Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Táticas e Dicas
 
Mais Durão e Mais Malvado que Você
Parte Onze– Conhecimento Sobre Dragões
por Eric Cagle

Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla perita.


Conhecimento Sobre Dragões

Uma Olhadela Através das Cortinas das Regras

Então, como os criadores de jogos determinam a Classe de Dificuldade para os testes de Conhecimento sobre as criaturas? O seguinte trecho foi extraído do Livro dos Monstros IV:

A descrição da perícia Conhecimento indica que, no geral, a CD base para os testes de identificar monstros e lembrar-se de algumas informações úteis sobre seus poderes especiais ou vulnerabilidades equivale a 10 + o DV do monstro. A cada 5 pontos que o resultado do teste exceda a CD, permite outra pequena informação útil (conforme diz o Livro do Jogador).

Como um princípio básico geral, um teste de CD 15 ou maior irá revelar todas as características básicas de tipo e subtipo da criatura, como definidas no glossário. Isto frequentemente inclui informações sobre resistência a energia ou várias imunidades. Por exemplo, um teste de Conhecimento (arcano) CD 15 revela que dragões possuem altos pontos de vida (DV de 12 faces), bons testes de resistência e possuem visão no escuro de 18 m, além de visão na penumbra. Eles comem, dormem e respiram.

Informações específicas para a criatura, tais como tipo de resistência a dano, habilidades similares a magia ou imunidades, vêm com valores mais altos no teste de perícia.

O Livro dos Monstros IV apresentou uma barra lateral que se tornou, desde então, uma norma quando novos monstros são mostrados: o teste da perícia Conhecimento. Este item útil supera as suposições nas quais um personagem (ao contrário do jogador) teoricamente conhece a respeito de dada criatura e recompensa aqueles personagens com as graduações nos apropriados testes da perícia Conhecimento. Ao longo da continuidade desta série de artigos, nós iremos fornecer resultados dos testes de Conhecimento para os tipos de dragões, começando com aqueles mais famosos que não possuem a barra lateral.

Se você está interessado em enfrentar estes dragões uma vez que você tenha aprendido algo sobre eles, assegure-se de consultar os artigos anteriores sobre dragões.

• Dragões Negros
• Dragões Azuis
• Dragões Verdes
• Dragões Vermelhos
• Dragões Brancos
• Dragões de Latão
• Dragões de Bronze
• Dragões de Cobre
• Dragões de Prata
• Dragões de Ouro


Dragões Negros

Entre os mais malvados e mais malévolos dos dragões malignos, os dragões negros vivem para atormentar e torturar aqueles azarados o suficiente para adentrar seus domínios. Eles parecem desfrutar em despender seu tempo na água – então mantenha um olho no pântano abaixo de seus pés!

Conhecimento Sobre Dragões Negros

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões negros. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões negros são malignos, perspicazes e sinistros, habitam pântanos, brejos e área alagadas fétidas. Este resultado também revela o subtipo água.
20 O sopro dos dragões negros produz um jato de ácido.
25 Dragões negros são imunes ao ácido e podem respirar debaixo d’água. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão negro ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão negro ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – escuridão, adulto – corromper água, antigo – ampliar plantas, venerável – praga de insetos, grande ancião – enfeitiçar répteis.

Dragões Azuis

O poderoso dragão azul é uma besta territorial que rege seus domínios com garras de ferro. Dragões azuis são mestres das ilusões e da duplicidade, elaborando ardis para atrair presas para se alimentar e aumentar seu tesouro.

Conhecimento Sobre Dragões Azuis

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões azuis. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões azuis são malignos, vaidosos e territoriais, habitam desertos áridos cheios de areias em movimento e dunas maciças. Este resultado também revela o subtipo terra.
20 O sopro dos dragões azuis produz uma rajada de eletricidade.
25 Dragões azuis são imunes à eletricidade e podem criar/destruir água desde que nascem. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão azul ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão azul ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – imitar sons, adulto – ventriloquismo, antigo – terreno ilusório, venerável – véu, grande ancião – miragem arcana.

Dragões Verdes

Maus e orientados para atacar qualquer coisa por prazer, os dragões verdes são terríveis inimigos que vagam pelas florestas antigas. Dragões verdes adoram intimidar criaturas e ameaçar as mais fracas antes de dispensá-las. Eles sabem como interrogar aventureiros para conseguir informações.

