Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Retorno à Montanha Subterrânea
 
Sala 9: Estratagema* (NE 11)

Por Matthew Sernett
Tradução por Marcus Vinicius Facin Brisolla, Curitiba-PR; revisado por Daniel Bartolomei.

Se os PJs entrarem na sala pelo norte, leia este texto:

Vocês abrem a porta para esta sala de teto baixo e defrontam-se com um exército de estátuas. Imediatamente à frente de vocês está a grande parte de trás de uma cadeira ou trono, esculpida em pedra. Em ambos os lados da cadeira estão homens trajando mantos, empunhando varinhas e montados a cavalo, suas montarias de pedra também estão de costas voltadas para o lado oposto da sala. Além dos magos montados estão representações pequenas de magníficos castelos, cada qual com quase 2,5 m de largura e 3 m de altura. À frente das cinco figuras está uma linha de soldados de pedra, também encarando a parte distante da sala. Todas as estátuas são feitas de um reluzente mármore negro.

Olhando na direção que elas encaram, vocês vêem um exército de estátuas similares esculpidas em mármore branco, contudo vocês podem observar que um rei senta no trono e, ao invés de magos, cavaleiros montam os cavalos.

O chão de toda sala é dividido em quadrados brancos e negros de 3 m. Obviamente, esta sala está organizada como alguma variante de Estratagema ou jogo de xadrez, mas tudo está misturado. Se isto é xadrez, o tabuleiro é muito pequeno, existem peões a mais e estão faltando os bispos. Se isto é Estratagema, deveria haver apenas quatro cavaleiros, um campeão e uma rainha de cada lado, além disso, as peças e quadrados negros deveriam ser vermelhos.

Existem duas saídas da sala. Uma está atrás do rei. A outra é uma porta à direita de um dos peões brancos.

O trono que está de costas para os PJs acomoda uma rainha.

Se os PJs entrarem na sala pelo sul, leia este texto:

Vocês abrem a porta para esta sala de teto baixo e defrontam-se com um exército de estátuas. Imediatamente à frente de vocês está a grande parte de trás de uma cadeira ou trono, esculpida em pedra. Em ambos os lados do trono homens trajando armaduras montam em cavalos, suas montarias de pedra também estão de costas voltadas para o lado oposto da sala. Além dos cavaleiros estão representações pequenas de magníficos castelos, cada qual com quase 2,5 m de largura e 3 m de altura. À frente das cinco figuras está uma linha de soldados de pedra, também encarando a parte distante da sala. Todas as estátuas são feitas de um reluzente mármore branco.

Olhando na direção que elas encaram, vocês vêem um exército de estátuas similares esculpidas em mármore negro, contudo vocês podem observar que uma rainha senta no trono e, ao invés de cavaleiros, magos em mantos montam os cavalos.

O chão de toda sala é dividido em quadrados brancos e negros de 3 m. Obviamente, esta sala está organizada como alguma variante de Estratagema ou jogo de xadrez, mas tudo está misturado. Se isto é xadrez, o tabuleiro é muito pequeno, existem peões a mais e estão faltando os bispos. Se isto é Estratagema, deveriam haver apenas quatro cavaleiros, um campeão e uma rainha de cada lado, além disso as peças e quadrados negros deveriam ser vermelhos.

Parece haver duas saídas da sala. Uma está atrás da rainha. A outra é uma porta à esquerda de um dos peões brancos.

Mostre aos jogadores o mapa para que eles possam entender melhor a disposição da sala e das peças, após isso peça um teste de Observar para notarem as coroas de ouro como descrito no texto sobre Testes de Perícia Relevantes. Descreva as peças de xadrez com quantos detalhes você desejar.

Esta sala foi montada por Halaster como um passatempo. A sala toda é uma armadilha mortal de difícil desarme. Todas a estátuas são objetos animados que seguem instruções específicas e são encantadas com visão da verdade. O Estratagema segue algumas regras básicas e as peças seguem as regras pertinentes a seus tipos.

O teto desta sala tem apenas 3 m de altura, permitindo qualquer objeto animado atacar um inimigo voando ou escalando.

• Quando uma criatura entra na sala, um objeto animado aleatório no lado mais afastado da sala move-se para atacar, seguindo suas regras de movimento e atacando como descrito abaixo. Cada rodada posterior, outro objeto animado do lado oposto move-se para atacar. Diferente do xadrez, os abjetos animados se moverão através dos quadrados uns dos outros (seguindo as regras normais para movimento através de um quadrado aliado), e eles podem se mover em qualquer direção, contanto que sigam as regras de seus movimentos como descrito abaixo. Se outra criatura entrar na sala, outro objeto animado move-se para atacar, mais isto não faz com que mais um objeto animado seja ativado a cada rodada. Objetos animados atacam o intruso mais próximo que possam alcançar, não importando quem provocou a animação do primeiro.

