Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Autores
 

Imagem: Gen Con 2007

Gary Gygax
Autor

Ernest Gary Gygax tinha 15 anos quando começou a jogar jogos de guerra utilizando miniaturas. Ele gostava de modificá-los, introduzindo novas regras, utilizando mapas e até novos dados, diferentes dos tradicionais de seis faces. Mas para Gygax, os jogos não seriam somente um hobby, mas uma profissão.

Treze anos depois, em 1966, participou da criação da International Federation of Wargames e um ano depois, organizou uma reunião sobre jogos no porão da sua casa, com 20 pessoas. Seria considerada a primeira Gen Con que, atualmente, é a maior convenção sobre jogos e hobbies do mundo. Lá conheceu algumas pessoas, entre elas um colega mais jovem, que também adorava jogos de guerra, especialmente envolvendo batalhas navais, chamado Dave Arneson.

Em 1971, Gygax e Jeff Perren criaram o jogo de miniaturas Chainmail, ambientado na época medieval. Este trabalho introduziu conceitos, como por exemplo, o de dano contra armadura, que seriam aproveitados mais tarde no famoso Dungeons and Dragons. Em 1973, fundou com Don Kaye a empresa Tactical Studies Rules (TSR). Um dos que jogaram o Chainmail, Dave Arneson, o achava incompleto e o complementou em alguns aspectos, através de mensagens e contatos com Gygax. O jogo, oriundo destas modificações, chamar-se-ia Blackmoor, mas não chegou a ser publicado, pois Arneson não dispunha dos recursos necessários para bancar parte da publicação.

Fruto da evolução do Chainmail, surgiu em 1974 então, o primeiro Dungeons and Dragons, que incorporou um sistema de magias baseado no trabalho de Jack Vance e na ambientação de renomados autores de fantasia. As primeiras mil cópias do jogo foram vendidas em 9 meses. O D&D gerou uma disputa jurídica entre Gygax e Arneson, cujo resultado foi o reconhecimento judicial de co-autoria do jogo, por conta do aproveitamento de conceitos de Arneson desenvolvidos para o Blackmoor.

Kaye faleceu em 1976 e sua viúva vendeu sua parte na TSR para Gygax. Depois este mesmo, com algumas dificuldades financeiras, vendeu 2/3 de sua empresa. Em 1977, surgiu o Advanced Dungeons and Dragons e sua grande série de expansões. Em 1985, Gygax deixou a TSR, devido a diferenças administrativas e concentrou-se na série animada para TV "Dungeons and Dragons", famosa no Brasil com o título de "Caverna do Dragão". Depois disto, envolveu-se em outros projetos de RPG e de jogos para computador.

Gygax estava semi aposentado e contribuía com alguns fóruns na web, como o Dragonsfoot e o EN World. Possuía um aneurisma inoperável e faleceu na manhã do último dia 4 de Março, aos 69 anos. "Gostaria que o mundo lembrasse de mim como um cara que realmente adorava jogar e dividir seu conhecimento e seus passatempos com todos.", disse em entrevista, em 2005. Certamente não será esquecido, pela sua dedicação aos jogos e, principalmente, por ser um dos criadores do RPG, entretenimento único, que devolveu o hábito de contar histórias, incentivou a imaginação e a reunião de amigos através do mundo, proporcionando muitas horas de boa diversão. Obrigado, Gygax!



Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.