudar a sair de um local apertado (por exemplo, quando for engolido inteiro por um monstro). Também é bom ter uma arma pesada em mãos no caso de perder sua arma primária ou perceber que ela não é efetiva. Tenha certeza que esta arma cause um tipo de dano diferente do que sua arma primária cause. Por exemplo, se você normalmente usa uma espada bastarda (uma arma cortante), considere uma maça estrela (que causa tanto dano de impacto quanto dano de perfuração) como reserva.

• Arma à Distância: Você pode aumentar bastante suas chances de sobrevivência mantendo seus oponentes a certa distância durante um combate. Um arco curto composto oferece um bom alcance, e você pode fazer múltiplos ataques com ele se seu bônus base de ataque permitir. No início de sua carreira, no entanto, a besta pesada pode se provar uma escolha melhor. Ela possui uma baixa taxa de disparo, mas ela causa uma bom dano. E para aumentar sua seleção de armas, considere levar consigo algumas daquelas úteis adagas e machadinhas, que podem ser tanto arremessadas bem como usadas em combate corpo a corpo.



Sobre o Autor

Skip Williams se mantém ocupado com projetos independentes para várias companhias de jogos, foi colunista da revista Dragon por dezoito anos. Skip é um coordenador do jogo D&D 3ª edição e foi o principal arquiteto do Livro dos Monstros. Quando não está inventando mortes cruéis para os personagens jogadores, Skip está em sua cozinha ou no jardim (coelhos e cervos não são seus amigos) ou trabalha para consertar e melhorar sua casa secular na fazenda da qual compartilha com sua esposa, Penny, e seus animais de estimação.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.