Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Notas de Romance
 
O Ouro Carmesim: Poder e Políticas de Thay

Por Thomas M. Costa
Traduzido por João Claúdio.



A verdade é só um pouco diferente.

Thay é uma nação regida por cruéis Magos Vermelhos que adotam a escravidão para lhes proporcionar a riqueza e o luxo necessários para apoiar suas pesquisas arcanas e sonhos de conquistas. Estes magos formam a elite nobre do reino. A política Thayana é zelada por um conselho de Zulkires, que são magos que representam cada uma das escolas de especialização arcana. Cada Zulkir é eleito por Magos Vermelhos proeminentes naquela escola arcana e então o serve enquanto possa manter o ofício - vivo ou morto-vivo. Embora todo Zulkir possua rivais que buscam o destruir, eles tendem a ser grandes e astutos administradores cruéis (ou eles não durarão muito). Os Zulkires por sua vez escolhem os escolhem os “Tharchions” da terra, governadores civis que administram os negócios mundanos do reino e, em troca, usufruem os prazeres dos Magos Vermelhos. Pela vasta burocracia regional administrada pelos Tharchions, os Zulkires governam as leis de Thay, o comércio e a sociedade.

Thay é dividido em onze “Tharchs", cada regido por um Tharchion responsável por pontes e estradas locais, serviço de saúde pública, defesa militar, irrigação ou transporte de água e pacificação. Os Tharchions, ou governadores civis podem designar “Autharchs”, burocratas e subalternos. Autharchs são geralmente escolhidos dos soldados mais competentes, famílias bem-afortunadas com alguma tradição de administração civil, ou mais raramente comerciantes ou Thayanos livres que simplesmente demonstraram competência incomum. Magos vermelhos ocasionalmente realizam encontros com um Tharchion, para aumentar sua influência sobre ele.

Todos os Tharchions e Zulkires podem reunir seus próprios exércitos, e muitos Magos Vermelhos têm vários guarda-costas, assim Thay apóia uma ordem fortuita de força militar. Estas unidades variam de goblins que lutam de turbas quase nus a armaduras de placas e até uma cavalaria altamente treinada que monta corcéis voadores ou vários tipos de criaturas magicamente aprimoradas. Estas forças não oficialmente se espionam quando suas leis têm alguma discordância ou quando uma pessoa pega outra fazendo algo ilícito.

Thay lutava contra Aglarond e Rashemen quase continuamente, mas a nação provou de muitas e freqüentes derrotas para continuar tais hostilidades entusiásticas. Porém, agora o poder dos Magos Vermelhos se estende além das bordas de Thay devido ao comércio em vez da guerra. Magos Vermelhos que comerciam em enclaves existem as dúzias nas principais cidades ao longo das terras do Mar Interior, trocando itens mágicos por bens, riquezas e, em alguns casos, escravos de outras terras. Os Thayanos são desacreditados e repugnados amplamente, mas sua crescente força comercial em itens mágicos os faz virtualmente indispensáveis para muitos de seus clientes.

Os Zulkires se enriquecem e crescem em convicção as custas da pátria com a expansão de seu sinistro comércio. Eles constantemente planejam e delineiam contra seus vizinhos. Entretanto, exércitos de Thay marcharam para Aglarond e Rashemen várias vezes, e povo acredita que seja apenas uma questão de tempo antes dos Thayanos retornarem a seus velhos hábitos de tomarem o que eles querem pela força e feitiços mortais.

Os Zulkires de Thay incluem os seguintes:

Aznar Thrul é o selvagem e cruel zulkir de Evocação, mestre da manipulação da energia mágica da força destrutiva, e o tharchion de Priador. Embora Thrul deteste Szass Tam, o lich o mantém em cheque devido alguma vantagem ou informação secreta. Ele também acredita que se os Zulkires continuarem perpetuando suas rivalidades insignificantes, Szass Tam invariavelmente vencerá. Thrul é um forte proponente de usar os exércitos de Thay para conquistar Rashemen.

Druxus Rhym é o zulkir da Transmutação, a escola de magias de manipulação física. Ele é o maior porta-voz a favor do comércio contra o isolamento ou o agressivo poder do exército, usando o seu poder e a aliança com Szass Tam para encorajar outros a cooperarem. Ele não é contrário a assassinar seus inimigos políticos e um de seus métodos favoritos de o fazer é transformando o equipamento de seus inimigos em comida ou vermes peçonhentos.

Lallara é a zulkir da Abjuração, a escola de magia protetora, um aliado caótico e incerto de Szass Tam e uma mulher com um gosto para prazeres decadentes. Ela é uma partidária entusiástica dos enclaves, coleciona itens mágicos incomuns e gosta de torturar os escravos.

Lauzoril é o belo zulkir de Encantamento, tendo dominado encantos e compulsões de todos os tipos. Ele é um sagaz e perigoso oponente. Ele se opõe a Szass Tam e está procurando meios mágicos para lhe retirar o controle de seus exércitos de mortos-vivos e, enquanto isso, se abstém de marchar seus exércitos contra os vizinhos de Thay. Lauzoril é um dos poucos Magos Vermelhos, homem ou mulher, que não tem sua cabeça raspada e tatuada. Apesar de sua natureza maligna, ele é, secretamente, um dedicado homem de família.

Mythrellaa é a zulkir da Ilusão e mestre da simulação e magia das sombras. Depois de um declínio com Szass Tam, ela se retirou à sua torre e manteve neutralidade em todos os sentidos com outros Zulkires. Ela prefere seu isolamento agora e raramente confraterniza com seus semelhantes, enquanto se dedica totalmente aos estudos da misteriosa Trama das Sombras.

