Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Notas de Romance
 
Estilos de Luta Drow
Por Sean K. Reynolds
Tradução por Daniel Bartolomei.



A maioria das pessoas que vivem ao longo da Costa de Espada conhece Drizzt Do'Urden, mestre das duas cimitarras. O tolo e ignorante poderia assumir que o estilo dele de lutar é o estilo mais comum entre os drow do Subterrâneo. Mas os drow vêm de muitas cidades diferentes, adoram muitos deuses diferentes, e têm, da mesma maneira, muitas influências variadas em suas vidas, assim como humanos, elfos da superfície ou anões. Como tal, seus estilos de luta variam de cidade para cidade e de indivíduo para indivíduo. Considerando que a maioria das cidades drow têm uma academia marcial à que todos os guerreiros têm que freqüentar, todos os drow ganham uma familiaridade básica com muitos estilos de combate, de torções sutis de uma lâmina para desarmar um inimigo até realizar golpes poderosos que mordem profundo a carne do inimigo. Aqui está uma avaliação dos estilos de luta mais comuns usados pelos elfos negros. A maioria dos drow focam em um estilo particular em seus estudos, mas os lutadores mais experientes utilizam-se freqüentemente de outros estilos, de forma que sejam mais versáteis.

Bautha Z'hin: O estilo bautha z'hin, que significa "esquivar-se e andar", confia na agilidade natural e na armadura leve que favorece os elfos negros. Os drow cercam seus inimigos e os ataqcam de todos os lados, e eles usam este estilo particularmente contra monstros estranhos com muitos ataques e um alcance longo. O estilo enfatiza esquivas e alta manobrabilidade, e os praticantes deste estilo aprendem freqüentemente os elementos do estilo orb alur, vangloriando-se de que nunca são tocados em uma briga. Guerreiros deste estilo são geralmente emparelhados com aqueles usando o estilo z'ress a'thalak, especialmente já que o último atua como uma âncora e a sua posição anterior para flanquear o inimigo. Este estilo favorece os drow ladinos e guerreiros/ladinos, bem como os clérigos de Eilistraee e Vhaeraun.

Talentos D&D: Ataque Giratório, Esquiva, Mobilidade.

Draa Velve: Só alguns elfos negros em cada cidade praticam o estilo draa velve porque a habilidade natural necessária para este estilo é muito rara. O nome significa "duas espadas", e envolve um equilíbrio surpreendente de controle entre as duas mãos. Os seguidores deste estilo lutam com uma arma em cada mão e usam uma das armas tanto para aparar quanto para atacar, o que significa a arma usada para aparar também age como um escudo. Alguns elfos negros sem um equilíbrio perfeito entre ambas as mãos estudam os fundamentos deste estilo, esperando dominá-lo eventualmente através de intenso treinamento ou magia. Drizzt Do'Urden é um mestre deste estilo já que ele tem o talento natural e também porque recebeu treinamento de um mestre de armas no estilo.

Talentos D&D: Ambidestria, Combater com Duas Armas, Estilo das Espadas Gêmeas.

Jivvin Golhyrr: Semelhante em alguns modos ao estilo kyorlin plynn, o estilo jivvin golhyrr é um estilo defensivo que confia nas fraquezas do desempenho do inimigo para fazê-lo tropeçar e cair, tornando-os mais vulneráveis a ataques posteriores e simulando uma posição de fraqueza. O nome significa "truque divertido" e vem da cruel apreciação dos drow de colocar outro na posição humilhante de um escravo ou outro ser servil. Drows muito habilidosos gostam de humilhar seus inimigos antes de dar o golpe mortal, e os clérigos de Lolth são apaixonados por este estilo por este motivo. Estudantes do estilo jivvin golhyrr freqüentemente estudam o kyorlin plynn e vice-versa.

Talentos D&D: Desarme Aprimorado, Especialização.

Kyone Veldrin: Todos os elfos negros têm a habilidade para criar escuridão como uma habilidade similar a magia, e enquanto todos eles aprendem a usá-la para surpreender, aborreça e separar os inimigos, poucos deles estudam o estilo kyone veldrin, que significa "alerta nas sombras." Estudantes deste estilo podem definir o local dos inimigos no meio de escuridão absoluta e golpeá-los com surpreendente precisão a despeito de sua cegueira efetiva. Normalmente equipes de especialistas deste estilo e do estilo luth alur se juntam para formar equipes de ataque especiais, com os kyone veldrin lutando com os globos de escuridão e os luth alur atirando até morte de qualquer inimigo que deixar a escuridão.

Talentos D&D: Lutar às Cegas, Prontidão.

Kyorlin Plynn: Guerreiros elfos negros conservadores e aqueles que precisarem capturar oponentes vivos (normalmente para interrogação) ou apenas para desfrutar da humilhação de seus oponentes usam o estilo kyorlin plynn, que significa "veja e pegue". O estilo usa táticas defensivas e métodos eficientes de desarmar para atrasar os oponentes e negar-lhes suas habilidades para que lutem efetivamente. Muitos grupos de luta drow possuem pelo menos um praticante de kyorlin plynn em mãos para lidar com o membro mais poderoso de um grupo inimigo; aquele drow mantém o oponente ocupado até que seus aliados lidem com o resto das forças inimigas e possam se agrupar novamente para derrotar o oponente mais difícil. Muitas sacerdotisas de Lolth aprendem este estilo porque elas gostam de levar cativos para tortura e sacrifício.

Talentos D&D: Desarme Aprimorado, Especialização, Reflexos de Combate.

