Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Notas de Romance
 
Wizards Apresenta: Hand of Fire

Tradução por Marcus Vinicius Facin Brisolla, Curitiba-PR.



Bate-Papo feito pela Wizards of the Coast com Ed Greenwood.

Sexta, 27 Setembro, 2002

wizo_ginger: Junte-se a nós em Wizards Apresenta com a lenda viva Ed Greenwood enquanto ele discute Hand of Fire. Traga suas dúvidas! Antes de iniciar a seqüência, você gostaria de dizer algumas palavras sobre esta noite Ed?

Ed Greenwood: è sempre um prazer falar com as pessoas sobre Forgotten Realms, e espero fazer isto por muitos anos futuros. Vamos as questões.

verghityax: Delg Mão de Martelo está definitivamente morto?

sirurza_of_waterdeep: Definitivamente morto? Você pergunta em um mundo onde existe desejo, milagre e ressurreição verdadeira? Nós não sabemos sobre Delg - certamente parece que sim. Mas então, algo manifestou-se no romance, não?

edena_of_neith: Porque os Escolhidos (incluindo Alustriel) não correm grandes riscos para salvar Shandril? Está claro que eles esperavam sua morte desde o inicio.

Ed: Uma das coisas mais difíceis de mostrar em um romance é a amplitude da qual os Escolhidos estão em comunicação com Mystra e devem ter uma visão de longo alcance das coisas. Para mergulhar o leitor na mente de apenas uma das Sete faria-se um enorme romance, e tirar de vocês muito do interesse e excitação. Eu discordo que as Sete sabiam de Shandril morreria. Seria próximo da verdade dizer que elas sabiam que tinham uma chance ínfima de salvá-la (como uma mortal). A morte pode não ser o fim e pode não ser esta coisa terrível que os vivos pensam ser.

verghityax: O que você planeja escrever mais pra frente?

Ed: Para Forgotten Realms, um romance que você verá ano que vem, intitulado Elminster's Daughter . Espere do romance muita atitude. Mas agora, eu tenho um conto e dois outros romances colocados a minha frente, e eu escreverei qualquer um que eu estiver afim, quando chegar em casa do trabalho na biblioteca amanhã.

sirurza_of_waterdeep: Muito tempo passou desde o lançamento de Spellfire e Crown of Fire. Caramba, Forgotten Realms mudou demais. Eu sei que a linha de historia de Shandril foi meio que deixada aberta, mas porque a decisão de colocar Hand of Fire tão no passado na linha do tempo? D&D certamente parece estar dando muito trabalho em Spellfire, mais do que com o AD&D.

Ed: Hand of Fire segue diretamente Crown of Fire pois eu tive de contar o resto da história de Shandril. Sim, o tempo foi decorrido em Forgottn Realms, porém nós não vimos aparições de Shandril proeminentemente. Quem sabe se não veremos mais? Eu não estou dizendo isto para ser misterioso (ou chato), mas meramente porque existem tantos livros que eu desejo escrever e nós não podemos publicá-los todos.

edena_of_neith: Me parece que Elminster´s Daughter será um bom livro. Porque os Escolhidos não enviaram Shandril imediatamente a Lua Argêntea? Foi este um ato prudente? Estavam eles tentando salvar Lua Argêntea do que seria um terrível massacre?

Ed: Existem duas respostas para isto. A primeira é que os Escolhidos preocupados com Shandril estavam ocupados despistando muitas, muitas tentativas dos Magos Vermelhos, os Zhents, o Culto do Dragão, dúzias de magos independentes, os Malaugrym e muitas outras autoridades insignificantes de pegar Shandril. Infelizmente, a não ser que Hand of Fire fosse cinco romances enormes, não havia maneira de mostrar isto no papel. A próxima, parte do teste de Mystra em Shandril era deixar que ela tivesse suas próprias aventuras e fazer suas próprias escolhas. A viajem a Lua Argêntea foi uma destas escolhas. Sim, foi imposto a ela, mas muitas escolhas na vida são impostas.

lord_fzoul: Você acha que existe uma possibilidade que você possa algum dia escrever um livro detalhando o surgimento, queda e retorno de Bane?

Ed: Eu adoraria escrever tais livros. No entanto, eu sei quais serão meus livros para Forgotten Realms até 2008, e não estou certo que os leitores estarão na expectativa para a história de Bane em 2009 ou se vão querer algo diferente. Me consulte novamente em 2009!

aaefrr: Hand of Fire é um excelente trabalho. A quanto tempo você sabe o aproximado curso da trama?

