Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Retorno à Montanha Subterrânea
 
Sala 23 – Caverna, Parte 2 (NE 12 e 13)

Por Matthew Sernett
Tradução por Daniel Bartolomei Vieira; revisado por Priscila Veduatto, a dupla incansável.

Área A

Área B

Área C


Este artigo presume que os PJs entrem na caverna vindos da parte oeste da caverna. Se eles não vierem por este caminho, modifique os encontros para se adequarem à sua necessidade. A Caverna do Nível 1, Parte 2, descreve a maior parte da enorme caverna no primeiro nível da Montanha Subterrânea. O próximo artigo irá descrever outras partes da caverna e salas que jazem adiante. Assim que os PJs entrarem na área, leia ou parafraseie os textos para as respectivas áreas.

Esta caverna desenvolveu um estranho ecossistema devido aos cuidados de Halaster. Pequenos insetos voam ao redor ou rastejam pelo chão, fornecendo comida para milhares de morcegos que deixam a caverna periodicamente para voarem pela Montanha Subterrânea antes de retornarem em massa. Estes morcegos criam uma quantidade de guano que aduba a terra na qual cogumelos brilhantes e os outros fungos crescem. A floresta de fungos da caverna, por sua vez, fornece alimento para os besouros gigantes do fogo que, em troca, fornecem alimento para outros habitantes da caverna. Os monstros descritos nas descrições das áreas abaixo existem em grande número fora deste ecossistema, deixando a caverna para caçar refeições maiores e mais saborosas que os besouros de fogo.

Assim que os PJs exploram a caverna, descreva as características que eles encontram, as descrições das áreas, abaixo, oferecem mais detalhes sobre isto. Se você quiser deixar os PJs encontrarem criaturas que não estiverem listadas nos encontros das áreas, considere os monstros listados no item Outros Habitantes da Caverna. Neste artigo, não é dado nenhum detalhe, em particular, sobre as várias pequenas cavernas laterais, mas elas podem ser usadas como covil onde estas criaturas podem ser encontradas.

Floresta de Fungos: O mapa descreve várias áreas da floresta de fungos em crescimento. Estes quadrados são terrenos difíceis. Os cogumelos maiores bloqueiam a passagem. Eles possuem dureza 6 e 480 pontos de vida, e cada um possui cerca de 1,5 m de altura e 1,2 m de espessura. Esses enormes cogumelos azuis brilham com uma irradiação fraca e liberam uma nuvem cintilante de esporos quando perturbados. Os esporos são inofensivos. Muitos dos enormes cogumelos na floresta de fungos são, na verdade, guardiões.

Abismo: O abismo no meio da caverna possui 30 m de profundidade, e estreita-se conforme descende. Nada digno de nota jaz no fundo do abismo além de ossos de criaturas desafortunadas o suficiente para cair dentro dele.

Penhascos: A parte sul deste lado da caverna eleva-se em penhascos semelhantes a degraus. Cada penhasco possui aproximadamente 4,5 m de altura. O teto da caverna sobe junto com o chão, mas com uma inclinação mais gradual. Os paredões do penhasco exigem um teste de Escalar CD 20.

Outros Habitantes da Caverna


Um número de outras criaturas pode habitar a caverna, e os PJs poderiam encontrá-las enquanto exploram, descansam ou, até mesmo, enquanto combatem outra criatura. As seguintes criaturas são de ND muito baixo para serem muito ameaçadoras para os PJs comparados com o desafio de enfrentar os encontros nas descrições das áreas, mas podem ser interessantes como encontros sem combate ou como intervalos mais fáceis entre as grandes lutas. Além disso, uma destas criaturas poderia ser bastante desafiadora para um PJ solitário ou na seqüência de uma luta na qual os PJs acabaram de se ocupar. Você também poderia considerar ter vários destes monstros confrontando os PJs, o que aumentaria a dificuldade do encontro.