Conhecimento Sobre Dragões Verdes

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões verdes. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões verdes são hostis e agressivos, habitam florestas antigas. Este resultado também revela o subtipo ar.
20 O sopro dos dragões verdes produz um cone de gás (ácido) corrosivo.
25 Dragões verdes são imunes ao ácido e podem respirar debaixo d’água. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão verde ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão verde ganha as seguintes habilidades especiais: adulto – sugestão, antigo – ampliar plantas, venerável – dominar pessoas, grande ancião – comandar plantas.

Dragões Vermelhos

O dragão vermelho é o mais malvados dos malvados, combinando força bruta com o terror e poder absoluto de seu sopro incendiário. A maioria dos jogadores se esquece que dragões vermelhos possuem algumas habilidades especiais incomuns que parecem fora de escopo para uma criatura tão centrada no fogo. Se um dragão vermelho quiser encontrar você… ele irá.

Conhecimento Sobre Dragões Vermelhos

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões vermelhos. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Este resultado revela o subtipo fogo.
20 O sopro dos dragões vermelhos produz um cone de fogo.
25 Dragões vermelhos são imunes ao fogo, mas muito vulneráveis ao frio. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão vermelho ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão vermelho ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – localizar objetos, antigo – sugestão, venerável – encontrar o caminho, grande ancião – discernir localização.

Dragões Brancos

Rudes e bestiais, os dragões brancos vagam pelas vastidões gélidas do mundo. Embora não sejam nem um pouco espertos quanto os outros tipos de dragões, os dragões brancos ainda mantêm um perspicaz e elevado senso de valor que faz deles extremamente perigosos. Já que dragões brancos clamam por estas enormes faixas de terra como seu território, aventureiros deslocando-se para estas vastidões congeladas devem aprender tanto quanto puderem sobre dragões brancos para não cair nas garras de um.

Conhecimento Sobre Dragões Brancos

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões brancos. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões brancos são maus, cruéis e simplistas, habitam as vastidões congeladas e montanhas de gelo. Este resultado revela o subtipo gelo.
20 O sopro dos dragões brancos produz um cone de gelo.
25 Dragões brancos são imunes ao gelo, mas muito vulneráveis ao fogo. Eles podem caminhar sobre superfícies congeladas, similarmente a patas de aranha, desde o nascimento. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão branco ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão branco ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – névoa, adulto – lufada de vento, antigo – névoa congelante, venerável – muralha de gelo, grande ancião – controlar o clima.

Dragões de Latão

Os loquazes dragões de latão apenas querem conversar até suas orelhas caírem. Obviamente, se você não deixar ele falar, provavelmente ele irá arrancá-las fora com uma mordida.

Conhecimento Sobre Dragões de Latão

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões de latão. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões de latão são bondosos, loquazes e inquisitivos, habitam áreas desérticas. Este resultado também revela o subtipo fogo.
20 Os dragões de latão produzem dois tipos de sopro: um jato de fogo e um cone de sono.
25 Dragões de latão são imunes ao fogo, mas muito vulneráveis ao frio. Eles podem falar com animais desde o nascimento. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de latão ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de latão ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – resistir a elementos, adulto – sugestão, antigo – controlar ventos, venerável – controlar o clima, grande ancião – invocar djinni.

Dragões de Bronze

Os curiosos dragões de bronze passam a maior parte de seu tempo mudando de formas, estudando as vidas, hábitos e motivações dos animais e humanóides. Poucos destes seres percebem que estão lidando com um dragão.

Conhecimento Sobre Dragões de Bronze

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões de bronze. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões de bronze são bondosos e inquisitivos, que gostam de mudar sua forma para estudar outras criaturas. Este resultado também revela o subtipo água.
20 Os dragões de bronze produzem dois tipos de sopro: uma rajada de eletricidade e um cone de gás de repulsão.
25 Dragões de bronze são imunes à eletricidade e podem respirar debaixo d’água. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de bronze ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de bronze ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – mudar de forma, adulto – criar água e comida, névoa, antigo – detectar pensamentos, venerável – controlar água, grande ancião – controlar o clima.

Dragões de Cobre

Dragões de cobre são infames devido suas trapaças e amor por pregar peças em criaturas inocentes. Embora sejam bons, os dragões de cobre são astutos e nunca revelam suas verdadeiras motivações, a menos que sejam trapaceados também. Quando lidando com dragões de cobre, apenas lembre-se que a melhor defesa contra eles é ter um excelente senso de humor (ou uma pele consideravelmente grossa).

