Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Dez – Dragões de Ouro
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla áurea.


Lutando Contra Dragões de Ouro

É o Ano dos Dragões! Como parte desta celebração, nós vamos analisar melhor estas feras icônicas, suas habilidades e alguns dos melhores meios de derrotá-las… e sair vivo.

À medida que nos aproximamos do final dessa série, nós mudamos nosso foco para o nobre dragão de ouro. Um defensor robusto de tudo o que é leal, certo e bom no mundo, o dragão de ouro é, também, um oponente altamente inteligente e assustador. Você vai ter uma grande luta!

Terreno

Dragões de ouro fazem seus covis em qualquer tipo de terreno, apesar de preferirem planícies quentes e sempre se estabelecerem em lares feitos de pedra – cavernas ou, preferencialmente, castelos e outros edifícios esculpidos na pedra. Seus covis nas cavernas ou nos castelos são desenhados para defesa e conforto. Hóspedes acolhidos acham estes lugares quentes, acolhedores e confortáveis, enquanto que os inimigos logo descobrem que estão próximos a um território perigoso, cheio de armadilhas.

Lidando com o Sopro do Dragão de Ouro

Dragões de ouro possuem dois tipos de sopro – um cone de fogo e um cone de gás de enfraquecimento. Veja as informações sobre o dragão vermelho nos artigos anteriores para saber como evitar o pior do cone de fogo do dragão de ouro. Abasteça-se de pergaminhos e varinhas de restauração para negar o dano da habilidade do gás de enfraquecimento do dragão de ouro. Garanta que seus personagens com grande Força carreguem uma poção de restauração no caso de estarem muito longe do clérigo após o dragão de ouro atacar.

Dragões de ouro podem respirar em baixo da água e podem ser encontrados, até mesmo, nas maiores profundezas. Alguns constroem grandes lares subaquáticos (completos, com seções cheias de ar para seu conforto e de seus hóspedes respiradores de ar). Alguns astutos dragões de ouro são conhecidos por criar um covil falso nas colinas ou montanhas, enquanto seus verdadeiros lares ficam localizados no lago ou no mar mais próximo.

Pelo fato de poderem assumir uma forma alternativa, os covis dos dragões de ouro podem ter várias rotas de fuga que são consideravelmente menores do que a verdadeira forma dos dragões, e menores até do que criaturas de tamanho Médio poderiam sonhar em se engatinhar através. Túneis aparentemente inócuos podem ser, de fato, tocas para um dragão de ouro.

Habilidades Especiais

Apesar de não ser considerada uma habilidade especial, os dragões de ouro são abençoados com uma imensa inteligência. Até mesmo os dragões de ouro são mais espertos do que os humanos mais extraordinariamente espertos e, portanto, são inimigos traiçoeiros. Eles sempre estão vários passos à frente dos seus inimigos.

Dragões de ouro são do subtipo fogo e, portanto, podem potencialmente ser expulsos por clérigos com domínio água. Eles são imunes a fogo, porém, ao contrário da maioria dos dragões, não apreciam se aquecer no elemento do seu tipo. Eles são vulneráveis a frio e, portanto, evitam os ambientes mais gelados. Alguns dos melhores ataques contra dragões de ouro são cone de frio, esfera gélida de Otiluke, nevasca e outras magias com a descrição frio.

Dragões de ouro passam muito tempo na sua forma alternativa. Assim como o dragão de cobre, você nunca pode ter certeza com o que está lidando quando encontrar com uma pessoa ou um animal aparentemente inocente no território de um dragão de ouro. Se você suspeitar que uma criatura é, na verdade, um dragão de ouro disfarçado, use visão da verdade para vê-lo em sua forma natural. Não o deixe desconfiar que você esteja ciente de sua duplicidade até que você tenha a vantagem!

Dragões de ouro gostam de usar bênção em si mesmos e nos seus aliados próximos. Esta é uma das primeiras ações que toma quando o perigo parece iminente. Para uma maior duração da magia, os dragões de ouro conferem seu bônus de sorte em uma gema e o concedem ao seu aliado mais leal e forte. Sempre leve este benefício adicional em conta quando for lutar contra um dragão de ouro ou seus seguidores.

Dragões de ouro antigos e mais velhos empregam suas habilidades de tarefa/missão em inimigos particularmente persistentes, especialmente aqueles que voltam de tempos em tempos para incomodar e atacar o dragão em seu covil. A menos que seu oponente seja particularmente violento e extraordinário, os dragões de ouro tipicamente instilam uma tarefa que simplesmente compele a criatura afetada a ficar bem longe do covil do dragão. Enquanto não tão caprichosos quanto os dragões de bronze ou cobre, os dragões de ouro podem ver mérito em ter a criatura afetada agir de alguma forma humilhante para demonstrar a loucura que é incomodar criatura tão poderosa. Para conter este possível efeito, garanta que alguém em seu grupo seja capaz de conjurar remover maldição.

Enquanto a habilidade do dragão de ouro de detectar jóias parece ser muito inofensiva, ela é um meio para o dragão detectar pessoas nas proximidades. Pelo fato de muitos personagens que enfrentam dragões de ouro antigos e mais velhos usarem jóias ou carregarem itens mágicos que incorporam pedras preciosas, eles podem ser notados mesmo quando os maravilhosos sentidos do dragão de ouro não os percebe.

Dragões de ouro veneráveis reservam explosão solar para seus piores inimigos, mas não possuem escrúpulos em conjurá-lo sobre mortos-vivos. Óculos podem ser usados para se proteger deste efeito. Se o pior acontecer, esteja preparado com magias ou pergaminhos de remover cegueira/surdez.

Dragões de ouro grandes anciões possuem sexto sentido, o que permite a eles perceber os maiores perigos antes de acontecerem. Lembre-se que flanquear não ajuda nesta situação. Ataques de finta podem ser usados para negar o bônus de Destreza do dragão de ouro, deixando-o vulnerável a ataques furtivos do ladino do seu grupo. Dragões de ouro usam sexto sentido no momento que suspeitam de um ataque.

Dragões de ouro também podem conjurar magias divinas dos domínios Lei, Sorte e Bem como se fossem magias arcanas. Eles usam magias extensivamente em combate, então estejam preparados para lidar com todos os tipos de ataques mágicos em adição à sua formidável proeza física.

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros e o Draconomicon.



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.