• Xorn Médio: ND 6; Livro dos Monstros página 260 e miniatura Underdark 28/60.
• Enxame de Morcegos: ND 2; Livro dos Monstros página 112.
• Verme da Carniça: ND 4; Livro dos Monstros página 252 e miniatura Dragoneye 41/60.
• Constritor: ND 2; Livro dos Monstros página 45 e miniatura Aberrations 47/60.
• Escavador: ND 9; Livro dos Monstros página 113.
• Morcego Atroz: ND 2; Livro dos Monstros página 16 e miniatura Underdark 44/60.
• Fungo Fantasma: ND 3; Livro dos Monstros página 131.
• Gosma Ocre: ND 5; Livro dos Monstros página 185.
• Tríbulo Brutal: ND 9; Livro dos Monstros página 242 e miniatura Harbinger 78/80.
• Fungo Violeta: ND 3; Livro dos Monstros página 131.

Área A – O Estrangulador Morto (NE –)

Leia ou parafraseie o seguinte texto quando os PJs chegarem a 18 m do corpo do estrangulador.

Os cheiros naturais da caverna são subitamente substituídos pelo fedor da morte. Em algum lugar próximo jaz algum cadáver apodrecendo.

Leia ou parafraseie o seguinte texto quando os PJs avistarem o cadáver do estrangulador.

Assim que vocês se aproximam da floresta de cogumelos, uma massa brilhante de dezenas de besouros gigantes do fogo afasta-se apressadamente do que eles estavam se alimentando, revelando uma pilha enorme de carne podre. Aparenta ser um estrangulador. Muitos dos cogumelos próximos foram esmagados, e alguns dos maiores parecem queimados.

O estrangulador da Sala 21 – Dia de Mudança vivia nesta parte da caverna. O estrangulador morto é seu irmão que vivia nas cavernas mais a leste. Quando novos residentes mudaram-se para aquelas cavernas, eles perseguiram este estrangulador e o mataram. O estrangulador da Sala 21 ouviu os sons de batalha e fugiu, deixando seu irmão para morrer.

Os besouros gigantes do fogo fizeram pouco progresso em comer a pele dura do estrangulador além daquelas à margem dos ferimentos que a criatura sofreu na batalha. Se os PJs examinarem o cadáver, um teste da perícia Cura irá revelar algumas pistas de como ele morreu.

Área B – O Covil do Verme Púrpura (NE 12)


Quando os PJs se aproximarem desta área, leia ou parafraseie o seguinte texto.

O leito duro de pedra da caverna gradualmente dá lugar à terra batida e cascalho. As paredes ainda parecem sólidas, entretanto. Talvez estas cavernas estejam mais próximas da superfície do que as outras.

Quando os PJs virem um ovo de verme púrpura, leia ou parafraseie o seguinte.

Um ovo negro está disposto em um ninho próximo à parede. Ele se parece mais com um enorme pedregulho, mas sua forma é muito regular para ser uma pedra natural. Uma camada fina e seca de gosma cobre a rocha inteira ao redor.

O ovo mencionado no texto para ser lido é um dos vários ovos de verme púrpura nesta câmara. Um verme púrpura em processo de postura de ovos escolheu esta sala como berçário. No momento descansando após uma enorme quantidade de postura, o verme púrpura jaz além das paredes de pedra da caverna. Se os PJs se aproximarem a 12 m da piscina, o verme púrpura detecta-os com seus sentidos sísmicos e enterra-se para surgir da piscina em um banho de água fria.

Ovos de Verme Púrpura (8): Cada ovo possui cerca de 1,5 m de diâmetro e possui dureza 8 e 50 PV. Se os PJs não os destruírem, os ovos eclodirão em três dias. Uma vez eclodidos, os jovens vermes púrpura imediatamente começaram a enterrar-se em busca de comida. Se seus PJs tiverem que lutar contra os jovens vermes púrpura, utilize as estatísticas para uma serpente constritora gigante.

Verme Púrpura (1): Use as Estatísticas do Livro dos Monstros. O verme púrpura ataca até que todos os PJs estejam mortos ou até que todos os ovos sejam destruídos. Note que o verme púrpura pode enterrar-se neste nível da caverna, mas outros níveis possuem o leito de rochas sólidas que não podem ser escavadas.