• Objetos animados não podem atacar em investida ou dobrar o movimento.

• As estátuas do lado do tabuleiro em que estão os PJs não tornam-se animadas enquanto um PJ ou criatura aliada evitar mover-se na direção deste lado. Quando uma criatura intrusa mover-se na direção de onde veio, um objeto animado aleatório daquele lado move-se para atacar.

• Se um objeto animado não ativado é danificado, ele torna-se animado e move-se para atacar - a não ser que não haja intrusos na sala, neste caso ele continua parado e se beneficia de cura rápida (veja abaixo).

• Um objeto animado em seu quadrado de origem tem cura rápida 10.

• Uma vez que todos os intrusos deixem a sala, os objetos animados retornam para seus quadrados de origem.

• Objetos animados não abandonam a sala.

• Todos os objetos animados são magicamente restaurados (mesmo se destruídos ou levados dali) após uma hora sem intrusões. A única maneira de impedir isto é tirar a coroa do rei ou da rainha. Tomando-se a coroa da rainha previne-se a recuperação das peças negras. Tomando-se a coroa do rei previne-se a recuperação das peças brancas.

Rei/Rainha (Re ou Ra, respectivamente): Como objetos animados Grandes (Livro dos Monstros 3.5, pág 13), mas com velocidade de 18 m, 3 m de alcance e dureza 8. O rei e a rainha carregam o tesouro (as coroas). As coroas são esculpidas e não podem ser removidas sem primeiro destruir-se os objetos animados.

Cavaleiro/Mago (C): Como objetos animados Grandes (Livro dos Monstros 3.5, pág 13), mas com velocidade de 12 m, 1,5 m de alcance e dureza 8. Eles não podem atacar os inimigos nos quadrados adjacentes diagonais. Geralmente movem-se como cavalos do xadrez, mas desviam se necessário.

Torre (T): Como objetos animados Grandes (Livro dos Monstros 3.5, pág 13), mas com velocidade de 18 m, atropelam (criaturas Grandes ou menores) e dureza 10. Não podem atacar diagonalmente. Não podem mover-se diagonalmente.

Peão (P): Como objetos animados Grandes (Livro dos Monstros 3.5, pág 13), mas com velocidade de 3 m e dureza 8. Eles atacam apenas inimigos que estejam em quadrados adjacentes diagonais. Eles não podem mover-se diagonalmente, apenas se o corpo de um intruso estiver no quadrado.

Tesouro: O rei usa uma coroa de compreender linguagens e ler magia (como o elmo de compreender linguagens e ler magia), e a rainha usa a tiara de persuasão.

Ganchos e Ligações para Aventuras

• O Estratagema é uma sala famosa na Montanha Subterrânea. Os PJs podem ter ouvido contos sobre ela que dão algumas dicas sobre como funciona, ou todas as histórias diferem o suficiente para que os PJs tenham pouca idéia do que esperar quando a encontrarem. No passado o Estratagema era repleto de magias e monstros invocados, talvez os PJs conheçam apenas estas lendas.

• Talvez um dos objetos animados seja uma estátua animada de um amigo petrificado dos PJs. Talvez, se eles estiverem procurando por alguém nas masmorras, o rei ou a rainha seja a pessoa que eles buscam.

• Você pode fazer este encontro mais semelhante ao xadrez, aumentando o número de quadrados da sala e incluindo mais peças. Se você torná-lo como xadrez, considere fazer cada quadrado do tabuleiro com 1,5 m de largura. Então, você poderia usar objetos animados Pequenos para os peões e Médios para os demais. Com mais figuras para mover pelo tabuleiro e quadrados menores, você poderia considerar mover os objetos animados exatamente como se moveriam no tabuleiro de xadrez.

• Você pode fazer a sala mais semelhante a Estratagema (veja a caixa de texto O Que é Estratagema) eliminando os peões e torres, e arrumando o tabuleiro como descrito na caixa de texto. As peças campeãs poderiam ser adaptadas pelo aumento de DV dos objetos animados dos cavaleiros.

• Você pode usar peças de xadrez para representar as estátuas animadas, mas poderia também usar miniaturas. Talvez os cavaleiros brancos poderiam seriam os Mounted Paladins 6/60 do conjunto de miniaturas Angelfire. As torres negras poderiam ser Efreetis 39/60 e as brancas poderiam ser Djinns 17/60, ambas do conjunto de miniaturas Angelfire.

* O nome original da sala e do jogo a qual se refere, em inglês, é Lanceboard. Nós dos UDG escolhemos Estratagema, pois remonta a palavra estratégia e dá uma impressão rústica já que as peças eram esculpidas em pedra bruta.


