Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Notas de Romance
 
Shadovar, Vultos e a Cidade Obscura
Por Sean K. Reynolds
Traduzido por Marcus Vinicius Facin Brisolla, revisado por Daniel Bartolomei Vieira.



Os vilões principais da trilogia Return of the Archwizards (Retorno dos Arquimagos) de Troy Denning são os misteriosos magos de Obscura. Datando do Império de Netheril, as pessoas de Obscura foram isoladas em uma outra dimensão por 1.700 anos e apenas recentemente retornaram a Faerûn. Enquanto estavam distantes, as pessoas de Obscura aprenderam a estranha magia das sombras, e algumas delas – os Vultos – adquiriram poderes ao absorver o poder das sombras para dentro de seus corpos.

A História da Cidade

Votando aos últimos dias de Netheril, a cidade flutuante de Obscura era governada por um poderoso mago conhecido como Lorde Sombra, o homem que descobriu como viajar para outras dimensões (ou “planos de existência”) e retornar em segurança com tesouros e magia. Um destes lugares era o Plano das Sombras, que é um reino estranho de luzes brandas e escuridão, habitada por criaturas sombrias. Enquanto as outras pessoas de Netheril eventualmente aclamaram suas descobertas como uma fonte de escravos e um lugar para dar destino a coisas inúteis, Lorde Sombra viu que aquilo era muito mais do que apenas isso. Ele amava o estranho reino, era sensível a sua magia e às coisas que poderia aprender de suas estranhas energias. Com o passar do tempo ele desenvolveu maneiras de transportar mais e mais material para e do Plano das Sombras, e eventualmente completou uma magia para mandar toda sua cidade para o Plano das Sombras. Sem saber, salvou sua cidade da destruição, pois no dia após o desaparecimento de sua cidade a magia parou de funcionar em Faerûn, fazendo com que todas as cidades flutuantes de Netheril mergulhassem no chão. Quando a magia foi restaurada em Faerûn, Lorde Sombra transportou sua cidade de volta, mas eles não encontraram nada além de ruínas e os mortos.

As pessoas de Obscura estavam horrorizadas e choraram por vingança, presumindo que seus inimigos, os phaerimms (uma bizarra raça de monstros do subterrâneo conjuradores de magia) tinham causado esta destruição. Lorde Sombra ressentiu-se, mas sabia que uma cidade flutuante não era páreo para o poder dos phaerimms, então jurou que algum dia sua cidade iria retornar, vingaria os Nethereses, e recriaria o velho império e sua antiga glória. Ele então transportou a cidade novamente ao Plano das Sombras, aonde (graças a circunstâncias imprevisíveis) ela permaneceu por séculos. No ano 1.372 CV – último verão – a cidade mais uma vez retornou a Faerûn.

A Cidade Obscura

Como todas as cidades voadoras de Netheril, Obscura era feita do topo cortado de uma montanha. Lorde Sombra a cortou e a virou de ponta cabeça. No centro de sua superfície lisa está um poderoso item mágico chamado mythallar que permite com que a cidade voe e provê poder mágico para muitos dos itens mágicos da cidade. O resto da cidade é coberto por pequenos e grandes edifícios como a maioria das grandes cidades, exceto que existem poucos lugares para abrigar grandes animais. Obscura não possui ruas largas para o tráfico de carroças, nem nenhum tipo de doca, pois desde o momento de sua criação ela foi feita para ser uma cidade voadora e nunca tocar o chão. As pessoas comercializam bens flutuando-os ou teleportando-os para dentro e fora da cidade, através de magia. Toda a arquitetura é arcaica e cuidadosamente mantida pelos moradores. Residentes não permitem mudanças radicais, e muito dos recursos da cidade são dedicados a preservar as construções existentes ao invés de renová-las ou construir novas em seus lugares.

As Pessoas de Obscura

A cidade é o lar de aproximadamente 25.000 pessoas, que são chamadas de Shadovar. A maioria das pessoas de Obscura são humanos normais como aqueles que viveram em Netheril milhares de anos atrás. Eles são mortais e descendem dos habitantes originais da cidade de séculos atrás. Um pequeno número – apenas 500 ou algo assim – aprenderam como fundir suas corpos com a energia do Planos das Sombras, tornando-se os seres conhecidos como vultos. Estes vultos são líderes da cidade e os arquitetos de seu plano em Faerûn. Vultos, nas sombras ou na escuridão são mais poderosas do que humanos normais. Eles podem recuperar-se de ferimentos mortais, tornarem-se invisíveis, evitar ataques mágicos e ter maior longevidade que um humano. O maior nível de nobreza de Obscura é o próprio Lorde Sombra e seus doze filhos. Estes treze homens, todos vultos, são muito velhos e muito poderosos.

Os shadovar vestem-se no estilo de roupas usadas na velha Netheril, que é um estilo cortesão imitando o usado por magos poderosos. Eles preferem cores escuras como o preto, vinho, cinza carvão, verde escuro e azul muito escuro. Aqueles que podem pagar vestem um grande número de jóias. Sua deusa patrona é Shar, a deusa maligna da escuridão e dos segredos não revelados. Os Shadovar acreditam que Shar, que era venerada na velha Netheril, os protegeu durante sua longa estadia no Plano das Sombras. Eles também acreditam que os Shadovar serão parte chave em seu plano para afundar o mundo na escuridão eterna. Enquanto seus planos imediatos são desconhecidos, os Shadovar estão fazendo planos para tornar o mundo deles novamente, e possuem o poder para realizar seus desejos.

Saiba mais sobre a série Return of the Archwizards (Retorno dos Arquimagos) e outros livros relacionados:

- The Summoning (A Invocação), Livro I.
- The Siege (O Cerco), Livro II.
- The Sorcerer (O Feiticeiro), Livro III.
- Realms of Shadow (Reinos das Sombras), uma antologia de histórias curtas.

Você pode também ler uma história de Netheril para saber mais sobre o cenário destes livros!



Para ver esta e outras publicações de romances vá para nossa seção de suplementos - romances.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.