Área C – Ruínas Drow (NE 13)

Quando os PJs se aproximarem desta área, leia ou parafraseie o seguinte.

Adiante, vocês vêem muralhas e uma passagem em arco construída nas paredes da caverna. Os finos pináculos de pedra, rocha negra e motivos aracnídeos não deixam dúvida sobre quem construiu as muralhas da estrutura, mas os drows devem tê-las abandonado há muito tempo atrás. Pedaços quebrados de pedra trabalhada estão empilhados no chão próximo às muralhas, e não há sinal de uma porta, mesmo a passagem tendo sido construída para conter uma.

Quando os PJs chegarem a 1,5 m de uma das passagens, leia ou parafraseie o seguinte.

A caverna parece ficar mais fria aqui. Assim quem vocês passam pela passagem em arco para dentro da sala além dela, vocês têm a sensação que o frio emana do âmago deste lugar escuro.

Esta ruína costumava ser parte de um posto avançado drow nesta caverna. A natureza da estrutura e o propósito de cada sala em particular não podem ser mais determinados. O local foi saqueado há muito tempo atrás.

Os espíritos de dois drows ainda vagam pelo lugar. Halaster matou estes drows, um clérigo e um mago, em uma terrível batalha que durou horas. Enfurecido pela tenacidade dos elfos negros, Halaster aprisionou suas almas aqui como aparições. Por centenas de anos, eles cresceram em poder – e em loucura. Agora, como aparições atrozes, estes mortos-vivos espreitam através das muralhas e esperam pelos PJs alcançarem o centro das ruínas. Então, as aparições atrozes atacam, uma de cada lado.

Aparição Atroz (2): Use as estatísticas do Livro dos Monstros. As aparições atrozes atacam até que todos os PJs estejam mortos ou até que deixem as ruínas. As aparições atrozes não podem deixar a área das ruínas, mas elas podem se esconder dentro das muralhas de pedra, do chão e do teto, contanto que não se movam mais do que 3 m dentro de cada área.


Miniaturas


Xorn Médio

Verme da Carniça

Constritor

Morcego Atroz

Tríbulo Brutal

Ganchos e Ligações para Aventuras

Se seus PJs possuírem níveis muito baixos para enfrentarem as ameaças descritas nas descrições da áreas, considere, ao invés disso, eles enfrentarem alguns dos monstros que aparecem no item Outros Habitantes da Caverna.

As ruínas drow poderiam oferecer mais aventuras e explorações em potencial se você decidir quais eram os propósitos originais das antigas construções. Talvez fosse um local para experimentos mágicos, mantido longe do restante dos assentamentos drow na Montanha Subterrânea e localizado nesta caverna para que as magias grandes e de longo alcance fossem testadas sem a preocupação de ferir outros drow. As ruínas poderiam esconder um antigo portal ou até mesmo magias desenvolvidas pelos drow.

As ruínas drow ficam deste lado da caverna enquanto as ruínas duergar ficam do outro lado. Talvez em algum lugar desta caverna estejam os restos escondidos de uma antiga batalha entre as duas raças.

Use as cavernas laterais de seu interesse para criar seus próprios encontros.

Resumo da da Caverna Principal

Criaturas: (Muitas) Veja as descrições da área e o item Outros Habitantes da Caverna.
Armadilhas: Nenhuma.
Terreno: Chão da Caverna: Equilíbrio CD 10 para investir ou correr.
Teto da Caverna: Escalar CD 25 e incremento de +5 na CD se a superfície for lisa.
Paredes da Caverna: Pontos de vida variam baseados na espessura (dureza 8), Escalar CD 20.
Quadrados da Floresta de Fungos (veja mapa): Custo de 2 quadrados de deslocamento (3 m) para se movimentar neste terreno difícil.
Condições de Luminosidade: Escuridão e iluminação sombria (cogumelos, besouros de fogo, fogos-fátuos).
Magia: Nenhuma.
Tendências Detectáveis: Veja descrições de área.
Segredos: Nenhum.
Tesouro: Nenhum.