Nevron é o odioso, agressivo, meio-demônio zulkir da Conjuração, especializando em magias de transporte e invocação de demônios. Os outros Zulkires suspeitam que ele planeja um ataque surpresa a Aglarond, e eles seriam forçados a se opor para evitar a perda do valioso comércio que isso resultaria. Aglarond não comercia com Thay, mas outras terras simpatizantes a Aglarond o fazem. Nevron se opõe a Szass Tam e ocasionalmente se alia a Lauzoril, embora ele trairia o encantador imediatamente se isso aumentasse seu próprio poder.

Szass Tam é o temido lich e astuto zulkir da Necromancia, uma escola das magias da morte. Em duzentos anos, ele tentou unir os Zulkires sob sua bandeira, mas ele perdeu prestígio recentemente depois de uma tentativa falha de conter o poder de um demônio a muito aprisionado.

Yaphyll é a jovem zulkir da Adivinhação, uma escola composta de magias de espionagem e visão. Ela é uma aliada de Lallara e uma das poucas pessoas que podem focalizar a atenção da abjuradora sobre tópicos importantes em tempos críticos. Yaphyll é uma forte partidária de Druxus e Szass Tam e usa sua magia para monitorar os outros Zulkires e eventos em enclaves Thayanos ao longo de Faerûn.

Os tharchions de Thay incluem os seguintes:

Azhir Kren é a agressiva tharchion de Gauros. Ela controla um forte exército apoiado pela legião zumbi de Szass Tam. Seu ódio por Rashemen pode levá-la a cruzar a fronteira com suas forças eventualmente, forçando o Zulkires a pará-la.

Aznar Thrul é o tharchion de Priador como também o zulkir de Evocação, como notado acima.

Dimon guarda o tharch de Tyraturos. Desiludido com sua fé na deusa de comércio e riqueza, Waukeen, ele retém seus talentos em finanças e manipulação que fazem seu tharch muito lucrativo. Ele é um dos poucos líderes de Thay que não tombou completamente ao mal.

Dmitra Flass é a tharchion de Eltabbar. Bela, calva e elaboradamente adornada com tatuagens de magia, ela é conhecida como a Primeira Princesa de Thay em outras terras. Ela mantém um matrimônio político com a Lâmina Alta de Mulmaster, Selfaril Uoumdolphin, governador de uma proeminente cidade do Mar da Lua ao oeste de Thay e norte de Sembia. Ela é uma próxima aliada de Szass Tam e tem uma extensa rede de espionagem.

Hezass Nymar rege o tharch de Lapendrar. Corrupto e de vontade fraca, ele faz tudo o que os Zulkires lhe mandam. Aqueles dentro de sua igreja acreditam que Kossuth, o senhor das chamas, deus do fogo, em breve virá virá limpar Nymar de sua fraqueza, os clérigos da mesma hierarquia dele debatem se ele sobreviverá a limpeza. Se ele fosse afastado de seu ofício, a igreja forçaria para ter outro clérigo de Kossuth em seu lugar.

Invarri Metron é o tharchion de Delhumide. Enquanto esta região for a capital da província Mulhorandi de Thay, Invarri tem pouco interesse em vasculhar as ruínas por tesouro e, ao invés, tem trabalhado para aumentar a produção fazendeira de seu tharch e fortalece suas defesas contra possíveis ataques de Rashemen.

Milsantos Daramos controla o tharch de Thazalhar. Um antigo patriota, ele está feliz por Thay que está sendo finalmente produtiva na ausência de guerras mal-planejadas e desastrosas, ele espera que Thay que permaneca próspera até o dia de sua morte.

Homen Odesseiron é o tharchion de Surthay e um “demitido” Mago Vermelho, tendo se retirado voluntariamente desta patente para focalizar no poder militar de seu tharch. Ele conduzia invasões contra Rashemen e mantinha um considerável exército.

Nymia Focar é a tharchion de Pyarados. Devido seu tharch ser um porto para aqueles buscando glória e fortuna nas montanhas orientais, ela cobra altas taxas dos aventureiros por equipamentos e impostos das minas, resultando em uma província muito rica.

Pyras Autorian é o jovem tharchion de Thaymount. Escolhido por Szass Tam, ele é um servo civil de habilidade mínima, um pouco mais que um boneco do lich. Szass Tam o mantém protegido com guarda-costas, magias e itens mágicos.

Thessaloni Canos é uma qualificada marinheira e líder militar, ela foi a tharchion de Alaor durante mais de trinta anos apesar de muitas tentativas de matá-la ou a tombar. Ela prefere se manter neutra em qualquer conflito entre os Zulkires, e sua habilidade para os evitar os ofende tão freqüentemente quanto os enfurece.

Para mais informações sobre The Crimson Gold (O Ouro Carmesim), leia o romance do mesmo nome por Voronica Whitney-Robinson. Podem ser encontradas mais informações sobre os Magos Vermelhos de Thay em: Cenário de Campanha Forgotten Realms, Lords of Darkness e o suplemento Oriente Inacessível.



Sobre o Autor

Thomas M. Costa é um membro profissional em um comitê na Casa norte-americana de Representantes. Ele tem sido um contribuinte de vários produtos da Wizards of the Coast como Demihuman Deities e Raças de Faerûn e é o autor e co-autor de vários artigos da Revista Dragon Magazine e do website da Wizards of the Coast.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.