Os Últimos Dias
de Glória
O que é RPG
Página Principal
A Comitiva da Fé
Definição
Histórias
Última História
Personagens
Jogadores
Galeria de Arte
Diversos
Forgotten Realms
 Definição
 Geografia 
 Divindades
 O Mundo
 Organizações
 Personagens
Artigos
 Galeria
Suplementos
Autores
Site
 Matérias
 Downloads
 Notícias
 Parceiros
Links
 Sobre o Site
 Glossário
 Créditos
Mensagens Arcanas
E-mail


powered by FreeFind

Mensagens Arcanas
 


Publicamos aqui, a cada atualização, algumas das correspondências recebidas e as respostas dadas aos nossos internautas por nosso webmaster Ricardo "Kariel".


Atualização de (21/02/2004)


Dicas sobre condução de uma aventura interpretativa

   Meu nome é Rafael, e em primeiro lugar, queria parabenizá-los pelo grande trabalho que vocês veem criando. Acompanho o site ja a um bom tempo, e ja lí e re-lí suas histórias e artigos. Mestro D&D para meu grupo a mais ou menos 1 ano, porém realmente a campanha não segue o rumo que eu queria... não sei se é por falta de experiencia minha, ou por falta de interesse dos jogadores (que embora queiram jogar o tempo todo, só se preocupam com o combate). Não consigo conduzir uma boa aventura interpretátiva... sempre que busco ir mais pelo lado role play da coisa, a aventura acaba ficando pouco fluente, e até entediante. Gostaria de saber como corre as aventuras que deram origem a "obra literária" que é a Comitiva da Fé, se são usadas muitas regras... como os jogadores se comportam, e uma duvida que eu tenho: se são apenas poucos jogadores, como conduzir tantos personagens que compõem a comitiva? NPC's? Bom, pra resumir tudo oq eu realmente queria, é saber como vocês fazem para ter jogos tão divertidos e profundos como fazem parecer nas descrições literárias... infelizamente n posso assistir uma sessão (moro em São Paulo), mais ja ficaria feliz com uma breve descrição. Obrigado ! E parabens pelo site, e pela campanha... continuem assim ^^. Abraços !

( Rafael)

         Caro Rafael. Para fortalecer a parte de interpretação, destaco duas coisas:

O uso do Histórico: Ao ser criado, todo personagem deveria ter um histórico com informações sobre suas motivações, família, grupos aos quais pertence, região de onde veio e até segredos e vilões. Em nossa Comitiva não são todos os jogadores que criaram os personagens desta forma, mas percebo que os que o fizeram deram mais possibilidade ao mestre de, usando os elementos do histórico, envolver estes "PCs" em tramas que prendem a atenção e que possibilitam maior interpretação. Desta forma, sugiro que oriente seus jogadores a criarem um histórico detalhado e evitar ficar se preocupando apenas com a força dos personagens, quantos golpes ele irá dar ou algo do gênero.

Inserção de sub-tramas: Além da história principal (deter um mago, investigar uma masmorra, procurar um ítem mágico etc), parece interessante acrescentar sub-tramas, por exemplo um "NPC" que se apaixona por um jogador (aliás, o amor gera sub-tramas interessantes), um grande amigo que desaparece, um personagem misterioso que se une ao grupo sem dar muitos detalhes, uma personagem pode engravidar etc. Estas coisas todas, mas outras que você pode inventar, podem acrescentar mais emoção e dramaticidade ao jogo/

Nos nossos jogos é comum a presença de muitos "NPCs", utilizados como recursos para dar mais vida aos relacionamentos dos personagens, ou em auxílio em batalhas épicas. Acho que, da minha parte, isto é tudo que posso dizer. Espero que tenha sido útil

Da Espanha

     Soy una chica española, lamento no saber portugués. Espero que me entendais, estoy buscando fotos del templo de Liira, y buscando he llegado a vostros, tendríais alguna?? Gracias.

(Mercedes)

          Infelizmente não tenho uma imagem de um templo de Liira. Peço aos internautas que estiverem lendo, que, se tiverem uma imagem de um templo de Liira nos envie para ajudar nossa amiga espanhola.

 

Nota: As mensagens exibidas podem conter algumas adaptações devido à questão de espaço ou de correções gramaticais

 

Os Últimos Dias de Glória © Todos os direitos reservados 2004 - Forgotten Realms™ e seus personagens são marcas registradas da Wizards of The Coast Inc.
This page is a fan site and is not produced or endorsed by Wizards of the Coast. Forgotten Realms is a registered trademark of Wizards of the Coast, Inc.