Resumo da Área A

Criaturas: Nenhuma, exceto os guardiões e os besouros gigantes do fogo que estão nas proximidades.
Armadilhas: Nenhuma.
Terreno: O mesmo da caverna principal.
Condições de Luminosidade: Iluminação sombria (besouros do fogo).
Magia: Nenhuma.
Tendências Detectáveis: Nenhuma.
Segredos: Nenhum.
Tesouro: Nenhum.


Testes de Perícia Relevantes para a Área A

Cura CD 10: Este resultado permite um PJ determinar que os estrangulador morreu devido aos ferimentos de corte e queimadura.

Cura CD 15: Este resultado garante a seguinte informação, além daquelas de CD menor: Parece que garras e dentes mataram este estrangulador. Está faltando sua moela, mas não os outros órgãos internos.

Cura CD 20: Este resultado garante a seguinte informação, além daquelas de CD menor: Os ferimentos de queimadura parecem ter sido feitos por eletricidade.

Observar CD 20: Um PJ que veja a floresta de fungos a nordeste e seja bem sucedido num teste de Observar com este valor nota que criaturas parecem evitar a caverna além da floresta de fungos até a piscina.

Sobrevivência CD 15: Um PJ com o talento Rastrear pode determinar que o estrangulador lutou em uma batalha de poucos movimentos vindo de nordeste antes de morrer aqui.


Resumo da Área B

Criaturas: (1) Um verme púrpura.
Armadilhas: Nenhuma.
Terreno: O mesmo da caverna principal.
Condições de Luminosidade: Escuridão.
Magia: Nenhuma.
Tendências Detectáveis: Nenhuma.
Segredos: Nenhum.
Tesouro: Nenhum.


Testes de Perícia Relevantes para a Área B

Conhecimento (arcano) CD 26: Um PJ que obtenha um sucesso com este valor pode identificar os “pedregulhos” como sendo ovos de verme púrpura.


Resumo da Área C

Criaturas: (2) Duas aparições atrozes.
Armadilhas: Nenhuma.
Terreno: O mesmo da caverna principal.
Condições de Luminosidade: Escuridão.
Magia: Nenhuma.
Tendências Detectáveis: Maldade forte, lealdade forte.
Segredos: Nenhum.
Tesouro: Nenhum.


O Mapa

O mapa desta sala está disponível em dois diferentes tamanhos: um serve como referência para os Mestres, e outro possui uma grade que funciona bem com suas miniaturas.

Referência para Mestres do mapa da área A (318 K ZIP/PDF)
Mapa de Miniaturas do mapa da área A (757 K ZIP/PDF)

Referência para Mestres do mapa da área B (356 K ZIP/PDF)
Mapa de Miniaturas do mapa da área B (1586 K ZIP/PDF)

Referência para Mestres do mapa da área C (286 K ZIP/PDF)
Mapa de Miniaturas do mapa da área C (934 K ZIP/PDF)

O mapa é apresentado em formato Adobe PDF e está compactado em ZIP. Você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado para usá-lo. O Adobe Reader pode ser baixado gratuitamente no website da Adobe.

Localização da Sala no Mapa Pôster: Esta sala está no pedaço 5 do mapa pôster. Você pode ver estes pedaços em tamanho menor no artigo Introdução desta série. Para uma idéia melhor sobre esta sala, por favor veja o artigo Mapa de Referência.



Para melhor informação leia o artigo Retorno à Montanha Subterrânea: Uma Introdução e guie-se pelo Mapa de Referência.


Sobre os Autores


Uma vez o editor chefe da Dragon Magazine e agora designer de jogos na Wizards of the Coast, Matthew Sernett escreveu em um editorial da Dragon que não há nada em D&D que ele goste mais do que quando os aventureiros fogem pela masmorra, correndo desorganizadamante pelas armadilhas e monstros porque o que os persegue é pior. Quando escreveu isto, Matthew estava pensando na Montanha Subterrânea.
Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.