Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Cinco– Dragões Brancos
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla picolética.


Lutando Contra Dragões Brancos

É o Ano dos Dragões! Como parte desta celebração, nós vamos analisar melhor estas feras icônicas, suas habilidades e alguns dos melhores meios de derrotá-las… e sair vivo. Ao longo do curso desta série de artigos, nós iremos nos focar nos verdadeiros dragões descritos no Livro dos Monstros, e, embora nós falemos sobre táticas e habilidades que todos os dragões possuem, o propósito desses artigos é de explorar seus poderes únicos e seu temperamento, além de mostrar como eles utilizam seus covis como uma vantagem.

Neste artigo nós iremos discutir o último dos dragões cromáticos – o selvagem dragão branco. Embora seja considerado o mais fraco e menos inteligente de todos os dragões verdadeiros, o dragão branco ainda é um inimigo extremamente perigoso.

Terreno

De todos os dragões verdadeiros, o dragão branco é o que vive mais facilmente no terreno mais inóspito: montanhas congeladas e nos pólos. Isto significa que mesmo alcançar o território de um dragão branco é difícil e repleto de perigos extremos. O dragão branco faz seu lar em cavernas de gelo ou habitam enterrando-se profundamente abaixo de camadas de terra congelada e gelo, com as entradas escondidas dos quentes raios de sol. Localizar estas entradas pode se provar muito difícil, especialmente em áreas com gêiseres e abismos. O Livro dos Monstros menciona que dragões brancos preferem comer comida congelada, então, se você encontrar um estoque de cadáveres rígidos e congelados enterrados parcialmente em um banco de neve, existem chances de você estar no território de um dragão branco.

Dragões brancos que fazem seus covis no pico congelado de montanhas habitam locais ainda mais inóspitos – o horrível frio da atmosfera, mais as armadilhas em potencial oferecidas pelas rochas escorregadias e penhascos escarpados (veja o artigo sobre dragões vermelhos para mais detalhes) adicionam mais desafios para qualquer um que confronte o dragão. Se possível, tente usar vôo ou outras melhorias de deslocamento para manter-se fora de perigo neste terreno traiçoeiro.

O Ponto de Vista do Dragão

Para tudo que for frio (e, dessa forma, perfeito para os dragões brancos), considere dar uma olhada no livro Frostburn. Numerosas magias contidas neste livro fornecem a dragões brancos mais velhos uma enorme vantagem para reforçar sua maestria com o gelo – tudo desde obscuring snow [neve obscurecente] até ice castle [castelo de gelo]. Glacial ward [proteção glacial] em particular, se prova de grande valor para dragões brancos, garantindo-lhes uma proteção impressionante contra ataques relacionados a fogo.

Dragões brancos com uma tendência religiosa podem se voltar para seus próprios deuses dracônicos e adorarem o blasfemo Iboringhu, o Rei Gélido das Vastidões. De fato, dragões brancos estão intimamente familiarizados com tudo o que acontece nas terras glaciais, fazendo deste livro um recurso inestimável para Mestres e, da mesma forma, jogadores, quando estes estiverem enfrentando dragões brancos.

Habilidades Especiais

Dragões brancos são os mestres do frio congelante e dos ventos cortantes. Suas habilidades especiais (névoa, lufada de vento, névoa congelante, muralha de gelo e controlar o clima) os permitem ser excelentes em fazer do ar gélido e penetrante de seus terrenos ainda mais mortal. Resumindo, perceba que se você estiver enfrentando um dragão branco, você terá que lidar com um frio intenso, com uma névoa cegante e com gelo denso, apenas para chegar até ele.

Todos os dragões brancos possuem a habilidade de andar no gelo, o que significa que eles podem se mover em superfícies congeladas, mesmo na vertical, sem nenhuma redução no seu deslocamento. Se você adentrar o covil de um dragão branco, assegure-se de que tenha alguém olhando para cima, para dessa forma evitar serem atacados por cima por um dragão branco pendurado no gelo do teto.

Dragões brancos jovens ou mais velhos utilizam névoa para cercarem-se com uma proteção oculta quando descansando ou escondendo-se. Eles esperam até que haja névoa ambiente suficiente para que não atraiam muita atenção, ou então preenchem seus covis com brumas se intrusos invadirem. Lufada de vento é, na maioria das vezes, reservada para apagar tochas, lanternas e outras fontes de fogo, mas também para manter oponentes a certa distância (o melhor para ataques de sopro) e para nocautear criaturas voadoras quando o dragão branco também estiver em vôo. Névoa congelante é utilizada para deixar escorregadio o piso do covil ou para fazer as estepes congeladas do lado de fora ainda mais traiçoeiras e escorregadias, permitindo-lhes rastejar e atacar enquanto seus inimigos tentam se levantar.

Dragões brancos veneráveis e mais velhos utilizam muralha de gelo para bloquear a entrada para seus covis, tanto para engaiolar suas presas quanto para manter seus inimigos do lado de fora. Nos labirintos distorcidos das cavernas de gelo que constituem seus lares pode ser difícil determinar se uma placa de gelo é uma “porta” ou uma parede. Esteja preparado para derreter grandes quantidades de muralha de gelo ou utilize passeio etéreo ou magias similares para passar por estas barreiras.

Lidando com o Sopro do Dragão Branco

O sopro do dragão branco é um cone de gelo, então se assegure de que se for atacar um, tente cercá-lo por todos os lados para minimizar o número de pessoas no seu grupo afetadas por este ataque.

Outras Táticas

Dragões brancos são vulneráveis ao fogo e ataques baseados em calor – mesmo dragões jovens sabem que um grupo de aventureiros preparados, provavelmente, se equipará com magias baseadas em fogo, armas flamejantes e outros itens mágicos úteis antes de aparecerem em seus covis. Estes dragões frequentemente têm como alvo oponentes “inflamáveis”, de modo a tirá-los do caminho primeiro, geralmente utilizando magias, habilidades especiais e seu sopro, podendo, assim, ficar longe de dano em potencial.

Lembre-se também que dragões brancos são excelentes nadadores, portanto, uma emboscada de um dragão branco pode vir da água ao redor do gelo flutuante, e não do próprio iceberg ou do céu acima.

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros.



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.