Conhecimento Sobre Dragões de Cobre


Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões de cobre. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões de cobre são notórios pregadores de peça, contadores de piada e de charadas, temperados com um toque de cobiça. Eles vivem em terras elevadas e topos de colinas secos e rochosos. Este resultado também revela o subtipo terra.
20 Os dragões de cobre produzem dois tipos de sopro: um jato de ácido e um cone de gás de lentidão.
25 Dragões de cobre são imunes ao ácido e podem usar patas de aranha à vontade. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de cobre ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de cobre ganha as seguintes habilidades especiais: adulto – moldar rochas, antigo – lama em pedra, venerável – muralha de pedra, grande ancião – mover terra.

Dragões de Prata

Dragões de prata são régios e nobres membros da família dracônica. Pelo fato de passarem boa parte de seu tempo mudando de forma, dragões de prata freqüentemente agem como aliados secretos e fornecedores de informação, ou qualquer outro tipo de auxílio, para personagens com tendência boa.

Conhecimento Sobre Dragões de Prata

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões de prata. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões de prata são bons e estatuescos, com uma sensibilidade altruística. Eles passam a maior parte do seu tempo mudando de formas para estudar ou auxiliar criaturas boas. Eles vivem entre nuvens e topos de montanhas, e podem caminhar nas nuvens como se estas fossem sólidas. Este resultado também revela o subtipo gelo.
20 Os dragões de prata produzem dois tipos de sopro: um cone de gelo e um cone de gás paralisante.
25 Dragões de prata são imunes ao gelo, mas muito vulneráveis ao fogo. Eles podem mudar de formas. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de prata ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de prata ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – queda suave, adulto – névoa, antigo – controlar os ventos, venerável – controlar o clima, grande ancião – reverter gravidade.

Dragões de Ouro

Régios, sábios e benevolentes, os dragões de ouro podem, frequentemente, serem os melhores amigos de um aventureiro – apenas não esqueça que eles ainda são dragões e podem se irritar com o melhor dos aventureiros. Assim como os dragões de bronze, os dragões dourados passam a maior parte de seu tempo mudando de forma, mantendo sua verdadeira forma escondida quanto tempo for preciso. Dragões dourados são de longe os mais poderosos dragões metálicos, mas normalmente demonstram excelentes comedimentos e premeditações.

Conhecimento Sobre Dragões de Ouro

Personagens com graduações em Conhecimento (arcano) podem aprender mais sobre dragões de ouro. Quando um personagem realiza um teste bem sucedido da perícia, o seguinte conhecimento é revelado, incluindo a informação sobre CDs mais baixas.

Conhecimento (arcano)
CD Resultado
15 Dragões de ouro são bondosos e nobres, com um profundo senso de justiça e ódio pelo mal. Eles habitam no topo de montanhas altas. Este resultado também revela o subtipo fogo.
20 Os dragões de ouro produzem dois tipos de sopro: um cone de fogo e um cone de gás de enfraquecimento.
25 Dragões de latão são imunes ao fogo, mas muito vulneráveis ao frio. Eles podem mudar de forma e respirar debaixo d’água desde que nascem. Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de ouro ganha redução de dano: adulto jovem – RD 5/magia, adulto experiente – RD 10/magia, muito antigo – RD 15/magia e ancião – RD 20/magia.
30 Durante os vários estágios de sua vida, um dragão de ouro ganha as seguintes habilidades especiais: jovem – benção, adulto – bônus na sorte, antigo – tarefa/missão e detectar gemas, venerável – explosão solar, grande ancião – sexto sentido.

Recursos de Jogo: Para usar o material deste artigo no seu máximo, consulte os seguintes recursos: Livro do Jogador, Livro do Mestre e o Livro dos Monstros.



Sobre o autor

Eric Cagle teve sua primeira experiência de trabalho na Wizards of the Coast, mas agora vive de acordo com o estilo de vida extravagante do freelancer. Procure pelo seu nome no D&D, d20 Modern e nos livros de Guerra nas Estrelas. Créditos recentes incluem d20 Apocalypse, Races of Destiny e Monster Manual III. Ele também é um colaborador do Game Machanichs, da Green Ronin Publishing, da Dragon Magazine e do seu próprio website. Eric mora em Seattle, onde o café é escuro e forte, assim como suas deusas.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.