Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Notas de Romance
 
Série da Sembia: Um Comentário Artístico
Por Terese Nielsen
Tradução por Daniel Bartolomei
.


Terese Nielsen, a artista das ilustrações de capa da Série da Sembia, compilou suas notas, pensamentos e esboços para os romances. Ela começou a trabalhar nestas ilustrações de capa pelo convite do diretor de arte da Wizards of the Coast, Jon Schindehette, no fim de 1999. Vamos ver o que ela diz sobre cada ilustração, romance por romance (Você pode ver a informação sobre o romance clicando nos links fornecidos ao longo do texto).

The Halls of Stormweather (Os Salões de Stormweather)

A idéia original para The Halls of Stormweather (Os Salões de Stormweather) foi ilustrar uma capa contendo retratos de todos os sete personagens principais. Eles queriam dar a Sembia uma impressão de Renascentismo, então muitos esboços foram desenhados para sentir a arte naquele dia. Depois de eu expor minhas idéias, decidiu-se que seria melhor mostrar três dos personagens principais ao invés de todos, então tomamos outra direção que se centrava no patriarca, sua filha e seu filho lobisomem.

The Halls of Stormweather

Clique nas imagens para aumentar

Infelizmente, eu não tenho os e-mails com as idéias de descrições do diretor de arte, pois este primeiro eu comecei antes de eu ter um computador. O interior do primeiro livro conta com 7 pinturas em preto e branco de cada um dos personagens. Eu geralmente não pinto em preto e branco, mas foi divertido se concentrar em valores e não em cores.

Shadow's Witness (Testemunha das Sombras)

Depois que The Halls of Stormweather (Salões da Tempestade) foi feito, o diretor de arte mudou e o novo diretor de arte era Matt Adelsperger. Ele e o editor decidiram que gostariam de um tipo de retrato formal para o restante da série, então os primeiros desenhos davam a impressão de pose. Shadow's Witness (Testemunha das Sombras) mostrava um mordomo alto, magro e calado. Ele foi desenvolvido com um olhar distinto e uma personalidade que fez dele único de pintar. Aqui estão duas versões do esboço, bem como as descrições e capas que eu fiz.

Shadow's Witness

Clique nas imagens para aumentar

Descrição do Personagem: Cale é o mordomo da casa Uskevren, ainda que mantenha laços com o submundo. Ele tem uma vida dura e isso aparece em seu rosto. Quando ele está sendo o mordomo, ele parece muito mais velho do que seus 35 anos. Ele possui olhos profundos e sombrios, e possui bochechas cavernosas e um rosto pálido e magro com lábios finos. Ele possui profundas linhas de preocupação em suas sobrancelhas e uma cabeça levemente careca. Ele tem 1,88 m e é extremamente meticuloso sobre sua postura, que é sempre vertical e nunca desleixada. Seu corpo é magro, embora ele ainda se mova com a graça do ladino habilidoso que foi nos dias antigos de sua vida como membro da guilda dos ladrões. A falta de graça como mordomo de Cale é uma fachada inteligente. Cale é muito solene e pensativo para ser atraente para a maioria das mulheres.

Direções de Capa: Nós tivemos que fazer suas roupas parecerem um pouco interessantes, já que ele é a única figura da capa. Ele trabalha para um empregador muito rico, então ele pode estar vestindo alguma jóia conservadora, botões de ouro ou um colar largo.

Cale é o único personagem na obra.

Tomar uma aproximação quase de retrato e manter a luz baixa, como na capa prévia. Como comportamento, ele é uma pessoa muito séria. Talvez adicionar uma sobrancelha erguida para parecer que ele poderia estar olhando para algo.

Ele deveria estar de pé à esquerda do centro e em frente a um espelho com uma armação de ouro elaborada. Ele está segurando um envelope atrás de suas costas que seria mostrado no espelho (como se estivesse escondendo algo). Ele poderia estar em uma sala, no topo de uma escadaria ou em qualquer lugar você imaginaria que o espelho lançaria uma reflexão interessante.

The Shattered Mask (A Máscara Despedaçada)

The Shattered Mask (A Máscara Despedaçada) foi provavelmente a ilustração que menos gostei. Eu senti que ela tinha uma aparência de pose, e eu não tive muitas informações sobre Shamur para fazê-la interessante. Eu senti que minhas mãos estavam um pouco atadas para composições interessantes quando eles precisaram de uma obra que era "semi-formal e muito parecida com um retrato". No fim, o cachorro foi minha parte favorita da pintura - ele tem uma personalidade!