Luth Alur: Elfos negros são tão frágeis quanto os elfos da superfície, e alguns preferem ficar fora do perigo imediato quando há luta. O estilo luth alur, que significa "disparo superior" é perfeito para eles já que lhes permite derrubar seus inimigos com precisão mortal mesmo sem tê-los machucado. Este estilo requer um olho afiado e mãos firmes. O raro drow que usa um arco convencional algumas vezes aprende a atirar mais rapidamente que o normal, mas desde que tal truque é muito difícil com a arma à distância padrão do elfo negro (uma besta de mão) tais talentos são raramente vistos. A maioria dos grupos de guerra de elfos negros possui pelo menos dois guerreiros de luth alur, e em guerras de grande escala há esquadrões inteiros de guerreiros que usam este estilo. Estes guerreiros normalmente atacam forças inimigas emboscando-as.

Talentos D&D: Tiro Certeiro, Tiro Preciso, Tiro Rápido, Tiro em Movimento.

Orb Alur: O estilo orb alur combina os melhores elementos de bautha z'hin e kyorlin plynn, e leva muito tempo para se especializar. Chamado a "aranha superior", o estilo enfatiza grandes manobras de alcance que permitem seus praticantes golpearem muitos oponentes com mínimo esforço. Normalmente eles rolam ou saltam no meio de um grupo de inimigos e (se bem sucedidos) fatiam todos com um único golpe. Isto tem um efeito debilitante na moral inimiga e freqüentemente conduz à retiradas das forças inimigas; como tais, os praticantes do orb alur são de grande valor para as nobres casas drow e recebem muitos privilégios.

Talentos D&D: Reflexos de Combate, Esquiva, Especialização, Mobilidade, Ataque Giratório.

Phindar Streeaka: O estilo de phindar streeaka não é tecnicamente um estilo de combate, mas é mais um estado de espírito ao entrar em combate. Significa "imprudência negligente", e é o nome que os elfos negros dão aos raros drows berserkers. Devido sua falta sutileza e exposição ao caos subjacente na sociedade drow, este é um estilo impopular. Normalmente apenas colônias menores e mais primitivas de drows ou aqueles que adoram o estranho deus dos elfos negros, Ghaunadaur, mestre dos limos, o usam. O phindar streeaka não pode usar habilidades que requerem intelecto sobre a força de bruta, e muitos deles usam as técnicas comuns no estilo z'ress a'thalak, embora dizer que eles estudem aquele estilo é um erro.

Talentos D&D: Nenhum (veja o estilo z'ress a'thalak).

Sargh'elgg: O estilo sargh'elgg possui elementos simples, mas exige treinamento extensivo para se especializar. É usado com armas leves ou com o tradicional sabre drow, e é designado para a maioria destas armas e para a destreza superior natural dos elfos negros. O nome significa "valor em matar", que é um título exagerado para criou alguma medida de confiança para aqueles cujas habilidades pobres deixam este estilo como sua única escolha. Alguns feiticeiros e magos que lutam aprendem os fundamentos deste estilo, e devido Kiaransalee, Lolth e Vhaeraun favorecerem armas satisfatórias para o sargh'elgg, ele é praticado também por muitos clérigos. Este é o estilo de luta mais comum usado por um guarda drow de baixo nível (Essencialmente, qualquer um com nada mais do que a quantidade padrão de treino dado a um soldado comum elfo negro).

Talentos D&D: Sucesso Decisivo Aprimorado, Acuidade com Arma, Foco em Arma.

Ust Sreen: O estilo de combate simples chamado ust sreen, que significa "primeiro perigo", enfatiza reações rápidas ao aparecimento de inimigos. Devido a vigilância ser um estado constante na sociedade drow, esta é normalmente uma série básicas de lições ensinadas em academias drow e é geralmente combinado com outro estilo, já que reflexos rápidos não são úteis quando não apoiados por outras habilidades. Normalmente pelo menos um drow treinado neste estilo está presente em qualquer grupo de batedores e leva um besta de mão carregada com veneno de sono para eliminar um oponente bem antes dos aliados do drow poderem reagir.

Talentos D&D: Iniciativa Aprimorada, Saque Rápido.

Z'har Thalack: O estilo z'har thalack, que significa "guerra montada", foi desenvolvido para as patrulhas montadas de elfos negros e lida com as dificuldades e oportunidades de luta enquanto montado. Como o drow normalmente cavalga lagartos escaladores de parede, truques especiais disponíveis para aquele que podem manobrar de uma maneira tridimensional pelo Subterrâneo, colocaram os soldados montados em vantagem comparados às tropas de solo. Berg'inyon Baenre, líder dos cavaleiros de lagartos da casa Baenre, luta com este estilo, o que faz da sua lança da morte (uma lança longa forjada com uma poderosa magia mortal) ainda mais letal.

Talentos D&D: Arquearia Montada, Combate Montado, Ataque em Movimento, Pisotear.

Z'ress A'thalak: O estilo z'ress a'thalak, que significa "força da guerra" é incomum entre os elfos negros porque poucos tem a força física necessária para aprender todas as manobras. Os estudantes deste estilo sacrificam precisão para aumentar o poder, e aprendem a cortar através do corpo de um inimigo em queda para golpear outro inimigo, ou até mesmo quebrar armas inimigas com um único golpe. Uthegentel Del'Armgo, o mestre de armas da casa Del'Armgo de Menzoberranzan, era um praticante deste estilo. Drows que lutam deste modo normalmente preferem armas mais pesadas, tais como espadas longas, martelos e machados do que armas mais leves (como sabres) usadas pela maioria dos drow. Adoradores devotos de Selvetarm (uma divindade drow masculina de combate somente adorada em cidades que adoram Lolth; ele é completamente obscurecido pela Rainha de Aranha) geralmente usam este estilo.

Talentos D&D: Trespassar, Ataque Poderoso, Separar.



Para ver esta e outras publicações de romances vá para nossa seção de suplementos - romances.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.