Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Notas de Romance
 
Escolhido de Deneir
Por Sean Reynolds
Tradução por Daniel Bartolomei.


Os Escolhidos de Mystra são famoso nos Reinos Esquecidos: as Sete Irmãs, Elminster e Khelben. Eles são renomados por seu poder e suas batalhas contra os Magos Vermelhos, Culto do Dragão e os Zhentarim. Mas Mystra não é a única que possui Escolhidos. Cadderly, Escolhido de Deneir, lutou contra usuários de magia pretensos conquistadores e ganhou a inimizade dos Máscaras Noturnas. Cadderly é o astro dos romances da série Quinteto dos Clérigos por R.A. Salvatore, e seu trabalho é proteger e preservar o conhecimento a todo custo em Faerûn. Dê uma olhada no modelo de Escolhido de Deneir e veja como Cadderly se parece com estatísticas!

Escolhido de Deneir

Os Escolhidos de Deneir são estudantes e pesquisadores, e eles são apaixonados pelo estudo da arte, escrita e literatura. Escolhidos a dedo pelo deus dos símbolos e da literatura, o Escolhido é recluso, preferindo o mundo dos livros e do conhecimento para interagir com as pessoas. Quando eles encontram outros com os mesmos interesses, eles se animam e até mesmo se tornam argumentativos, mas tendem ao pacifismo em face de grandes perigos.

O Escolhido de Deneir não aparenta ser diferente de outras criaturas de seu tipo.

Criando um Escolhido de Deneir

Escolhido de Deneir é um modelo que pode ser acrescentado a qualquer criatura de humanóide (referido daqui por diante como o "personegem") que possui pelo menos um nível de clérigo e ter escolhido por Deneir como sua divindade. Um Escolhido de Deneir usa todas as estatísticas e habilidades especiais do personagem exceto como notado aqui. Um Escolhido de Deneir tem seu poder apenas sob a vontade de Deneir; se ele decidir remover o status de Escolhido de Deneir do personagem, ele reverterá às suas habilidades originais. Normalmente há apenas um Escolhido de Deneir de cada vez, e quando o atual envelhecer, ele encontrará um estudante a quem ele passará o manto de dever.

Ataques Especiais: Um Escolhido de Deneir retêm todos os ataques especiais do personagem e também ganham os seguintes.

Expulsão Avançada (Sob): Se o Escolhido de Deneir fizer um ataque de toque corpo a corpo com seu símbolo sagrado contra uma criatura morta-viva, ele usa uma tentativa automática de expulsar morto-vivo naquela rodada contra aquele morto-vivo (afetando somente aquele morto-vivo e nenhum outro por perto). Esta tentativa conta como um uso da tentativa de expulsão do dia. Ele ganha um bônus sagrado de +4 para este teste de expulsão e dano com este ataque.

Habilidades Similares a Magia: O Escolhido de Deneir tem acesso às seguintes habilidades similares a magia, que funcionam com um nível de conjurador igual ao nível de personagem do Escolhido de Deneir. Estes são usados 1x/dia: antipatia, cativar, detectar mentira, detectar pensamentos, dominar pessoas, enviar mensagem, ligação telepática de Rary, limpar a mente, pasmar, proteger outro, sugestão, sugestionar multidões.

Marca de Deneir (Sob): Pelo chamado do poder sagrado de Deneir e pressionando seu símbolo sagrado contra a testa de uma criatura maligna (um ataque corpo a corpo de toque que provoca um ataque de oportunidade), o Escolhido de Deneir pode marcar permanentemente o alvo com o símbolo de Deneir. Esta marca mágica não pode ser curada, mas pode ser dissipada. Qualquer pessoa de tendência boa que veja a marca imediatamente sabe que seu portador é mau e a atitude do espectador troca uma categoria em direção a hostil quando apropriado.

Qualidades Especiais: Um Escolhido de Deneir retêm todas as qualidades especiais do personagem e também ganha as seguintes.

