Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Nove– Dragões de Cobre
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla cúprica.


Lutando Contra Dragões de Cobre

É o Ano dos Dragões! Como parte desta celebração, nós vamos analisar melhor estas feras icônicas, suas habilidades e alguns dos melhores meios de derrotá-las… e sair vivo.

Hoje nós iremos falar sobre o falante e brincalhão dragão de cobre. Parece ser fácil desconsiderar as piadas e excentricidades do dragão de cobre como sendo inofensivas, mas cruzá-las pode provar ser perigoso e, até mesmo, fatal. Embora dragões de cobre sejam Caóticos e Bons, eles também estão entre os dragões metálicos mais facilmente irritáveis… especialmente se você for um mal piadista.

Terreno

Dragões de cobre habitam o mesmo terreno que dragões vermelhos, o que significa que ambos estão em constante conflito. Aqueles que fogem das colinas rochosas para os desertos profundos encontram-se competindo com dragões azuis. De qualquer forma, o dragão de cobre mantém sua cabeça e seu senso de humor na situação de mais completa loucura. Qualquer um que venha a enfrentar um dragão de cobre estará lutando contra um inimigo esperto e inteligente, acostumado com a competição.

Lidando com o Sopro do Dragão de Cobre

Dragões de cobre possuem dois tipos de sopro – um jato de ácido e um cone de gás de lentidão. Da mesma forma como se enfrenta qualquer outro dragão que possui sopro, evite formar uma fila única na frente do dragão, para que ele não possa atingir ninguém com seu sopro. Veja o artigo sobre o dragão negro nos artigos anteriores para magias e itens mágicos para evitar o pior do seu sopro ácido. Para evitar o pior do seu sopro de lentidão, certifique-se de aumentar o teste de resistência de Vontade de todos no seu grupo de todas maneiras possíveis, e esteja preparado para, pelo menos um de seus membros ser afetado pela lentidão. Contra ataque isto com velocidade – apesar de caro (750 PO), ter todos no seu grupo carregando poções de velocidade pode manter seu grupo se movendo rapidamente durante o encontro.

Dragões de cobre preferem desfiladeiros serpenteantes, ravinas secas e montes isolados nos quais possam fazer seus covis, então esteja preparado para calor intenso e árido, com ausência de água potável. Apesar da desolação de seus covis, os dragões de cobre também fazem moradas próximas a cidades, vilarejos e rotas de caravanas humanóides para assegurar-se de que tenham pessoas para conversar e fazer piadas (ou pregar peças). É muito mais provável que você encontre um dragão de cobre do que um dragão vermelho próximo a um assentamento humanóide – e considere-se com sorte!

Dragões de cobre jovens fazem seus covis no alto de colinas e mantêm a entrada escondida de observadores no nível do solo. Dragões de cobre mais velhos usam suas habilidades especiais para esconder seus covis de vista (veja abaixo). Se você encontrar a entrada para o covil de um dragão de cobre, esteja preparado para um labirinto retorcido de túneis, fossos, armadilhas e outros “truques divertidos” a caminho da câmara principal.

Habilidades Especiais

Como criaturas do subtipo Terra, dragões de cobre são imunes a ácido e podem ser potencialmente expulsos por clérigos do domínio Ar. Eles podem subir por terrenos rochosos como se possuíssem a habilidade patas de aranha. Isto significa que podem agarrar-se às paredes e tetos de seus lares rochosos tão eficazmente quanto no solo – mantenha sempre alguém olhando para cima para ter certeza que um dragão de cobre não irá atacá-lo de cima. Dragões de cobre possuem Esconder-se e Saltar como perícias de classe, o que significa que são capazes de se mesclar a paredes rochosas e pular imensas distâncias sobre seus inimigos.

O Ponto de Vista do Dragão

Enquanto não estiverem ligados intrinsecamente ao calor e à areia como os outros dragões, os dragões de cobre podem aprender muitos talentos, magias e truques descritos em Sandstorm [Tempestade de Areia]. Ainda, estas criaturas do subtipo Terra podem encontrar táticas adicionais em Races of Stone [Raças de Pedra]. Em particular, dragões de cobre podem aprender alguns dos mesmos tipos de luta como os gigantes, incluindo os talentos Rock Hurling [Lançar Pedras] ou Knockback [Nocautear]. Por ser capaz de conjurar magias divinas, o dragão de cobre também pode escolher estas magias, de forma a aproveitar o poder das pedras, como earth hammer [martelo de terra], earth glide [deslizar terra] ou stone fist [punho de pedra].

Dragões de cobre adultos e mais velhos usam moldar rochas para esconder as entradas de suas cavernas e criar peças únicas de arte, como estátuas e murais sobre seus covis. Um dragão de cobre que escolhe algumas graduações em Ofícios (artista) pode até mesmo usar esta habilidade para fazer estátuas que se pareçam com pessoas que viraram pedra, da mesma forma que um basilisco ou uma medusa o fariam. Se você pensar que estiver em um dos covis destas criaturas, tome cuidado, você pode estar no território de um dragão de cobre!

Dragões de cobre anciões e mais velhos fazem uso judicioso de pedra em lama/lama em pedra, para atolar e humilhar seus oponentes. Se você estiver planejando confrontar um dragão de cobre nesta categoria de idade, esteja certo de que você tenha movimentação livre conjurada em todos de seu grupo de forma a poderem sair rapidamente da lamaceira que está por vir.

Dragões de cobre antigos e mais velhos usam muralha de pedra para bloquear possíveis saídas dos seus inimigos e para fazer barreiras sólidas na entrada de seus covis. Já que podem moldar paredes da maneira que quiserem, os dragões de cobre tipicamente cercam seus oponentes com um círculo de pedra sólida, então sentam sobre o topo delas e ficam “batendo um papo” com eles (ou os acertam com seu sopro).

Os grandes anciões de cobre fazem uso extensivo de mover terra para costurar seus covis e as áreas ao redor ao seu agrado. Se você estiver encarando um grande ancião, note que a terra abaixo de seus pés deixa de ser segura. Esteja preparado com magias como teletransporte, passeio etéreo e com outros meios que possibilitem a fuga de potenciais sepulturas rochosas.

Dragões de cobre também podem conjurar magias de clérigo e aquelas dos domínios do Caos, Terra e Truque como se fossem magias arcanas. Esteja preparado para magias que confundam, ofusquem ou desviem da tarefa de lutar com seu oponente dragão de cobre.

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros e o Draconomicon, Sandstorm [Tempestade de Areia] e Races of Stone [Raças de Pedra].



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.