Ed: Eu sabia por todo o percurso qual seria o destino de Shandril. Porém, quando se escreve um romance para a Wizards of the Coast, primeiramente deve-se enviar um esboço para aprovação editorial. E foi concordado de antemão que Shandril deveria morrer - como eu a mataria era problema meu. Assim, eu abocanhei a chance de mostrar aos leitores uma viajem de caravana em um romance (eu espero que você tenha gostado). Eu escrevi o esboço numa tarde - a coisa toda veio a mim num flash cegante e quando eu voltei, escrevi a coisa.

cade_quickpicks: Você tem planos para um romance estrelando Os Três Magos?

Ed: Existe um "acordo de cavalheiros" (não, não o OGL) que autores não utilizam os personagens uns dos outros sem consentimento e aprovação editorial. Eu não tenho certeza se um editor de romance, em algum momento, gostaria de amarrar firmemente os três mundos de campanha. Dalamar desapareceu das recentes crônicas dos Três Magos, pois eu não queria atrapalhar Margaret e Tracy nos seus escritos para Dragonlance. Além disso, eles não haviam decidido sobre o destino de Dalamar. Mas como você sabe, quase qualquer idéia para livro que você me pergunte é uma que eu adoraria de fazer, então se você puder convencer os editores da Wizards...

sirurza_of_waterdeep: Desde que ouvi sobre Elminster´s Daughter eu venho pensando se você poderia nos dizer em que ano do Cômputo dos Vales a história se passará? E já que estamos no tópico crianças, o que pode nos dizer sobre a filha de Sharantyr? Ela figura em seus planos?

Ed: Sim, eu tenho planos futuros para Sharantyr, mas Elminster´s Daughter não enfoca qualquer filho dela. Eu posso dizer que Elminster´s Daughter se passará no tempo atual de Forgotten Realms, e os leitores poderão surpreender-se com quantas filhas do velho Mago aparecem no romance - quase tão surpresos como ele está.

telaris: Por quanto tempo nós veremos livros de Elminster?

Ed: Por quanto tempo os leitores pedirem por ele! Na verdade, todos nós jogamos o jogo "se eu mandasse na TSR/Wizards of the Coast". E se eu mandasse no departamento de livros, eu provavelmente nunca teria feito de Elminster o personagem principal de um romance de Forgotten Realms. No entanto, uma vez que esta decisão foi feita por mim, os leitores se atiraram sobre os romances de Elminster. Eu posso dizer que tenho planos maiores para livros de Forgotten Realms que não são sobre Elminster. Eu gostaria de olhar para a vida de outra pessoa por um tempo, sendo que coloquei alguns milhares de personagens interessantes em Forgotten Realms das quais eu não tive a chance de contar as histórias ainda.

edena_of_neith: Shandril Shessair falhou no Teste de Mystra ou ela foi bem sucedida? O que, exatamente, Mystra estava testando em Shandril?

Ed: Os testes de Mystra são obviamente severos, mas eles têm seus propósitos. O que é aquele ardiloso propósito aqui? Eu não posso lhe dizer ainda para que Mystra a estava testando, além de, obviamente, "caráter". Eu posso lhe afirmar que Shandril passou no teste. Se planos futuros permitirem um dia, todos os fãs de Forgotten Realms saberão mais.

drickt: Porque Elminster in Hell não vai mais a fundo nos anéis do inferno?

Ed: Quando dei o título e o ponto de partida do romance, eu me deparei com o dilema: Como escrever um romance que atravesse os Nove Infernos, e não vá contra os códigos de conduta seis vezes a cada página? Portanto, minha solução foi obvia: Entrar na mente de Elminster, ao invés de fazer um passeio pelo Inferno. Se a Wizards fizer uma linha de romances sem censura, eu ficaria feliz em escrever um sangrento, nojento e diabólico épico. Isto foi o que tive de fazer para fazer "justiça" ao Inferno. Claro, eu precisaria de uma série de nove livros para fazê-lo.

thogroar: Existem muitos produtos de Forgotten Realms que são escritos por outros além de você. Você utiliza todos nas campanhas que você controla e você acha que irá algum dia escrever um romance sobre algum dos mais obscuros lugares de Forgotten Realms, como Luiren ou Halruaa?

Ed: Sim e sim. Na verdade, eu tenho uma grande idéia para um romance que se passa em algum lugar que você nunca imaginaria agora. Eu não vou lhe dizer aqui, pois quero deixar os editores de livros da Wizards realmente surpresos. Já no uso de material de campanha escrito por outros, eu até utilizo Blood Wars, Magic: The Gathering, e outros, muito antigos, jogos de carta.

verghityax: Porque existem tão poucos romances sobre anões e gnomos?

Ed: Eu adoraria escrever um livro sobre anões em Forgotten Realms, mas eu conheço alguém que está escrevendo um ótimo e eu adoraria ver seu livro publicado.Eu adoraria escrever romances sobre gnomos, da mesma maneira, porém eu tenho todos estes outros personagens "velhos preferidos" que, desesperadamente quero escrever suas histórias primeiro. Poucos destes são anões e apenas um é um gnomo.

verghityax: O que o inspirou para criar Forgotten Realms?