Canção de Deneir (Sob): O Escolhido de Deneir não precisa preparar suas magias de clérigo. Ao invés disso, ele revisa mentalmente uma canção mágica única chamada a Canção de Deneir, que então coloca o feitiço em sua mente de forma que ele possa conjurá-la imediatamente. Isto significa que conjurar uma magia desta maneira é sempre pelo menos uma rodada de ação completa (Se ela for menor do que uma rodada completa, ela se torna uma de rodada completa, muito parecida com os feitiços metamágicos conjurados por um feiticeiro. Se ela já for uma de rodada completa ou maior, o tempo de conjuração fica inalterado). O Escolhido de Deneir pode preparar feitiços de clérigo normalmente. Ele ainda é nominalmente limitado pelo número de magias por dia que ele pode conjurar como determinado pela Tabela 3-6: O Clérigo no Livro do Jogador. Ele pode conjurar seu número normal de magias por dia, mas cada magia lançada além deste limite arrisca uma dor de cabeça poderosa que o deixa pasmado por 1 hora e incapaz de conjurar magias acima do 4º nível por um número de semanas igual ao nível do feitiço que causou a dor de cabeça. Ele pode evitar a dor de cabeça fazendo um teste de Constituição (CD 18 + nível da magia + número de magias além do limite que ele já lançou nas últimas 24 horas).

Forma Selvagem (Sob): O Escolhido de Deneir pode se transformar parcialmente em uma única forma animal. Isto é similar à forma híbrida de um licantropo, e pode ser somente um animal que o Escolhido de Deneir tenha desenvolvido uma afinidade com o passar do tempo. Não há nenhum limite à quantia de tempo que ele pode passar nesta forma, nem para o número de usos por dia. O Escolhido de Deneir ganha os talentos do animal, habilidades extraordinárias e seus bônus de habilidade raciais quando na forma híbrida.

Idiomas (Sob): Ao se tornar um Escolhido de Deneir, o personagem imediatamente ganha conhecimento de um número de idiomas igual ao seu modificador de Inteligência. Estes idiomas são perdidos se o personagem perder seu status de Escolhido de Deneir.

Imunidades (Ext): O Escolhido de Deneir é imune a doenças, dreno de nível, níveis negativos e veneno.

O Tomo da Harmonia Universal: O Escolhido de Deneir é o portador d'O Tomo da Harmonia Universal que é o mais sagrado de todos os livros da fé de Deneir e compreendido somente por seu Escolhido. As páginas do livro estão cheias de misteriosas runas, e com o passar do tempo o Escolhido de Deneir pode determinar o padrão dentro do texto - ele descreve a Canção de Deneir que é o que dá ao Escolhido sua habilidade incomum de conjuração de magias. O livro é dado de um Escolhido de Deneir para o próximo quando o velho Escolhido de Deneir percebe que sua morte se aproxima. Qualquer pessoa diferente de um Escolhido de Deneir que tentar ler o livro deve fazer um teste de resistência de Fortitude (CD 25) ou será nocauteado e ficará inconsciente durante uma hora.

Testes de Resistência
: O mesmo do personagem.

Habilidades: Aumenta o da criatura base conforme o seguinte: +2 Constituição, +2 Inteligência, + 2 Sabedoria.

Perícias: As mesmas do personagem. Todas as perícias Conhecimento são perícias de classe para o Escolhido de Deneir.

Talentos: Os mesmos do personagem.

Clima/Terreno: O mesmo do personagem.

Organização: A mesma do personagem.

Nível de Desafio
: O mesmo do personagem +4.

Tendência: A mesma do personagem.

Tesouro: O mesmo do personagem.

Progressão: A mesma do personagem.

Exemplo de um Escolhido de Deneir


Este exemplo usa Cadderly, um clérigo humano de Deneir de 20º nível, como personagem base. Cadderly é um personagem criado por R.A. Salvatore e é caracterizado nos romances Cleric Quintet (Quinteto Clerical), entretanto ele fez também aparições em vários romances dos elfos negros de R.A. Salvatore.

Cadderly: Humano Escolhido de Deneir Clr 20; ND 24; humanóide Médio; DV 20d8+60; 150 PV; Ini. +6; Desl.: 9 m; CA 12 (toque 12, surpresa 10); Corpo a corpo: cajado +2 +21/+16/+11 (dano: 1d6+8); ou à distância: disco giratório +17/+12/+7 (dano: 1d4+4), ou besta de mão com virotes +1 +18 (dano: 1d4+1/19-20), ou besta de mão +2 +19 (dano: 1d4+2/19-20); AE Expulsão avançada, expulsar mortos-vivos 5x/dia, marca de Deneir, poderes psiônicos; QE Canção de Deneir, forma selvagem, idiomas, imunidades, tomo da harmonia; Tend. NB; TR Fort +15, Ref +8, Von +19; For 18, Des 15, Cons 17, Int 18, Sab 20, Car 15.

