Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Dois– Dragões Azuis
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla elétrica.


Lutando Contra Dragões Azuis

É o Ano dos Dragões! Como parte desta celebração, nós vamos analisar melhor estas feras icônicas, suas habilidades e alguns dos melhores meios de derrotá-las… e sair vivo. Ao longo do curso desta série de artigos, nós iremos nos focar nos verdadeiros dragões descritos no Livro dos Monstros, e, embora nós falemos sobre táticas e habilidades que todos os dragões possuem, o propósito desses artigos é de explorar seus poderes únicos e seu temperamento, além de mostrar como eles utilizam seus covis como uma vantagem.

Neste artigo, nós voltaremos nossas atenções para o cruel e terrível rei do deserto, o dragão azul. Vaidosos, territoriais e arrogantes, os dragões azuis clamam enormes faixas de terra para si e atormentam quaisquer criaturas que se atrevam a entrar nelas sem sua permissão – e até mesmo com ela!

Terreno

Dragões azuis vivem em desertos desolados e inóspitos, cheios de areia. Seus corpos são perfeitamente desenhados tanto para escavar a areia, quanto para planar horas sobre as dunas. Por causa disso, grupos de aventureiros raramente podem usar o terreno como uma vantagem quando lutando contra um dragão branco. Ao invés disso, eles deveriam tomar cuidado com o terreno para que não caiam em uma armadilha do dragão azul.

Já que eles não podem se enterrar no solo a uma velocidade extraordinária, uma das táticas favoritas dos dragões azuis é se enterrar na areia com apenas o topo de sua cabeça exposta. Se você tiver que adentrar o covil de um dragão azul, os quais são geralmente cavernas profundas abaixo da areia, esteja alerta de que mesmo que não encontre o dragão azul, ele pode estar deitado dentro de uma das paredes arenosas da caverna, esperando para atacar aventureiros desavisados assim que passarem; e lembre-se que o ataque pode vir de qualquer direção. Obviamente, as coisas no covil do dragão azul parecem não ser o que aparentam – veja abaixo.

Na areia, os dragões azuis preferem a tática de “atacar-e-correr”, onde eles podem atingir seus oponentes, que tem sua mobilidade reduzida devido a areia, e enterrar-se, surgindo em um local diferente. Portanto, tente manter-se em locais rochosos ou de outra forma sólidos se você tiver que enfrentar um dragão azul.

Dragões azuis são voadores eficientes e podem ficar no alto durante horas. Se você estiver entrando no território de um dragão azul, sempre mantenha alguém com os olhos bem atentos voltados para o céu, já que a coloração de seu ventre se mescla extremamente bem com o céu azul do deserto. Procurem se espalhar e evitem andar em fila única, para desta forma evitar sucumbir diante do sopro em linha do dragão azul.

O Ponto de Vista do Dragão

Para fazer um melhor uso tático das habilidades de um dragão azul, você pode consultar o livro Sandstorm [Tempestade de Areia]; tal livro oferece um número de magias que estes dragões podem usar contra grupos de aventureiros já enfraquecidos devido à caminhada pelo deserto, tais como toque dessecante, golpe solar, dessecar e aflição da sede.

Da mesma forma, o primeiro capítulo inclui um número de perigos naturais e sobrenaturais que um dragão azul pode incorporar em seu covil, desde ventos produzidos por fornalhas até superfícies de sal. Como mencionado no artigo, dragões azuis podem usar a ilusão de ruínas para atrair grupos de aventureiros – ou então, podem construir seus covis perto de ruínas verdadeiras, utilizando seus habitantes mortos-vivos como guardiões, ou emboscando grupos que surgem no local para saquear as riquezas.

Habilidades Especiais

Dragões azuis destacam-se nas mentiras e enganações, e suas habilidades especiais os auxiliam a confundir suas presas – criar/destruir água, ventriloquismo, terreno ilusório, véu e miragem arcana. Embora dragões azuis consigam a maior parte da água que necessitam a partir do sangue dos animais, eles frequentemente utilizam sua habilidade especial de fazer água para atrair suas presas. Eles também utilizam esta habilidade para destruir as poções dos grupos de aventureiros, além dos seus preciosos suprimentos de água (veja o artigo anterior desta série para mais detalhes em como evitar esta tática por parte dos dragões).

Dragões azuis também usam sua habilidade de imitar sons para atrair presas em potencial, e preferem fazer isso a partir de um ponto de observação seguro, no qual ficam enterrados. Eles se utilizam tanto de sons imitados de animais do deserto, quanto vozes de pessoas que os grupos poderiam ouvir, na esperança de dividir um grupo e atacá-los um por um. Dragões azuis adultos e antigos combinam esta habilidade com o ventriloquismo para confundir mais ainda seus inimigos.

Dragões azuis antigos utilizam terreno ilusório e miragem arcana para fazer com que seus covis pareçam completamente diferentes do que são. Eles podem criar a ilusão de um oásis para atrair suas presas ou esconder a entrada da sua caverna com um penhasco rochoso falso. Um de seus truques favoritos é fazer a ilusão de ruínas há muito esquecidas – uma isca perfeita para atrair aventureiros.

Lidando com o Sopro do Dragão Azul

O sopro do dragão azul é uma linha de eletricidade – evitem se alinhar para não dar ao dragão um disparo gratuito! Prepare-se com magias, poções ou pergaminhos de proteção contra energias ou suportar energia e armaduras e escudos de resistência a eletricidade.

Outras Táticas

Dragões azuis possuem o descritor ‘terra’, então podem ser expulsos por clérigos que possuem o domínio Ar, embora seus formidáveis testes de resistência fazem disto algo quase improvável. Se você está planejando em perseguir e caçar um dragão azul, utilize algumas iscas, de preferência camelos, cavalos e outros animais de rebanho, para atrair a atenção do dragão. Eles são atraídos principalmente por caravanas – um bônus duplo, pois se trata de comida e tesouro em abundância – então criar uma armadilha desta forma poderia funcionar muito bem. Entretanto, dragões azuis são muito inteligentes e esta tática pode funcionar apenas para dragões jovens que não possuem a experiência em tais engodos e carecem da força de vontade de deixar passar tal prêmio.

Dragões azuis lutam bem enquanto voam, então faça seu melhor para mantê-los no chão, portanto, utilize redes, magias de teia e bolsas de cola. Se ele alçar vôo, permaneça próximo de seus aliados, mas evitem ficar em linha (veja a barra lateral). Dragões azuis são excelentes nas manobras de atacar e recuar, e tentam separar um grupo antes de pegar seus integrantes, uma a um.

Se você estiver indo para o território de um dragão azul com a intenção de passar um tempo lá, garanta-se possuir magias ou itens mágicos de visão verdadeira para que possa se assegurar que estejam diante de algo real ou uma ilusão. Também faça uso constante de magias que lhes protejam das exigências do deserto, tais como localizar água, hidratar e proteção contra dessecação. É claro, um decantador de água perpétua nunca é de menos!

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros.



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.