Ed: O gatilho foram os contos Fafhrd and the Grey Mouser de Fritz Leiber, os quais apareceram na revista Fantastic, tendo a mesma formatação mas sendo contos independentes. Antes disto, minha inspiração para Forgotten Realms foram os muitos, muitos livros de fantasia que li.

mystra_is_my_goddess: Mas você pode me dizer se existem planos para produzir estatísticas para D&D de Shandril? Também, você pode me dizer se planeja expor confrontos grandes entre os seguidores de Shar e de Mystra, em romances futuros?

Ed: Eu não tenho idéia que produtos para D&D poderão ser lançados que podem atualizar os personagens de Forgotten Realms. No entanto, muitos escritores têm atualizado os personagens de Forgotten Realms e estatísticas para D&D na página da Wizards, então eu dou uma olhada regularmente. No assunto Shar contra Mystra, eu não posso comentar sobre isto no momento, mas me parece uma boa idéia!

layton_mij: No início, Shandril era considerada algo único e especial como uma utilizadora do fogo primordial. Nos acessórios recentes de jogo, fogo primordial possui uma classe de prestígio. Nós veremos mais utilizadores do fogo primordial em outros romances?

Ed: Eu não faço idéia, mas eu também não tenho a intenção de popularizar meus futuros romances com utilizadores do fogo primordial. Eu posso ver uma história curta envolvendo uma festa numa sala fechada, envolvendo dúzias de embriagados carregadores do fogo primordial, mas esta seria uma história muito curta! Porém, quente...

sirurza_of_waterdeep: Quanto material de Forgotten Realms você possui não publicado mas arquivado? Você tem muitos personagens em mente, estou certa de muitas histórias para contar e certamente grandes quantidades de Toril inexplorada. Quanto do legado você estará deixando para trás para ser publicado em seu curso?

Ed: Meu porão contém seis ou mais caixas de pálidas, murchas anotações à caneta sobre conhecimentos de Forgotten Realms, escritos em pequena letra à mão que se dispersam por toda a página. No entanto, se isto está "documentado", sua visão é melhor do que a minha. Muito pouco material não publicado de conhecimentos de Forgotten Realms existe em forma de arquivo digital, mas existem provavelmente quatro milhões de palavras de conhecimento de jogo em forma legível. Eu espero viver até os 962 anos de idade para que possa imprimir tudo isto.

telaris: Você considera que o "Mestre dos Magos", personagem do antigo desenho Caverna do Dragão foi baseado em Elminster?

Ed: Até onde eu sei, não existe conexão. Eu certamente não baseei Elminster (que pela primeira vez apareceu em 1967) em um personagem de televisão. Eu não que o programa foi feito "em-casa", e não tenho certeza quem o escreveu, ou aonde eles tiraram inspiração, mas eu duvido que exista qualquer conexão direta. O ríspido, velho mago é um arquétipo, afinal.

drickt: O que aconteceu com Volo? E também, Ao pode tomar forma física?

Ed: Volothamp Geddarn está vivo, bem (para ele), e ainda reclamando. Eu tenho planos para ele. Quanto a Ao (invenção que não é minha), eu não faço idéia. Eu acredito que a ultima edição de Forgotten Realms tomou uma direção diferente da de Volo, o que é bom, com muitos povos em Forgotten Realms. No entanto, eu vejo Volo como o Coelho da Duracell de Forgotten Realms.

lord_fzoul: Após Elminster in Hell, Halaster Manto Negro parece ser um homem diferente. Alguma idéia futura ou planos para ele? Alguma chance de vermos um livro sobre Bane?

Ed: Sim, eu tenho planos para Halaster! Sim, ele está menos insano do que era, mas por favor lembre-se que nenhum dos Escolhidos é o que nos poderíamos chamar de "são". Eu adoraria fazer um livro sobre Bane, e posso escrever um romance a cada dois meses, mas eu nunca encontrei um editor com tempo, dinheiro e acesso ao espaço nas prateleiras das livrarias para publicar na mesma velocidade. Então, Bane terá de ir para o fim da minha lista "a fazer". Eu realmente adoraria fazer seis romances de Forgotten Realms por ano, mas aí eu estaria vivendo num mundo de fantasia.

wizo_hydragon: Bem, isto encera as questões. Muito obrigado por vir Ed. Nós realmente apreciamos que você tenha despendido seu tempo para responder nossas dúvidas.

Ed: Obrigado a todos!



Para ver esta e outras publicações de romances vá para nossa seção de suplementos - romances.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.