Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Oito– Dragões de Prata
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla argêntea.


Lutando Contra Dragões de Prata

É o Ano dos Dragões! Como parte desta celebração, nós vamos analisar melhor estas feras icônicas, suas habilidades e alguns dos melhores meios de derrotá-las… e sair vivo.

Desta vez voltaremos nossa atenção para o nobre e real dragão de prata. Até mesmo o mais novo e menor destes dragões é esperto e se engaja em uma luta quando é pressionado.

Terreno

Dragões de prata preferem majestosas cadeias de montanhas para fazer seus covis – os grandes picos se encaixam em sua estética e imponência – mas podem ser encontrados em quase todos os lugares. Naturalmente, por gostarem de assumir a forma humanóide mais do que a sua própria (veja abaixo), você estará tão propenso a encontrar um dragão de prata no meio da cidade quanto a encontrá-lo em algum calabouço ou no topo de uma montanha.

O lugar para se procurar dragões de prata é o mais fácil de se avistar e o mais elusivo – os céus. Dragões de prata possuem a habilidade de caminhar nas nuvens, o que significa que eles podem ficar sobre a mais fina das nuvens como se fosse o mais sólido dos chãos. Aqueles com conhecimento e poder suficientes constroem castelos nesses topos de nuvens, dificultando o acesso aos seus lares. Nem precisa dizer a vantagem deste ponto, do qual o dragão de prata está provavelmente ciente de todas as aproximações. Para reduzir esta consciência, seria melhor se você usasse teletransporte, passeio etéreo ou alguns meios similares para chegar ao covil instantaneamente.

Habilidades Especiais

Lidando com o Sopro do Dragão de Prata

Para evitar ou reduzir os efeitos do cone de frio do dragão de prata, veja o artigo sobre o dragão branco. Certifique-se de que todos no seu grupo carreguem poções, pergaminhos ou varinhas de remover paralisia para negar o dano do sopro secundário do dragão de prata.

Dragões de prata pertencem ao subtipo frio e são, portanto, imunes ao dano causado pelo gelo, mas são vulneráveis ao fogo. Ataques baseados em fogo estão entre as melhores formas de ferir um dragão de prata, mas a maioria deles sustenta suas defesas com itens mágicos e magias para evitar o pior destes tipos de ataques. Atingir um dragão de prata com dissipar magia ou disjunção de Mordenkainen é uma boa forma de eliminar a maioria destas defesas.

Dragões de prata passam muito tempo em uma forma alternada, geralmente tomando a aparência de um velhinho bondoso ou de uma bela donzela. Para despistar possíveis rastreadores, eles misturam e combinam esta forma alternadamente, incluindo o gênero. Assim como o dragão de ouro, já mencionado, se você suspeitar que esteja lidando com um dragão de prata, use visão da verdade para vê-lo em sua forma natural. Se você localizar um dragão de prata disfarçado, não o deixe que descubra que você está ciente de seu truque até que você tenha a vantagem.

Dragões de prata usam queda suave para prevenir uma eventual queda, no raro caso de suas asas falharem e para realizar manobras de tirar o fôlego. Um dragão de prata pode parar intencionalmente em pleno vôo e, então, usar queda suave para reduzir sua queda, algumas vezes insanamente próximo ao chão. Eles também podem ativar queda suave primeiro de forma a conjurar magias enquanto caem.

O Ponto de Vista do Dragão

Assim como os dragões brancos, você pode aumentar o nível de ameaça dos dragões de prata usando o livro Frostburn, que oferece informação sobre magias, exércitos e riscos ambientais que os dragões de prata podem usar para proteger seu covil. Alternativamente, você pode modificar os riscos ambientais encontrados no livro Sandstorm, adequando-os para encontros árticos ou desérticos. Por exemplo, transforme slipsand [areia escorregadia], slumber sand [areia dormente] e soft sand [areia macia] em slipsnow [neve escorregadia], slumber snow [neve dormente] e soft snow [neve macia] e assim por diante. Vastidões podem fazer parte destes ambientes e ventos cortantes podem voar tão facilmente como porções de gelo ou porções de areia.

A parte do terreno ártico, os dragões de prata também são peritos em se disfarçar para encontros na cidade. Power of Faerûn introduz aspectos de campanhas de níveis altos, incluindo construção de reinos, comissões de campos de batalha e hierarquias religiosas. Quaisquer destes exemplos podem ser ganchos persuasivos para um dragão de prata fazer sentir sua presença disfarçada entre o mundo humanóide.

Dragões de prata adultos e mais velhos fazem uso freqüente da habilidade névoa para se encobrir em uma bruma protetora. Eles são capazes de ficar no topo destas nuvens em um instante, graças à sua habilidade de caminhar nas nuvens, sempre assegurando uma posição mais elevada. Oponentes que se encontrem nos lares das nuvens dos dragões de prata terão que lidar com muito mais neblina e névoa do que o usual. Certifique-se de que alguém no seu grupo seja capaz de conjurar lufada de vento para eliminar esta ameaça.

Se você pensar que lutar contra um dragão de prata nas nuvens e no vento seria ruim, lembre-se que dragões de prata antigos e mais velhos podem usar controlar os ventos para eliminar perigosos furacões e ventos fortes ou meramente criar uma brisa firme para manter criaturas (como os PJs) voando à distância. Eles podem devastar o chão com estes ventos antes de bombardear com um mergulho a partir da segurança de uma nuvem.

De uma maneira semelhante, dragões de prata usam controlar o clima para moldar a área ao redor ao seu gosto. É comum para um dragão de prata fazer o clima ao redor de seu covil ficar consideravelmente mais frio do que o normal ou criar uma esfera de clima ameno para o conforto de seus hóspedes. Dragões de prata antigos e mais velhos geralmente envolvem seus covis em tempestades eternas, repletas de chuva congelante e neve.

Se você tiver o infortúnio de lutar com um grande ancião de prata, esteja preparado para usar inverter a gravidade para lançar você ao alto no ar, onde o dragão de prata reina supremo. Por serem conjuradores competentes neste ponto, eles geralmente combinam esta tática com uma bateria de dissipar magia na vítima, deixando-a mergulhar direto para o chão, sem itens mágicos para conter a queda.

Dragões de prata também podem conjurar magias de clérigo e aquelas dos domínios do Ar, Bem, Lei e Sol como se fossem magias arcanas.

Conclusão

Embora cada tipo de dragão seja interessante e digno de possuir seus próprios artigos, algumas vezes você precisa estipular um limite. Dúzias de outros dragões podem ser encontradas em vários livros de D&D. Lembre-se de ler as regras para cada dragão com atenção, pois cada um tem suas táticas e habilidades únicas e especiais. Cada ponto forte, habilidade e terreno favorito de cada dragão deixam os encontros com estes mais interessantes do que apenas “garra, garra, mordida”.

Confira o próximo artigo para ficar por dentro dos testes da perícia Conhecimento (arcano) que podem ser utilizados para se ter uma idéia do que seus personagens sabem a respeito destas criaturas icônicas.

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros e o Draconomicon.



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.