The Shattered Mask

Clique nas imagens para aumentar

Visão Geral do Enredo: Shamur, matriarca do clã de Uskevren, descobre uma conspiração para matar seu marido. Para desvendar a conspiração, ela tem que usar as habilidades que aprendeu há muito tempo como uma ladra e aventureira.

Conteúdo: A obra deveria ter a aparência do restante da série - semi-formal e muito parecida com um retrato. Uma coisa que notei que foi diferente entre a capa 1 e a capa 2 foi que a primeira tinha um pouco mais de sensação de movimento (um vestido esvoaçante e a lua se movendo). Para esta capa, eu quis recuperar aquele elemento. De qualquer maneira, Shamur deveria posar num retrato diurno e recreativo. Sua forma principal de fuga das formalidades rígidas de deveres matriarcais é equitação. Assim, ela deveria estar ao lado de seu cavalo ou talvez em um banco próximo a ele. O cavalo poderia estar lançando uma sombra acentuada sobre o rosto dela, para simbolizar lado obscuro e aventureiro. Um cachorro de caça em seu outro lado pode ser uma boa adição (apenas se ele não congestionar as coisas). O editor pediu que nós também tentássemos mostrar a sombra de um homem sobre por Shamur (ele deveria estar fora do retrato, mas na frente dele). A cena deveria acontecer num gramado frontal. Nós poderíamos ver algumas cercas vivas bem aparadas e parte da fachada da mansão. Para ilustrar o fato que este é um cenário de fantasia, eu pensei que nós poderíamos trabalhar também em um par de estátuas no gramado. Que tal duas estátuas flanqueando uma calçada? Uma é um hipogrifo (referência fixa) apoiado nas patas traseiras. A outra poderia ser uma estátua de um herói estilo romano. Quase nu (não pense que nu frontal iria funcionar aqui) e segurando um escudo e uma lança, como se atacasse o hipogrifo. Se isto parecer muito difícil de ajustar, então realmente corte o detalhe da fachada da mansão. Apenas a use como fundo.

Descrição da Personagem: A roupa dela deveria ser menos do que formal (definitivamente nenhum vestido de noite). Deveria ser uma roupa de montaria de aparência cara. O ornamento no traje dela poderia ser de pequenos desenhos em veludo (não por todo lado; isto seria muito quente para se cavalgar), botões de metais preciosos, coroa de prata da família no capacete de montaria e camisa rufada. Ela pode ter um estribo e um chicote, ou qualquer acessório de equitação que você imaginar apropriado.

A cor do cavalo dela é com você, então faça qualquer coisa que se encaixe melhor na arte. A sela deveria parecer como se fosse um colar de família - ricamente detalhado com couro que poderia ser tingido em uma cor extravagante. Os acolchoamentos de montaria abaixo dela deveria ter o mesmo tipo de tato. Se a coroa de família funcionar melhor aqui, então a use. A rédea poderia ser feita de ouro e o cavalo também pode ter arreios.

Black Wolf (Lobo Negro)

Black Wolf (Lobo Negro) foi legal. Neste momento das séries, Matt quis sair da sensação de retrato, então nós quisemos manter uma aparência de retrato, mas adicionando um pouco mais de fantasia ao fundo, uma mão "lupina" e olhos vermelhos. A névoa com a luz da lua pareceu apropriada para o homem/lobo. Sua roupa intrincada foi divertida e esta capa foi minha primeira experiência no uso do computador na pintura final. Eu usei algumas fotos como referência que tirei da tela da minha TV para o fundo atrás de meu esboço, e então a imprimi e a pintei. Foi um novo modo divertido de se pintar que eu agora utilizo o tempo todo.

