Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Um – Dragões Negros
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla ácida.


É o Ano dos Dragões! Como parte desta celebração, nós vamos analisar melhor estas feras icônicas, suas habilidades e alguns dos melhores meios de derrotá-las… e sair vivo. Ao longo do curso desta série de artigos, nós iremos nos focar nos verdadeiros dragões descritos no Livro dos Monstros, e, embora nós falemos sobre táticas e habilidades que todos os dragões possuem, o propósito desses artigos é de explorar seus poderes únicos e seu temperamento, além de mostrar como eles utilizam seus covis como uma vantagem.

Primeiramente, vamos investigar os dragões mais prováveis de os aventureiros encararem em combate – os cromáticos. Encabeçando a lista está o vil e amante dos pântanos dragão negro. De outra forma conhecidos como “dragões do crânio”, estes dragões de temperamento doentio são conhecidos por suas táticas sujas e natureza cruel.

Terreno

Procurando por uma miniatura para representar um inimigo de tal ameaça? Recentemente, as Miniaturas D&D anunciaram o primeiro de seus Ícones D&D: o dragão negro.

Mais do que a maioria dos dragões, o dragão negro usa as águas fétidas de seu lar pantanoso como uma grande vantagem. É mais provável que você seja atacado por um dragão negro por debaixo da superfície do que por um ataque aéreo. Embora seus covis sejam secos, chegar até eles requer mergulhar na água e fazer seu caminho através de uma série de túneis escuros. Devido à luta com um dragão em seu covil ser difícil sob a melhor das circunstâncias, faça o seu melhor para evitar ter que entrar em um para lutar com um dragão negro. Melhor ainda, a maioria destes dragões possui uma segunda entrada para seus covis, e ela normalmente se abre em um ponto de terra seco. Dragões negros mais velhos usam ampliar plantas para esconder estas entradas secretas com uma massa de vegetação. Use enfraquecer plantas para limpar estes emaranhados se descobrir onde esta entrada secreta está localizada. Você poderia também atear fogo nesta vegetação (se ela estiver seca o suficiente), embora muito provavelmente você seja mais afetado pela fumaça do que o dragão.

Utilize controlar água do lado de fora para mover a água fétida do pântano de dentro do covil do dragão negro. Se você puder localizar uma entrada para o covil, utilize mover terra para alargar os túneis se quiser entrar, ou soterrar os túneis completamente se quiser bloquear a rota de fuga do dragão.

O Ponto de Vista do Dragão

Para um encontro mais formidável, existem inumeráveis oportunidades para se por em jogo as habilidades de um dragão negro. Stormwrack [Náufragos da Tempestade] contém uma seleção de magias que um dragão negro pode empregar, fazendo de seu covil aquático um dos mais perigosos: afundar, água em ácido, chamado da sereia e tentáculos de água negra, só para citar algumas.

Dragões negros também deveriam utilizar sua habilidade de enfeitiçar répteis para assegurar guardiões fiéis ao redor do seu covil – como mencionado acima, para que contar com crocodilos se há dinossauros a sua disposição? Estes dragões também são conhecidos por “colocar em conserva” suas refeições em lagoas próximas antes de comê-las; sendo assim, eles também podem enfeitiçar membros do povo lagarto ou outros reptilianos necromantes para animar tais corpos preparados e usá-los contra intrusos.

Habilidades Especiais

A habilidade especial dos dragões negros se comporta como a sua natureza maligna e odiável – escuridão, corromper água, ampliar plantas, praga de insetos e enfeitiçar répteis. Em momentos de perigo, dragões negros se cobrem com escuridão, então esteja pronto para contra-atacar com magias de luz que você possua (pelo menos três). Devido à sua habilidade de corromper água, tente não contar com a ajuda de poções, já que elas podem se tornar inúteis facilmente – pergaminhos e outros itens mágicos são muito melhores neste caso. Se você tiver que carregar poções de cura, tente carregar poções de curar ferimentos graves, que possuem uma chance maior de passar no teste de resistência de Vontade para resistir à habilidade do dragão.

Como mencionado acima, dragões negros freqüentemente se utilizam de ampliar plantas para esconder a entrada de seus covis. Quando caçando uma presa (ou aventureiros), o dragão pode também constringir seus oponentes com esta habilidade e, então, atacar vindo do céu ou das águas pantanosas.

Dragões negros anciãos ou velhos utilizam praga de insetos para manter seus oponentes ocupados, tendo como alvos principais os conjuradores, que devem realizar testes de Concentração para conjurar suas magias. Se estiverem dentro de seus covis e estiverem alerta de alguém tentando adentrar (uma situação bastante provável), os dragões negros gostam de encher os túneis de acesso com praga de insetos.

Se você for infeliz o suficiente para enfrentar um Grande Ancião, esteja preparado para enfrentar um exército de répteis, graças à habilidade de enfeitiçar répteis dos dragões negros. É claro, neste ponto, você não enfrentará crocodilos comuns, mas dinossauros! Faça o seu melhor para evitar ser soterrado na lama pelo exército do grande ancião (ou de um dragão negro de qualquer idade) e concentre-se diretamente no próprio.

Ironicamente, um dos melhores meios de enfrentar um dragão negro é levá-lo para o ar. Dragões negros são voadores desajeitados e seus lares pantanosos são cheios de árvores densas que atrapalham seu movimento. O melhor modo de atrair um dragão negro para se fazer isto é utilizar uma isca – conjure vôo em um ou mais membros do seu grupo e atraia o dragão para alçar vôo também, com os outros membros do seu grupo no chão lançando ataques à distância ou magias. Se você tentar esta tática, não voe mais alto do que a copa das árvores, para, assim, dificultar a capacidade de manobra do dragão, mas tenha a certeza de não cair na sua própria armadilha se o dragão decidir se aproximar para um combate.

Lidando com o Sopro do Dragão Negro

O sopro do dragão negro é um jato de ácido – evitem se alinhar para não dar ao dragão um disparo gratuito! Para diminuir o impacto desse sopro ácido, prepare-se com magias, poções ou pergaminhos de proteção contra energias ou suportar energia. Se você estiver planejando se tornar um caçador de dragões negros, e puder arcar com isso, escolha armaduras e escudos com resistência a ácido.

Outras Táticas

Devido aos dragões negros poderem respirar embaixo d’água, eles se divertem agarrando seus oponentes e, então, arrastando-o para baixo da superfície, mordendo e desferindo golpes com as garras enquanto o oponente se afoga. Se você souber que irá enfrentar um dragão negro, garanta que todos tenham respirar na água conjurados sobre si e, se possível, movimentação livre. De qualquer modo, tente evitar ser arrastado para a água, se puder, e use armas de alcance para atingir o dragão se ele se esconder embaixo d’água. Note, também, que se o dragão negro permanecer na água, ele ganha um bônus de cobertura e uma potencial camuflagem, dependendo da turbidez da água do pântano.

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros.



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.