Perícias e Talentos: Cavalgar (cavalo) +4, Conhecimento (arquitetura e engenharia) +22, Conhecimento (história) +21, Conhecimento (natureza) +19, Conhecimento (religião) +27, Cura +6, Diplomacia +7, Falar Idioma +3, Identificar Magia +20, Profissão (cantareiro) +12, Sobrevivência +8; Educação (Conhecimento [história], Conhecimento [natureza]), Esquiva, Iniciativa Aprimorada, Tiro Certeiro, Usar Arma Exótica (besta de mão), Usar Arma Exótica (besta de repetição), Usar Arma Exótica (shuriken).

Canção de Deneir (Sob): Cadderly não precisa preparar suas magias de clérigo. Ao invés disso, ele revisa mentalmente uma canção mágica única chamada a Canção de Deneir, que então coloca o feitiço em sua mente de forma que ele possa conjurá-la imediatamente. Isto significa que conjurar uma magia desta maneira é sempre pelo menos uma rodada de ação completa (Se ela for menor do que uma rodada completa, ela se torna uma de rodada completa, muito parecida com os feitiços metamágicos conjurados por um feiticeiro. Se ela já for uma de rodada completa ou maior, o tempo de conjuração fica inalterado). Cadderly pode preparar feitiços de clérigo normalmente. Ele ainda é nominalmente limitado pelo número de magias por dia que ele pode conjurar como determinado pela Tabela 3-6: O Clérigo no Livro do Jogador. Ele pode conjurar seu número normal de magias por dia, mas cada magia lançada além deste limite arrisca uma dor de cabeça poderosa que o deixa pasmado por 1 hora e incapaz de conjurar magias acima do 4º nível por um número de semanas igual ao nível do feitiço que causou a dor de cabeça. Ele pode evitar a dor de cabeça fazendo um teste de Constituição (CD 18 + nível da magia + número de magias além do limite que ele já lançou nas últimas 24 horas).

Expulsão Avançada (Sob): Se Cadderly fizer um ataque de toque corpo a corpo com seu símbolo sagrado contra uma criatura morta-viva, ele usa uma tentativa automática de expulsar morto-vivo naquela rodada contra aquele morto-vivo (afetando somente aquele morto-vivo e nenhum outro por perto). Esta tentativa conta como um uso da tentativa de expulsão do dia. Ele ganha um bônus sagrado de +4 para este teste de expulsão e dano com este ataque.

Forma Selvagem (Sob): Cadderly pode se transformar parcialmente em uma única forma animal. Isto é similar à forma híbrida de um licantropo, e no caso de Cadderly, num esquilo voador de pelo branco. Não há nenhum limite à quantia de tempo que ele pode passar nesta forma, nem para o número de usos por dia. Cadderlu ganha visão no escuro, escalar 9 m, um bônus de +8 nos testes de Equilíbrio, e pode facilmente cair de 15 m de altura sem se machucar (ele precisa estar apto para realizar ações físicas para orientar suas asas planadoras ao cair).

Habilidades Similares a Magia: Uma vez por dia - antipatia, cativar, detectar mentira, detectar pensamentos, dominar pessoas, enviar mensagem, ligação telepática de Rary, limpar a mente, pasmar, proteger outro, sugestão, sugestionar multidões. 20º nível de conjurador; teste de resistência CD 12 + nível da magia.

Idiomas (Sob): Ao se tornar um Escolhido de Deneir, Cadderly imediatamente ganhou o conhecimento de um número de idiomas igual ao seu modificador de Inteligência (Anão, Damaran, Élfico e Mulhorandi). Estes idiomas são perdidos se Cadderly perder seu status de Escolhido de Deneir.

Imunidades (Ext): Cadderly é imune a doenças, dreno de nível, níveis negativos e veneno.

Marca de Deneir (Sob): Pelo chamado do poder sagrado de Deneir e pressionando seu símbolo sagrado contra a testa de uma criatura maligna (um ataque corpo a corpo de toque que provoca um ataque de oportunidade), Cadderly pode marcar permanentemente o alvo com o símbolo de Deneir. Esta marca mágica não pode ser curada, mas pode ser dissipada. Qualquer pessoa de tendência boa que veja a marca imediatamente sabe que seu portador é mau e a atitude do espectador troca uma categoria em direção a hostil quando apropriado.