Black Wolf
Clique nas imagens para aumentar

Visão Geral do Enredo: Tal é um lobisomem novo. Duas sacerdotisas de Selune ofereceram a Tal o fogo da lua para que ele pudesse controlar a sua aflição, mas sendo um segundo filho independente, ele recusou. Elas pensam que ele possa ser o Lobo Negro da profecia que resiste e controla sua aflição, assim terminando o ciclo da licantropia. Embora Tal tenha recusado ajuda, as irmãs são cobradas de manter um olho nele e segui-lo ao longo da maioria do romance. Muito da história acontece no teatro Reinos Largos (pense teatro de Shakespeare Apaixonado) onde Tal atua como ator principal e onde também se tranca quando a lua está cheia, como Oz em Buffy a Caça Vampiros. O licantropo maligno que infectou Tal, Rusk, está trabalhando para Casa Malveen (Irmãos Stannis e Radu Malveen). Eles contrataram Rusk para derrubar a família de Uskevren perseguindo Tal e fazendo dele um lobisomem. Rusk também gostaria de vingança contra Tal por ter cortado seu braço (isto aconteceu em Os Salões da Tempestade). A recompensa dos malignos irmãos de Malveen é um artefato que pode ter a habilidade para restabelecer o braço de Rusk. A Casa Malveen é um das famílias nobres de Selgaunt. Percebendo que tal segredo poderia, e quase foi, usado contra a família dele, Tal finalmente lhes conta a verdade sobre sua licantropia.

Descrição do Personagem: Quando chegar em Talbot, você é o mestre, mas há alguns detalhes que nós precisamos incluir, sem dúvida. Eles estão incluídos no texto abaixo.

Talbot Uskevren é notoriamente grande (talvez em relação às proporções e ao cenário) - maior até mesmo do que um ano atrás. Seu cabelo negro é comprido e um desarrumado, e usa costeletas grossas. Suas sobrancelhas são grossas, escuras e se curvam quando ele rosna para mostrar suas presas (mas não são vampíricas ou bestiais). Seu rosto possui um leve ar lupino, mas ele é claramente humano (com exceção de sua mão - veja a seguir). Seus olhos são normalmente cinza, mas agora eles brilham em vermelho, como representado na capa de Os Salões da Tempestade.

Ele se parece mais com um ginasta grande e magro do que um levantador de peso, embora ele tem uma expansão enorme no tórax e ombros. Seu peito e barriga são especialmente peludos, e seus antebraços são especialmente grossos, musculosos e peludos.

Ele usa uma camisa branca com um colarinho desabotoado. Sobre a camisa está um colete ricamente detalhado e talvez uma capa que poderia ser uma sobra de sua fantasia. Suas calças são couro de marrom de boa qualidade com tranças elaboradas onde seriam as costuras exteriores. Seu cinto possui uma grande fivela de bronze com um desenho intrincado estilo Celta. Se pudéssemos ver seus pés, eles estariam enfiados em botas de couro de aparência cara com estampagem semelhante à fivela de seu cinto, e talvez uma biqueira de prata para proteger os dedos do pé.

Embainhado ao seu lado está uma espada longa de uma lâmina obviamente feita para uma criatura maior que ele; ela não é ridiculamente grande, mas é grande o bastante para ele a brandir quando em forma de lobo. A bainha não é tão rica quanto o resto de sua roupa. É uma arma brutal, não uma extravagância. Ela não combina com suas roupas extravagantes.

A mão esquerda de Tal é bestial - aproximadamente 10% maior que sua mão direita - com uma pele preta e grossa e ásperas unhas lupinas. É a única parte dele que lembra um lobo. Eu penso que precisamos chamar atenção para isto. Talvez ele a tenha levantado próximo ao queixo como se estivesse pensando, ou estivesse sobre a empunhadura de sua espada, ou estivesse segurando a bainha do colete próximo ao seu peito.

Cenário: Talbot está no palco do teatro iluminado pela luz da lua (Não um palco em caixa, mas teatro ao redor, como o Globo de Shakespeare, com um teto parcial). Eu enviarei uma referência deste tipo de teatro na segunda-feira. Estes tipos de produções eram muito limitados, com cenários múltiplos usados em sua maioria para aplicações diferentes. Sobre o palco estão pendurados os cordames para os cenários de fundo.

Direção Sugerida: Como mencionado anteriormente, eu gostaria alguma ênfase em sua mão lupina, então uma sombra acentuada poderia estar sobre ela. Você também pode usar algo como os dispositivos previamente mencionados. O humor é um pouco intranqüilo. Talbot está no limiar de mostrar ao mundo que é um lobisomem. É por isso que ele está no palco; talvez seja a noite anterior ao grande anúncio de sua primeira performance e ele está tendo segundos pensamentos. O luar está o atingindo como um refletor para mostrar este sentimento de isolamento.



Para ver esta e outras publicações de romances vá para nossa seção de suplementos - romances.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.