Resumo da Sala

Criaturas: (30) Vinte objetos animados Médios, dez objetos animados Grandes.
Armadilhas: Nenhuma.
Terreno: Normal.
Condições de iluminação: Escuridão. A descrição considera que o grupo carrega um bastão solar ou uma magia luz contínua. Modifique a descrição se a visão deles possuir um alcance menor.
Magia: Transmutação fraca (coroa da rainha). Advinhação fraca (coroa do rei).
Tendências Detectáveis: Nenhuma.
Segredos: (1) As estátuas animam-se e atacam as criaturas que entram no tabuleiro.
Tesouro: (9,700 PO) Tiara da persuasão e coroa de compreender linguagens e ler magia (veja elmo de compreender linguagens e ler magia).


Testes de Perícia Relevantes

Observar CD 10: Tanto a rainha quanto o rei usam coroas de ouro.


O Que é Estratagema?

Estratagema é uma variante do xadrez, popular na Costa da Espada. Ele usa um tabuleiro com 7 quadrados de comprimento e 5 quadrados de largura feito com quadrados vermelhos e brancos. O objetivo do estratagema é colocar sua rainha do outro lado do tabuleiro. O jogo progride rápido e furiosamente e, como no xadrez, existem muitas variantes de estratagema.

Preparação: Cada jogador possui uma rainha que inicia no quadrado do meio da linha horizontal mais próxima do seu lado mais estreito. Cada jogador também tem quatro cavaleiros e um campeão. Estes são arranjados como o jogador achar conveniente na segunda linha horizontal do lado que este jogador inicia. O jogador com as peças brancas posiciona seus cavaleiros e campeão primeiro.

Jogando: Uma vez que o jogador das peças vermelhas posicione todos seus cavaleiros e campeão, o jogador das peças brancas inicia o jogo com o primeiro movimento, e o jogo progride com cada jogador fazendo um turno ao mover uma peça.

Cavaleiros: Cavaleiros movem-se como cavalos no xadrez (essencialmente um cavaleiro move-se por um caminho em forma de L e pode pular sobre as outras peças no caminho). Quando um cavaleiro termina seu movimento no quadrado de um cavaleiro ou campeão inimigo, este é virado de costas para indicar que tomou um ataque, e o cavaleiro ou campeão inimigo volta um quadrado em direção ao seu lado de inicio. Se uma peça ocupa aquele espaço, o cavaleiro ou campeão inimigo é eliminado. Cavaleiros e campeões podem receber dois ataques antes de serem eliminados.

Cavaleiros que terminem seu movimento no quadrado da rainha inimiga tomam-na como prisioneira. A rainha permanece com o cavaleiro aprisionador, movendo-se com ele até que o cavaleiro seja eliminado. Uma vez que o cavaleiro seja eliminado, a rainha é colocada em qualquer quadrado livre adjacente ao do cavaleiro ou campeão que a libertou.

Campeões: Campeões seguem as mesmas regras para cavaleiros, mas eles eliminam imediatamente qualquer campeão ou cavaleiro que ataquem.

Rainhas: Rainhas movem-se como bispos do xadrez (em outras palavras, elas movem-se qualquer número de quadrados em uma linha diagonal) exceto que não podem entrar em um quadrado inimigo. A variação mais popular do estratagema permite a rainha a mover-se como a rainha do xadrez faz (que é uma linha reta horizontal, vertical ou diagonal).


O Mapa

O mapa desta sala está disponível em dois diferentes tamanhos: um serve como referência para os Mestres, e outro possui uma grade que funciona bem com suas miniaturas.

Referência para Mestres (56K ZIP/PDF)
Mapa de Miniaturas (89K ZIP/PDF)

O mapa é apresentado em formato Adobe PDF e está compactado em ZIP. Você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado para usá-lo. O Adobe Reader pode ser baixado gratuitamente no website da Adobe.

Localização da Sala no Mapa Pôster: Esta sala está no pedaço 5 do mapa pôster. Você pode ver estes pedaços em tamanho menor no artigo Introdução desta série. Para uma idéia melhor sobre esta sala, por favor veja o artigo Mapa de Referência.



Para melhor informação leia o artigo Retorno à Montanha Subterrânea: Uma Introdução e guie-se pelo Mapa de Referência.



Sobre o Autor

Uma vez o editor chefe da Dragon Magazine e agora designer de jogos na Wizards of the Coast, Matthew Sernett escreveu em um editorial da Dragon que não há nada em D&D que ele goste mais do que quando os aventureiros fogem pela masmorra, correndo desorganizadamante pelas armadilhas e monstros porque o que os persegue é pior. Quando escreveu isto, Matthew estava pensando na Montanha Subterrânea.

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.