O Tomo da Harmonia Universal: Cadderly é o portador d'O Tomo da Harmonia Universal que é o mais sagrado de todos os livros da fé de Deneir e compreendido somente por seu Escolhido. As páginas do livro estão cheias de misteriosas runas, e com o passar do tempo o Escolhido de Deneir pode determinar o padrão dentro do texto - ele descreve a Canção de Deneir que é o que dá a Cadderly sua habilidade incomum de conjuração de magias. O livro é dado de um Escolhido de Deneir para o próximo quando o velho Escolhido de Deneir percebe que sua morte se aproxima. Qualquer pessoa diferente de um Escolhido de Deneir que tentar ler o livro deve fazer um teste de resistência de Fortitude (CD 25) ou será nocauteado e ficará inconsciente durante uma hora.

Divindade: Deneir. Domínios: Bem (conjuras magias boas com +1 no nível de conjurador), Conhecimento (conjura adivinhações com +1 no nível de conjurador).

Pertences: Cajado +2, zarabatana +2, besta de mão, disco giratório, veneno sonífero drow (1 dose), virotes de besta de mão +1 (cada um com uma dose do óleo da explosão de força em um pequeno frasco que se quebra se o virote atingir o alvo) (16).

Disco Giratório: Um disco giratório é uma arma exótica minúscula corpo ao corpo. O disco cristalino e afiado do tamanho de um punho tem uma costura ao redor da extremidade e uma corda de 1 m envolto na costura. É usado como um ioiô; o usuário gira o disco na direção do alvo, e, se errar, ele automaticamente se enrola novamente (ele pode ser usado para fazer ataques iterativos). Se o disco acertar um alvo, deve ser enrolado manualmente (uma ação equivalente a movimento) antes que possa ser usado para atacar novamente. Um disco giratório é tecnicamente um item de arremesso e usa o bônus de Destreza do usuário em vez da Força para a jogada de ataque, embora não provoca um ataque de oportunidade quando usado. O bônus de Força do usuário se aplica ao dano.

Custo: 5 PO; dano: 1d4, crítico: x2, peso: 1,5 kg, tipo: impacto.

Zarabatana: Uma zarabatana normalmente é um tubo de madeira oco de aproximadamente 1 m de comprimento, mas algumas versões são mais longas. Um dardo é inserido no fim do tubo, e um sopro forte e rápido lança-o para fora do tubo até um alvo. Por causa de seu baixo dano, os dardos da zarabatana são normalmente envenenados.

Custo: 1 PO; dano: 1, crítico: x2, incremento de distância: 9 m; peso: 1,5 kg, tipo: perfuração.

Dardos (10): custo: 1 PP; peso: 10 grupos de 10 dardos pesam 0,5 kg.

Óleo da Explosão de Força: O óleo da explosão de força é usado para cobrir uma única arma corp ao corpo ou até 10 projéteis pequenos (shurikens, flechas, virotes e assim por diante). Quando a arma atingir um objeto, o óleo causa um dano adicional de força de +1d6 pontos. A potência do óleo desaparece depois de 1 minuto. Devido arma coberta necessitar atingir uma criatura para fazer o óleo se ativar, uma criatura incorpórea que não foi atingida devido sua chance de erro incorpóreo não sofre nenhum dano de força do óleo (em outras palavras, a arma tem que atingir uma criatura incorpórea com sucesso para ativar os efeitos do óleo). Cobrir uma arma ou 10 projéteis pequenos é uma ação padrão.

Nível de conjurador: 10º; Pré-requisitos: Preparar Poção, arma espiritual; Preço de mercado: 1,000 PO.

Tabela 1-1: Armas de Cadderly

Arma Custo Dano Crítico Incremento de Distância Peso Tipo
Disco giratório 5 PO 1d4 x2 - 1,5 kg Impacto
Zarabatana 1 PO 1 x2 9 m 1,5 kg Perfuração
Dardos, zarabatana (10) 1 PP - - - 0,5 kg --



Para ver esta e outras publicações de romances vá para nossa seção de suplementos - romances.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.